Erros ao manter um site em WordPress

Na mesma ideia do nosso último artigo, hoje vamos falar sobre 5 erros ao manter um site em WordPress. Desde backup até a tela branca da morte, descubra quais os erros que você pode evitar ao manter um site em WordPress.

WordPress

Atualizado em 08/06/2016

Ontem falamos sobre os erros cometidos ao criar um site em WordPress. Hoje, no entanto, vamos falar dos erros ao manter um site em WordPress.

Não é somente na criação do site WordPress que você deve prestar atenção em alguns itens específicos. Muito mais ainda quando o site está pronto, a manutenção dele é essencial para que ele possa cumprir a função pela qual foi criado. Seja ele um site institucional ou uma loja virtual.

5 erros ao manter um site em WordPress

Separamos 5 erros comuns que a maioria dos usuários cometem ao manter um site. Eles podem parecer bobeira mas os itens abaixo são extremamente importantes para que seu site tenha a melhor performance que pode ter. Então, vamos dar uma olhada nos erros cometidos e que podem ser evitados:

1. Não fazer backup do WordPress

Um erro que ainda acontece com frequência (infelizmente) é que usuários do WordPress não fazem o backup de seu site. O backup é essencial, fundamental e imensamente útil. Não existem palavras o suficiente que possam expressar o quanto fazer um backup é necessário para que tudo vá bem em seu site WordPress.

Muitas coisas podem acontecer com seu site. Imprevistos e erros técnicos ocorrem. Seu site pode perder dados no servidor ou ter uma infecção do código-fonte por códigos maliciosos. Não estamos livres de erros e é por isso que o backup é um salva-vidas. Ter o backup em dia evita a perda de informações de usuários, arquivos de mídias e permite que seu site funcione plenamente.

Imagine que você execute alguma ação que gere incompatibilidade gerando perdas em seu site. O backup garante que você terá uma cópia de tudo aquilo que você já fez nele.

O backup deve ser feito com regularidade.

Erros ao manter um site em WordPress - Não fazer backup

2. Ignorar atualizações e segurança

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Ignorar a atualização do WordPress não é uma boa escolha para seu site. Atualizações existem para aprimorar recursos da plataforma e também fortalecer a segurança. Se você ignorar a atualização, você abre a possibilidade para que seu site fique em risco.

Atualizar seu site para uma nova versão é, geralmente, muito fácil de fazer. Porém, se você acumula atualizações, pode ficar um tanto mais complicado. Ou seja, se você não atualizar de uma versão para outra e sim, deixar três ou quatro passarem, por exemplo, o processo de atualização se torna mais complexo. Na maioria das vezes a complicação se dá pelo fato de que as chances de incompatibilidade de tema e plugins aumenta a cada atualização não realizada.

É claro que antes de atualizar seu site WordPress, você precisa tomar alguns cuidados e verificar alguns itens.

Erros ao manter um site em WordPress - Ignorar atualização e segurança

3. Não ter um formulário para contato

Um erro grave ao manter um site é não disponibilizar um espaço para que as pessoas que visitam seu site possam falar com você. Outro erro é criar uma página de contato com apenas uma lista com seus emails.

Ter um formulário de contato em seu site WordPress é essencial se você deseja que seus usuários entrem em contato com você. Um dos elementos principais de um site de qualidade é ter um meio rápido e prático para que clientes e consumidores possam se comunicar e expressar suas necessidades.

Se você apenas listar emails, por exemplo, logo notará que sua caixa de entrada estará cheia de spam. Uma das melhores soluções para que seu meio de contato seja eficiente é através do formulário de contato. Normalmente ele fica localizado em uma página dedicada ou disposta em uma barra lateral ou rodapé visível em todas as páginas.

Para facilitar sua vida, o WordPress tem diversos plugins para criação e customização de formulários de contato.

Você pode conferir algumas dicas neste artigo: Plugin de formulário para WordPress – 12 opções para seu site

Erros ao manter um site em WordPress - Não ter formulário de contato

4. Ter Muitas categorias

Categorias são nossas amigas. E o WordPress sabe disso já que facilita aos usuários a criação delas. Porém, muitas pessoas se empolgam e criam milhões de categorias, uma para cada post.

As categorias servem para agrupar suas postagens. Ou seja, elas existem para ajudar a identificar os assuntos que estão em seu site. É mais fácil pensar nelas como tópicos gerais ou uma tabela de conteúdos de seu site. Ter muitas categorias pode ser contraproducente.

Erros ao manter um site em WordPress - Ter muitas categorias

5. A tela branca da morte

É muito importante verificar tudo aquilo que você coloca em seu site. Verificar a compatibilidade de plugins, suas origens e atualizações. Se você é um leitor frequente de nosso blog com certeza já leu sobre “A tela branca da morte” (ou em inglês – The white screen of death). Ela pode acontecer por diversos motivos. Pode acontecer porque você não escolheu bem o tema ao criar seu site ou por não ter prestado atenção em que tipo de plugin você decidiu instalar para incrementar seu site em WordPress.

De qualquer forma, na maioria das vezes, a tela branca da morte pode ser evitada.
Erros ao manter um site em WordPress - White Screen of death

Conclusão

É necessário dar a devida atenção a itens e recomendações relacionadas ao WordPress. Na lista acima, citamos apenas 5 erros que você facilmente pode evitar. Agora nos diga: você já cometeu algum destes erros? Tem alguma outra dica de erros que podem ser evitados? Entra aqui nos comentários e nos fale.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

  1. Ayrton Seixas Jr

    Muito esclarecedor. Muito útil. Me pareceu bem honesto e elucidativo. Eu como designer, me ajudou a tomar uma decisão fundamental em minha escolha. A de aprender para passar a criar sites no WordPress.
    Muito obrigado.

Deixe uma resposta