O que esperar do WordPress 6.0? Saiba aqui

O WordPress 6.0 será lançado no dia 24 de maio de 2022. Neste post, você confere as principais novidades desta versão e como testar as novas funcionalidades

Atualização WordPress

Atualizado em 06/05/2022

Parece que foi ontem que o WordPress 5.9 foi lançado e trouxe com ele o tema Twenty Twenty-Two. Agora faltam poucos dias para a chegada do WordPress 6.0. O lançamento está previsto para o dia 24 de maio de 2022. 

Ou seja, poucos dias nos separam de uma nova versão. Por isso, nós preparamos um post mais que especial para que você possa ficar por dentro das novidades do WordPress 6.0 que deve aprimorar ainda mais os recursos do Gutenberg.

Além disso, você também poderá aprender como testar as funcionalidades da nova versão e assim conhecer mais de perto o WordPress 6.0.

Confira as principais novidades do WordPress 6.0:

O WordPress 6.0 ainda está desenvolvimento e algumas coisas podem mudar até a data prevista para o lançamento, mas como sabemos que você ama ficar por dentro das principais novidades do mundo WordPress, a partir de agora você vai conferir as principais novidades que devem estar disponíveis nesta nova versão, que tem dado uma atenção mais que especial ao editor de blocos, o Gutenberg que se transformará em um verdadeiro construtor de sites.. 

  • Mudança de estilo: agora você pode dar uma nova cara ao seu site ao utilizar o estilo de bloco, ou seja, não há necessidade de mudar o tema utilizado.
  • Mais opções de modelo: use blocos para editar data, categoria, tag, taxonomia e muito mais. 
  • Seleção múltipla: na nova versão, você poderá selecionar facilmente o texto em vários blocos e assim editar o seu conteúdo de acordo com as suas necessidades.
  • Reter estilos: mantenha seus estilos personalizados no lugar, seja alternando entre blocos ou criando novos botões.
  • Mais padrões em mais lugares: o quick inserter apresenta padrões que podem funcionar bem para a condição em que você está, adicionando padrões relevantes para partes de modelos e páginas em que você está trabalhando.
  • Melhorias na visualização de lista: novo atalho de teclado (shift + clique) permite selecionar vários blocos para modificá-los em massa, como por exemplo, reposicionar ou excluir e você ainda poderá ver seu conteúdo rapidamente com uma visualização recolhida por padrão e muito mais.
  • Ferramentas de design refinadas: explore um novo painel de cores, opções de transparência, mais variações de blocos de grupo para criar novas opções de layout. Além disso, você poderá definir sua imagem em destaque em um bloco de capa com controle do tamanho exato da imagem em destaque. O editor também terá suporte para o bloco galeria e muito mais.
  • Novos blocos: uma das novidades desta nova versão traz novos blocos para você que deseja criar posts e páginas, como comentários de post, leia mais, nenhum resultado no loop de consulta, biografia do autor do post e blocos de avatar.
  • Bloqueio de bloco: após o lançamento, você poderá escolher desabilitar a opção de remover um bloco, movê-lo ou ambos, tudo isso diretamente no editor.
  • Exportar estilo de bloco: explore a ferramenta de exportação de estilo de bloco aprimorada, à medida que o WordPress se aproxima da construção de tema de bloco visual sem código.

Como testar o WordPress 6.0? 

Gostou das novidades e quer testar os novos recursos? Você pode testar a nova versão de três formas: 

  • Opção 1: Instale e ative o plugin WordPress Beta Tester (selecione o canal “Bleeding edge” e o stream “Beta/RC Only”).
  • Opção 2: Faça o download direto da versão do release candidate aqui (zip).
  • Opção 3: Ao usar o WP-CLI para atualizar do Beta 1, 2, 3 ou 4, em um sistema de arquivos que não diferencia maiúsculas de minúsculas, use a seguinte sequência de comandos:

Comando um:

wp core update –version=6.0-RC1

Comando dois:

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

wp core update –version=6.0-RC1 –force

Mas lembre-se de realizar todos os testes em um ambiente de testes, assim, você não afetará seu projeto virtual, afinal, a nova versão ainda está em desenvolvimento.

Por que testar a nova versão?

por que testar o WordPress 6.0
Ao testar a nova versão, você pode verificar o que já foi feito e o que ainda precisa de melhorias

O WordPress é feito por pessoas e para pessoas, então nada melhor do que ver as pessoas que fazem parte desta grande comunidade testando as principais novidades, não é mesmo?

Ao testar a versão beta, você contribui para o aperfeiçoamento desta versão que está prevista para ser lançada em maio de 2022. 

Se você nunca testou uma versão beta antes, este guia detalhado ajudará a orientá-lo sobre o que e como testar.

Encontrou algum erro durante os testes? Informe o erro encontrado na informe-o na área Alfa/Beta nos fóruns de suporte. Se você se sentir confortável em escrever um relatório de erro detalhado, registre-o  no WordPress Trac

Como acompanhar as novidades das novas versões

Para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo no WordPress, basta acessar o Make WordPress Core. Nesta página, Se você é desenvolvedor ou usuário, aproveite para utilizar este espaço para contribuir com sugestões para aprimorar ainda mais esta plataforma.

Conclusão 

O WordPress segue evoluindo e neste ano, ele completará 19 anos. Desde que foi criado, o WordPress revolucionou a forma como as pessoas criam seus sites na web.

Por isso, ao longo deste post, você pôde conferir as principais novidades desta nova versão que será lançada oficialmente em maio de 2022 e ainda foi possível saber como testar a nova versão do WordPress e assim conhecer as principais funcionalidades.

Mas antes de encerrarmos este post, nós queremos saber: o que você está achando desta nova versão do WordPress? Gostou dos principais recursos e funcionalidades? Conta para a gente nos comentários!

Achou este post interessante? Compartilhe com os seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta