Debug – 5 maneiras de corrigir bugs de seu site WordPress

Quer ter a certeza que seu site não tem erros ou que não tem demonstrado resultados inesperados? É fácil. É só ativar o Debug em seu site. Não sabe o que é isso? Não se preocupe. Explicamos o que é e ainda mostramos 5 formas para deixar seu site longe de erros.

Plugins WordPress

Atualizado em 10/12/2021

Você sabe o que é debug?

Em português, chamado de depuração, é o processo de encontrar e eliminar bugs num software em desenvolvimento¹. Basicamente é a ação para encontrar erros que impedem um programa de ser executado ou encontrar erros que produzem um resultado inesperado. Como toda a tecnologia, imprevistos e problemas acontecem.

Por isso é sempre bom ter um recurso que esteja pronto para lidar com esses impasses tecnológicos. O WordPress tem uma funcionalidade chamada WP_Debug.

Por isso é sempre bom ter acesso a recursos que vão te ajudar a lidar com esses impasses tecnológicos, não é mesmo?

Portanto, neste post, você vai conhecer 05 maneiras de corrigir bugs em seu site em WordPress. Assim ficará mais fácil resolver alguns problemas que aparecem em seu WP, não é mesmo? Afinal, assim como seu celular pode travar ou sua televisão parar de funcionar, o seu site também pode passar problemas.

Então, vamos às 5 maneiras de corrigir bugs em seu site em WordPress?

Fique dê olho em sua caixa de e-mail

Ao criar um site em WordPress, cadastrar um e-mail é uma das primeiras coisas que devem ser feitas, não é mesmo? Este e-mail é geralmente o e-mail usado pelo administrador do site. 

Por isso, é essencial que você se recorde qual e-mail cadastrou quando criou o seu site, além de verificar a caixa de entrada dele com certa frequência, pois além de utilizá-lo para realizar o login, é através dele que o WordPress envia uma série de informações referente ao seu site.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Uma das informações que você recebe em seu e-mail é um aviso reportando os erros encontrados.

Por padrão, o WordPress envia avisos para o e-mail do administrador, mas isso pode ser modificado através do código do seu WP através de uma constante no arquivo wp-config.php:

define( ‘RECOVERY_MODE_EMAIL’, ‘you@example.com’ ); ou adicionando um filtro no functions.php do tema ou plugin personalizado:

add_filter( ‘recovery_mode_email’, function( $email ) {

    $email[‘to’] = ‘you@exemplo.com’;

    return $email;

} );

Caso você queira adicionar mais de um e-mail como destinatário, insira a seguinte constante:

add_filter( ‘recovery_mode_email’, function( $email ) {

    $email[‘to’] = array(‘you1@exemplo.com’, ‘you2@exemplo.com’);

    return $email;

} );

Ficou com alguma dúvida? Você também pode conferir a documentação oficial sobre este código.

Utilizando o recurso WP_Debug_LOG em seu WordPress

Para ir mais fundo e conhecer esta funcionalidade, você precisará dar uma olhadinha no código do seu WordPress.

Para encontrar a funcionalidade WP_DEBUG_LOG, você precisará abrir o arquivo wp-config.php, pois por padrão as configurações de depuração não estarão ativadas, é preciso fazer isso manualmente. Além disso, ao utilizar esta funcionalidade, nenhuma informação relacionada a depuração do WordPress será exibida na página do seu site.

Como habilitar WP_DEBUG_LOG?

Para que a depuração em seu site WordPress possa funcionar, você deve adicionar estas linhas em seu arquivo wp-config.php:

Essas linhas devem ser adicionadas acima da linha /* That’s all, stop editing! Happy publishing. */no arquivo wp-config.php para funcionar corretamente.

Ao finalizar a ativação da funcionalidade WP_DEBUG_LOG, você poderá ver todos os erros encontrados em seu site no arquivo chamado debug.log que você pode encontrar em sua pasta wp-content.

Utilizando o plugin Log Deprecated Notices

Plugin Log Deprecated Notices

O plugin Log Deprecated Notices também está disponível para download no repositório oficial do WordPress e possui mais de 1.000 instalações ativas.

Com ele, você poderá identificar se o seu site está utilizando recursos obsoletos, como temas e plugins, por exemplo. 

Se houver um plugin semelhante ao recurso que você estava utilizando, ele irá apresentá-lo como alternativa para você resolver seu problema da forma mais rápida possível.

Utilizando o plugin Query Monitor

Plugin Query Monitor

O Query Monitor está disponível para download no repositório oficial do WordPress e possui mais de 100 mil instalações ativas e avaliação de 5 estrelas.

Com ele, você poderá encontrar erros em seu site em desenvolvimento. Este plugin é capaz de executar consultas no banco de dados e verificar solicitações Ajax e REST API. Além disso, ele também também verificará seu ambiente de hospedagem.

Utilizando o plugin Debug This

Plugin Debug This

O Debug This, assim como os outros plugins sugeridos aqui, facilita o processo de debugging de seu site.

Ele está disponível para download no repositório oficial do WordPress e conta com mais de 5 mil instalações ativas e vai te ajudar a minimizar os esforços para encontrar erros e alertas do WP_Query, PHP e servidor. Outra praticidade é que em vez de uma codificação para fazer debug ou escrever testes complexos para pequenas funcionalidades, você pode encontrar facilmente o que precisa no lado direito no painel do administrador. 

Conclusão

Ao longo deste post, você pode conferir 05 maneiras de corrigir bugs do seu site em WordPress. Agora, ficará mais fácil verificar quais problemas seu site apresenta e em seguida corrigi-los. 

No entanto, se você não é profissional da área de T.I ou ficou na dúvida de como solucionar os problemas encontrados em seu site, o ideal é que você busque o apoio de um desenvolvedor ou um especialista em WordPress, assim, seu site estará em boas mãos e todos os problemas serão solucionados sem dor de cabeça.

Para executar melhorias ou realizar manutenções em seu site em WordPress, você também pode contar com a Yogh, que possui um time de especialistas em WP com mais de 10 anos de existência pronto para te atender. 

Através do serviço de Suporte Mensal da Yogh, o seu site estará sempre seguro e atualizado, além de passar por melhorias constantes. Desta forma, você tem mais tempo para cuidar do que realmente importa: o seu negócio.

Este post te ajudou? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Referência

¹: Depuração e  Debuggin in WordPress.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

6 comentários

  1. Paulo Brites

    Olá gostei deste post e até já salvei em PDF pois ser útil. E eu estou com um probleminha no meu site e não sei se poderia chamar de bug e se alguma destas sugestões poderia me ajudar. Se puder me dar uma dica agradeço Recentemente mudei o template do meu site e desative um popup que tinha um formulário para captura de e-mail Ai passou a aparecer um pop up Este formulário não existe e eu não consigo tirar isso Alguma sugestão se quiser e puder dar uma olhada no site é http://www.paulobrites.com.br
    Desde já agradeço e parabéns pelo post vou a passar a segui-lo.

  2. Victor Rios

    Olá, o meu site atualmente apenas a atualização do WordPress deu Bug invés de aparecer os tributos da DIV não está funcionando ocasionando de aparecer números aleatórios ao invés das informações corretas. É possível arruma-lo?

  3. Gilberto Darocha

    Muito bom dia: Troquei o tema de meu site. Após, o upload de imagens não foi realizado. Como posso aprender e resolver este problema? Aguardo

Deixe uma resposta