WordPress 5.9 Joséphine é lançado. Veja as novidades

Uma nova versão do WordPress já está disponível para download! O WordPress 5.9 Joséphine é o primeiro grande lançamento para o ano de 2022. Confira as novidades!

Atualização WordPress

Atualizado em 26/01/2022

A espera acabou! O WordPress 5.9 Joséphine está no ar! A nova versão que homenageia a cantora de jazz Joséphine Baker foi lançada no dia 25 de janeiro de 2022. 

Joséphine Baker é uma aclamada cantora de Jazz que nasceu nos Estados Unidos, mas que ficou conhecida em todo o mundo pelo seu talento. Ela que emplacou inúmeros sucessos como “You are the greatest love”, “Sans Amour” e “Love is a Dreamer” iniciou sua carreira artística ainda quando criança como dançarina. Na época, ela expressava toda a sua arte na rua. 

Ao longo de sua vida, Joséphine também foi uma grande ativista dos direitos civis e acreditava que todas as pessoas poderiam conviver em harmonia. Foi todo o seu talento e que inspirou a nova versão do WordPress que promete ser super versátil.

Então a partir de agora, você deve colocar a sua playlist favorita para ouvir enquanto acompanha as principais novidades desta versão que é o primeiro grande lançamento de 2022.

Confira as novidades do WordPress 5.9 Joséphine

A versão 5.9 foi uma versão muito esperada pelos apaixonados pelo WordPress. Entre as principais novidades está o recurso “Full Editing Site”, que em português significa “Edição completa do site”. Este recurso permite que você edite todo o seu site utilizando blocos do Gutenberg para editar todo o seu site diretamente no painel do seu WordPress.

Um novo bloco de navegação

Nesta nova versão, o bloco de navegação também traz novidades para os usuários que terão uma excelente experiência de navegação.

Uma das vantagens deste recurso é que ele conta com opção de menu responsivo que quando ativado se adapta ao dispositivo que o usuário está utilizando no momento em que navega pelo website.

Além disso, tudo o que você constrói em seu site utilizando o bloco de navegação é salvo como postagens personalizadas para que você possa usar sempre que precisar. 

Bloco de galeria 

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Já pensou na possibilidade de deixar os editores de imagens de lado na hora de tratar as imagens que farão parte da sua galeria de imagens? Na nova versão do WordPress, você poderá tornar isso possível. 

Você poderá cortar, mudar o layout com a facilidade de arrastar e soltar, ou seja, cada imagem será seu próprio bloco de imagem, que trará total liberdade para o editor.

Melhores controles de bloco

Melhorias nos controles de bloco - Novidades do WordPress 5,9 Joséphine.

Quer melhorar a aparência do seu WordPress? Com a versão 5.9 você pode, pois ela apresenta novas ferramentas de tipografia, controles de layout flexíveis e controle mais preciso de detalhes como espaçamento, bordas e muito mais.

Assim, ficará mais fácil e rápido deixar o seu projeto virtual ainda mais bonito.

Modo de foco em partes do tema

Construir partes de um tema exige foco e concentração, afinal, qualquer modificação pode impactar em todo o site. 

Pensando nisso, o WordPress 5.9 traz para você o recurso “modo de foco”, onde você poderá visualizar apenas o que está sendo trabalhado no momento. Se preferir, você alternar para a visualização normal com apenas alguns cliques.

A construção de partes do tema pode exigir um certo nível de foco, pois você está tomando decisões para todo o site. Portanto, o WordPress 5.9 adiciona um modo de foco que mostra apenas a parte em que você está trabalhando no momento (e você pode voltar à visualização normal com um toque de tecla).

Diretório de padrões de blocos

O diretório de padrões oferece uma variedade de padrões de bloco pré-construídos, desde alguns blocos que mostram apenas uma imagem e um texto, até um layout de página inteira com colunas e seções. Tudo isso traz mais versatilidade e agilidade para quem está construindo seu site em WordPress.

Twenty Twenty-Two

Outra novidade desta nova versão é o lançamento do tema padrão, o Twenty Twenty-Two. O novo tema é inspirado em lindos pássaros e vai encantar você. 

O WordPress 5.9 apresenta recursos que possibilitam a edição completa do site, incluindo o primeiro tema de bloco padrão. O novo tema usa CSS mínimo, onde os estilos de tema residem no theme.json para que você possa configurá-los na interface de estilos do painel do WordPress. 

Tudo isso permite que você tenha acesso a uma ampla variedade de esquemas de cores, combinações de tipos, modelos de página, componentes predefinidos, como formulários e tratamentos de imagem para você escolher o que mais se encaixa em suas necessidades.

Para usar o novo tema é simples, se você já utiliza o WordPress em seu site, é possível encontrá-lo na aba temas do seu painel. Mas se você pretende criar seu projeto com essa plataforma que é tão popular, o processo é ainda mais fácil, pois o Twenty Twenty-Two já vem instalado em seu site.

A interface de estilos

A interface de estilos antes conhecida como estilos globais permite que interaja com seus blocos e elementos diretamente em seu painel do WordPress. Você poderá mudar desde a tipografia até a paleta de cores do seu site, sem precisar alterar seu tema ou código.

No entanto, lembre-se que todas as atualizações relacionadas aos famosos blocos do Gutenberg só são válidas para quem já utiliza ou utilizou blocos na construção de sites.

Visualização em lista

Na versão do WordPress 5.9 Joséphine, a visualização de lista permite que você arraste e solte seu conteúdo exatamente onde você deseja com apenas um clique. Gerenciar documentos complexos também é mais fácil: controles simples permitem expandir e recolher seções à medida que você cria seu site e adiciona âncoras HTML aos seus blocos para ajudar os usuários a navegar pela página.

Com uma âncora, o usuário pode escolher qual seção deseja visualizar com apenas um clique. Interessante, não é mesmo? Nesta versão, a experiência do usuário é o que realmente importa.

Novidade para os desenvolvedores 

Theme.json

O recurso theme.json passou a fazer parte da plataforma desde o WordPress 5.8. Nesta versão, ele foi aprimorado para habilitar recursos e estilos padrão para seu site e seus blocos. 

Com a versão 5.9, o theme.json oferece suporte para tema filho e o tratamento em tons duplos (caso você não saiba o que são tons duplos, este recurso é bem similar ao recurso de gradiente usado em editores de imagens).

Bloqueio em nível de bloco

Agora você pode bloquear qualquer bloco (ou alguns deles) em um padrão, apenas adicionando um atributo de bloqueio às suas configurações em block.json, o que permite deixar os demais padrões livres para os usuários se adaptarem ao seu conteúdo.

Um bloco de galeria refatorado

As alterações no bloco de galeria listadas acima são o resultado de uma refatoração quase completa. Por isso, se você construiu ou pretende construir um tema ou plugin com esse recurso, é essencial que você leia a nota de desenvolvimento para que não ocorram problemas de incompatibilidade.

E se você não é um desenvolvedor e não sabe o que é refatoração, tudo bem, a gente te explica. Refatoração é um termo muito utilizado na programação para explicar o processo de modificação de um sistema de software. Essa modificação visa melhorar a estrutura do código. Legal, não é mesmo?

Mergulhe profundamente nos recursos do WordPress 5.9

Ficou interessado nos recursos desta versão e quer aprender mais sobre o WordPress 5.9 Joséphine? Além de ficar de olho no Blog da Yogh, você também pode contar com o curso totalmente gratuito chamado Simple Site Design que está disponível no ambiente Learn WordPress

Como baixar o WordPress 5.9 Joséphine?

Você pode atualizar o WordPress diretamente em seu painel ou ainda realizar o download através do site do WordPress.

No entanto, lembre-se de fazer o backup antes de realizar qualquer atualização. Se possível, execute a atualização em um ambiente de testes para certificar de que tudo continuará funcionando após a atualização.

E se você tem dúvidas na hora de atualizar o seu WordPress, o melhor caminho é contar com quem entende do assunto. Para atualizar o seu site de forma segura, você pode contar com a Yogh que possui o serviço de Atualização do WordPress.

Com a Yogh, você tem ao seu lado uma equipe de especialistas em WordPress, a atualização ocorre em um ambiente de homologação para garantir que seu site não tenha problemas durante o processo de atualização. E mais, você pode acompanhar todas as tarefas em tempo real. 

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir as principais novidades do WordPress 5.9 Joséphine, que é o primeiro grande lançamento de 2022. E aí gostou das novidades? Conta para a gente nos comentários.

E se gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta