WordPress 6.0 Arturo é lançado. Fique por dentro das novidades

O WordPress 6.0 Arturo já está disponível. Neste post, você confere as principais novidades e algumas orientações para realizar a atualização com segurança!

Atualização WordPress

Atualizado em 26/05/2022

Lançado WordPress 6.0 Arturo

O WordPress 6.0 Arturo já está disponível para download! A nova versão que homenageia o artista Arturo foi lançada na terça-feira, dia 24 de maio de 2022 e traz grandes novidades que devem agradar produtores de conteúdo e criadores de sites.

Por isso, neste post, você vai conferir todos os detalhes que fazem parte desta nova versão, desde os novos recursos até o que motivou a comunidade WordPress a homenagear Arturo. 

Para começar, vamos conhecer mais sobre Arturo O’ Farril, um músico de jazz, que nasceu no México na década de 1960. Vencedor de um Grammy, Arturo gravou mais de 15 álbuns ao longo de cinco décadas, onde esbanjou todo o seu talento.

Então, que tal escolher uma das músicas de Arturo para dar o play enquanto você confere todas as novidades em nosso artigo? Ah, e não esquece de separar sua bebida favorita!

WordPress 6.0 Arturo traz melhorias de desempenho e usabilidade

Novidades do WordPress 6.0

O WordPress 6.0 é a segunda grande atualização da plataforma realizada em 2022. Atualmente, o CMS mais popular do mundo, é responsável por alimentar mais de 42% dos sites que estão disponíveis na web. É por esses e outros motivos que a plataforma passa por constantes atualizações. 

Nesta versão, como já havíamos apontado em outros artigos, o novo editor Gutenberg receberia novos recursos. E assim aconteceu, com a nova versão, você poderá ter uma experiência completa de edição de sites utilizando apenas o WordPress. É o que conta a diretora executiva do WordPress, Josepha Haden Chomphosy no release oficial. 

“Expandir o Gutenberg para uma experiência completa de edição de sites no WordPress significa que todos os problemas que a comunidade teve que resolver eram complexos e de longo alcance. O WordPress 6.0 é um exemplo do compromisso da comunidade em enfrentar esses desafios difíceis juntos. Com atualizações pensadas para a experiência de escrita, criando uma melhor funcionalidade de blocos e adicionando um novo alternador de estilo intuitivo, estou com muito orgulho do trabalho que foi feito nesta versão para criar uma ótima experiência de edição de site.”

Melhorias na criação de conteúdo

A cada nova atualização, o WordPress traz melhorias para quem utiliza a plataforma para divulgar seus conteúdos. E desta vez, não seria diferente. O WordPress 6.0 traz funcionalidades que prometem otimizar seu processo de criação, por isso, a partir de agora você pode:

  • Selecionar o texto em vários blocos e editar tudo de uma só vez.
  • Digitar abre colchetes duas vezes [[ para acessar rapidamente o menu de links.
  • Manter os estilos existentes ao transformar alguns blocos de um tipo para outro, de um bloco de parágrafo para um bloco de código, por exemplo.
  • Criar botões personalizados e ao utilizá-los novamente, eles manterão automaticamente a personalização de estilo.
  • Torne as nuvens de tags e os ícones sociais ainda mais atraentes com configurações e controles atualizados e um novo estilo de contorno para a nuvem de tags.

Opções de modelos

Opções de modelo
Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Uma página é composta por uma série de elementos, como autor e data, por exemplo. Foi pensando nisso que o WordPress 6.0 incluiu cinco novas opções de modelos, são eles: autor, data, categorias, tag e taxonomia. Desta forma, você terá mais flexibilidade na hora de criar seus conteúdos.

Além disso, a nova versão traz mais recursos para facilitar o dia a dia dos usuários, confira:

  • As imagens destacadas agora podem ser usadas no bloco cobertura tornando o layout das suas páginas ainda mais atraente;
  • Novos controles de dimensionamento de imagem destacada facilitam a obtenção dos resultados desejados.
  • Quer ter mais opções de layout? Ao editar um modelo, na raiz ou entre blocos, a inserção rápida mostra padrões e partes de modelo para tornar o seu trabalho mais prático.
  • Com o novo bloco de consulta, você pode filtrar por autores, taxonomias personalizadas e ainda personalizar o que será exibido quando não há resultados.

Melhorias na visualização de lista

Melhorias na visualização da lista

O novo atalho de teclado (shift + clique) permite selecionar vários blocos para modificá-los em massa, como por exemplo, reposicionar ou excluir e você ainda poderá ver seu conteúdo rapidamente com uma visualização recolhida por padrão que se expande automaticamente quando um bloco é selecionado.

Bloqueio de bloco

Você é do time que tem medo de quebrar o site ao executar modificações? Com a nova versão, você poderá escolher desabilitar a opção de remover um bloco, movê-lo ou ambos, tudo isso diretamente no editor. Assim, você não precisará mais ter medo de colocar tudo a perder enquanto dá asas à sua criatividade.

Padrões integrados

Os padrões agora aparecerão quando você precisar deles em ainda mais lugares, como na inserção rápida ou ao criar um novo cabeçalho ou rodapé. Se você for um autor de tema de bloco, pode cadastrar padrões do diretório de padrões usando theme.json, permitindo priorizar padrões específicos que são mais úteis para os usuários do seu tema.

Troca de estilos

Troca de estilos

Os temas de bloco agora permitem múltiplas variações de estilo para você mudar a aparência do seu site, tudo dentro de um único tema. Você pode alterar tanto as configurações disponíveis, como por exemplo, o peso da fonte e as opções de estilo, como a paleta de cores padrão e muito mais em apenas alguns cliques.

Ferramentas de design adicionais 

Ferramentas de design

Quer ter um design cada vez mais poderoso para atrair mais leads e aumentar suas conversões? Então confira os novos recursos adicionados ao WordPress 6.0 Arturo: 

  • O painel de cores conta agora com um novo visual. Você pode ver todas as opções na seção “Agora” do Painel.
  • Novos controles de borda oferecem uma maneira mais simples de definir a borda exatamente como você deseja.
  • Os níveis de transparência para suas cores permitem que você tenha opções de cores ainda mais criativas.
  • Controle espaço entre itens, margens, tipografia e muito mais em uma coleção de blocos, tudo de uma vez, no bloco grupo.
  • Alterne entre variações de pilha, linha e grupo para posicionar grupos de blocos com mais flexibilidade visual.
  • Use a funcionalidade de suporte a espaços entre itens no bloco galeria para criar aparências diferentes, desde adicionar espaçamento entre todas as imagens até remover completamente o espaçamento.

Melhorias de acessibilidade 

O WordPress se preocupa constantemente em manter uma comunidade inclusiva, é por isso que o WordPress 6.0 Arturo traz mais de 50 atualizações focadas especificamente em melhorar a acessibilidade da plataforma. Você pode ler sobre essas atualizações e saber mais sobre as iniciativas de acessibilidade que estão em andamento.

Saiba mais sobre a nova versão

Você quer saber mais sobre as novidades ou entender melhor cada um dos novos recursos? Confira o vídeo preparado pelo time de profissionais do WordPress ou ainda navegue pelo ambiente Learn WordPress para ficar bem informado.

Como baixar o WordPress 6.0

Você pode atualizar o WordPress diretamente em seu painel ou ainda realizar o download através do site do WordPress em apenas alguns cliques.

Quando devo atualizar o WordPress do meu site?

Depois de conferir este post, fica fácil entender a sua motivação para ir correndo até o painel do seu WordPress e clicar em Atualizar Agora! No entanto, nem sempre é o ideal a ser feito em seu projeto virtual. As vezes, é melhor segurar sua curiosidade e evitar problemas comuns após uma atualização, como incompatibilidade de plugins e temas, por exemplo.

Para te ajudar a entender melhor este tema tão polêmico, a equipe de especialistas em WordPress da Yogh já gravou um podcast com tudo o que você precisa saber sobre Atualização do WordPress.

E se você não quer se preocupar com atualização, mas quer ter acesso a todas as melhorias e novos recursos presentes nesta versão, o melhor caminho é contar com quem entende do assunto. Para atualizar o seu site de forma segura, você pode contar com a Yogh que possui o serviço de Atualização do WordPress.

Com a Yogh, você tem ao seu lado uma equipe de especialistas em WordPress, a atualização ocorre em um ambiente de homologação para garantir que seu site não tenha problemas durante o processo de atualização. E mais, você pode acompanhar todas as tarefas em tempo real. 

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir as principais novidades do WordPress 6.0 Arturo e como baixar a nova versão. Antes de finalizar mais este post, nós queremos saber: Gostou dos novos recursos? Acha que a nova versão vai trazer mais praticidade para os usuários? Conta para a gente nos comentários.

E se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta