YoghCast responde: quando devo atualizar o WordPress?

Neste post, você também vai saber quais os principais cuidados ao atualizar seu site, por que você deve atualizar e muito mais.

Atualização WordPress

Atualizado em 18/04/2022

O quarto episódio do YoghCast está no ar! Desta vez, a Assistente de Marketing Ana recebe os consultores WordPress da Yogh, Filipe Simões e Lucas Carvalho para debater sobre o tema “Quando devo atualizar o WordPress?”.

Durante o episódio, que teve cerca de 23 minutos, os convidados falaram sobre os principais cuidados e problemas que podem surgir durante a atualização do WordPress.

Portanto, se você tem dúvidas na hora de atualizar seu WordPress, não perca mais tempo e dê play no vídeo que está no início desta página. E se você não puder assistir mais esse episódio, não tem problema! O YoghCast também está no Spotify. Assim você pode ouvir esse e outros episódios no carro, no celular, quando e onde quiser! 

E a partir de agora, você vai poder conferir um pouco do que rolou durante esse belo bate-papo. A conversa começa com os convidados explicando por que você deve atualizar seu site em WordPress. 

Por que atualizar o WordPress?

Antes de entender por que é tão importante manter seu WordPress atualizado, é preciso entender como funciona o processo de atualização dentro da comunidade WordPress.

Ao longo do ano, várias versões são lançadas entre elas existem as versões principais, como por exemplo:

Há um bom tempo foi lançada a versão 5.0 do WordPress, que é uma versão principal. São as versões principais que trazem as principais novidades da plataforma. Após o lançamento de uma versão principal é que chegam até você as subversões (5.0.1, 5.0.2, etc;).

É nas subversões que são aplicadas as correções de segurança e pequenos aprimoramentos. 

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Neste momento, você deve estar se perguntando: por que saem essas correções e aprimoramentos? A comunidade WordPress está sempre testando todos os recursos e funcionalidades. É nestes testes que pequenas falhas ou brechas de segurança são encontradas e reportadas. Em seguida, novas atualizações são lançadas para corrigir os problemas e permitir que seu site continue sempre seguro e funcionando.

Agora que você já sabe como funciona, é preciso entender as vantagens de manter o WordPress atualizado.

O principal motivo apontado durante a conversa foi segurança. Afinal, um site desatualizado abre portas para invasões diversas.

Além de segurança, outra vantagem de atualizar seu WordPress é que você poderá ter acesso a uma série de novidades, como melhorias de interface e novos recursos que visam melhorar a experiência de navegação tanto para o usuário, quanto para os administradores de site e produtores de conteúdo.

Quais cuidados devem ser tomados ao atualizar um site em WordPress?

Pessoa digitando
Lembre-se de checar se o seu tema e plugins são compatíveis com a versão do WordPress que você deseja atualizar

Ao longo da conversa, Filipe e Lucas pontuaram os principais cuidados que você deve ter ao atualizar seu WordPress, que vai desde o backup que deve ser feito antes de realizar qualquer modificação que possa afetar o funcionamento do seu WordPress até a necessidade de ter um empresa especializada para auxiliar você neste momento que exige atenção.

Lucas ressalta que além de fazer backup, é importante também saber restaurar o backup para solucionar os problemas que podem surgir durante uma atualização. “Se você não sabe como restaurar um backup, eu diria que você não deve atualizar um site em produção”, orienta.

Se você se encaixa neste perfil citado pelo Lucas, é ideal que você conte com uma empresa especializada para realizar a atualização com segurança e assim evitar problemas, como deixar o seu site fora do ar.

Afinal, deixar seu site fora do ar impacta no tráfego e no rendimento. 

Mas caso você já tenha mais experiência quando assunto é backup, é importante que você realize a atualização em um ambiente de testes, assim você pode testar todos os recursos disponíveis em seu site.

Lembre-se que ao atualizar seu WordPress, é importante que você se certifique se os plugins utilizados são compatíveis com a nova versão que será instalada.

Se um ou mais plugins ainda não forem compatíveis, é preciso avaliar se ele realmente é importante para o seu projeto virtual e por isso vale a pena esperar um pouco para atualizar o seu site ou se ele pode ser substituído por um novo plugin que desempenha funções similares.

Quais os problemas mais comuns após a atualização?

Já sobre os principais problemas, Lucas comenta que atualmente a incompatibilidade com temas e plugins é o que mais ocorre após as atualizações. 

Além disso, ainda há a famosa tela branca da morte, que aparece logo após um erro no site. Para resolver esse problema, é preciso debugar seu WordPress. 

Por isso, é essencial que antes de qualquer atualização, você cheque se o seu tema, plugins e demais recursos utilizados são compatíveis com a versão do WordPress que você deseja atualizar. 

Portanto vale ressaltar que, se um ou mais plugins ainda não estão compatíveis com a nova versão, vale a pena pisar no freio e aguardar mais um pouquinho para a realizar a atualização sem grandes impactos.

Quando devo atualizar o WordPress?

quando atualizar o WordPress
O time de especialistas da Yogh recomenda que você atualize seu WordPress a cada 06 meses

A pergunta que deu origem ao tema de mais esse YoghCast vai ser respondida! 

E quando o assunto é uma nova atualização, a gente sabe: você quer conferir logo os novos recursos e funcionalidades, não é mesmo? 

Mas para alguns projetos atualizar a cada nova versão lançada pode ser inviável, por isso o time de especialistas da Yogh recomenda que você faça a atualização pelo menos a cada 06 meses.

Por isso, cabe você avaliar a complexidade do seu site e a necessidade de realizar uma nova atualização.

E lembre-se sempre de fazer a atualização com uma equipe de especialistas em WordPress, assim você evita qualquer dor de cabeça!

É neste momento que você pode contar com a Yogh, que está há mais de 10 anos no mercado! Ao contratar a Yogh para atualizar seu site, você terá ao seu lado um time comprometido que vai analisar todo o seu projeto virtual para que todas as áreas importantes sejam devidamente atualizadas.

E mais, a Yogh atende clientes de todo o Brasil, e você é envolvido em todas as etapas do trabalho proporcionando um resultado alinhado com suas expectativas e objetivos de negócios.

Conclusão

Ao longo deste artigo, você pôde conferir mais de perto tudo que rolou durante o quarto episódio do YoghCast que teve como tema: Quando devo atualizar o WordPress?

Além de responder essa dúvida que paira no ar, o episódio ainda abordou a importância de manter seu site atualizado, os principais cuidados que você deve ter ao atualizar o WordPress e quais problemas podem ocorrer durante a atualização.

Outro ponto que ficou bem evidente durante o YoghCast é a importância de escolher um bom tema e bons plugins para seu website. 

Afinal, eles impactam na atualização e também na segurança do seu site. Para te ajudar neste processo de escolha, em nosso Blog, você encontra um artigo repleto de dicas para acertar na escolha do plugin ideal.

E se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais e até o próximo post!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta