WordPress 6.1 “Misha”: confira as novidades desta versão

Uma nova versão do WordPress está no ar! O WordPress 6.1 traz ainda o lançamento do novo tema padrão Twenty-Twenty Three

Atualização WordPress

Atualizado em 08/11/2022

WordPress 6.1 - Misha

O WordPress é um CMS gratuito que tem por trás uma comunidade ativa. É por esses e outros motivos que a plataforma passa por constantes atualizações, como ocorreu agora com a chegada do WordPress 6.1 “Misha”.

As atualizações permitem que você possa ter acesso a novos recursos, além de melhorias em áreas de desempenho e segurança que são essenciais para uma boa experiência do usuário que entrará em seu site em uma busca de uma informação, produto ou serviço.

E por falar em atualizações, já está disponível uma nova versão do WordPress. A versão 6.1 foi lançada no dia 01 de novembro. Esse foi o último lançamento de 2022. 

Por isso, neste post, você vai ficar por dentro das novidades do WordPress 6.1, que além da atualização também contou com a divulgação do novo tema padrão para 2023.

Confira as principais novidades do WordPress 6.1

A partir de agora, você vai conferir as principais novidades do WordPress 6.1 “Misha”. Como você já sabe, a cada nova versão, o WordPress homenageia um dos talentos do mundo do jazz. E dessa vez não foi diferente. Desta vez, o pianista de jazz soviético-norueguês, Mikhail “Misha” Alperin é o homenageado. Ele fez parte da história da música quando difundiu o jazz pela antiga URSS e pelo mundo a fora.

Misha como é carinhosamente chamado também se tornou membro fundador do Moscow Art Trio. Agora que você já conhece um pouco da história do Misha, aproveite para conferir as novidades da nova versão ao som de jazz no piano.

Novos modelos para aprimorar a criação de posts e páginas

Nesta nova versão, você conta com modelos novos e mais refinados que dão mais autonomia para os usuários que utilizam o WordPress para dar vida ao seu site. Isso porque agora, você tem acesso a uma série de novos modelos e ainda assim tem liberdade para criar e editar detalhes deste modelo, como cabeçalhos e rodapés e em seguida visualizar facilmente como ficará o seu novo site.

Gerenciamento de menus

Quer editar o menu com facilidade e tornar o seu site único? Agora, os controles para escolher e trabalhar nos menus têm seu próprio lugar nas configurações do bloco, além de novos recursos, incluindo diferentes opções de ícones, por exemplo.

Layout mais limpo para criadores de conteúdo

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

No WordPress 6.1, o layout passou por atualizações. O objetivo é tornar a experiência de criação de posts e páginas ainda mais inspiradora. Por isso, os controles para elementos de design e blocos receberam atualizações cuidadosas.

Além disso, com o novo layout, você pode visualizar e gerenciar as configurações de post e página de forma mais organizada, o que melhora o uso de recursos como seletor de modelos e agendador.

Blocos

Você já utiliza blocos para criar seu site com o WordPress? No WordPress 6.1 “Misha” recebeu uma série de novas atualizações relacionadas a blocos:

  • Agora, quando houver a necessidade de bloquear blocos, uma nova alternância permite que você aplique suas configurações de bloqueio a todos os blocos em um bloco contido, como os blocos de grupo, capa e coluna, por exemplo.
  • Nesta versão, vários blocos têm marcadores de posição aprimorados que permitem que você tenha uma série opções de personalização para projetar seu site ou seu conteúdo. Por exemplo, o espaço reservado do bloco de imagem exibe bordas personalizadas e filtros de tonalidade dupla mesmo antes de selecionar uma imagem.
  • Os blocos lista e citação contam com suporte para blocos internos, permitindo composições mais flexíveis e ricas, como adicionar títulos dentro de seus blocos citação.
  • O diretório de temas conta agora um filtro para temas de bloco e uma visualização de padrão, o que garante uma melhor noção de como o tema pode parecer ao explorar diferentes temas e padrões.
  • Blocos de container: nesta nova versão, os layouts podem ser bloqueados em blocos de contêiner. Em um bloco de conteúdo, seus filhos são invisíveis para o modo de exibição de lista e totalmente não editáveis. Combine-o com opções de bloqueio de bloco para ter ainda mais controle sobre seus blocos.

Acessibilidade

Assim como em versões anteriores, o WordPress segue levando a sério a necessidade de tornar a plataforma ainda mais acessível para todos os usuários. Por isso, o WordPress 6.1 inclui quase 60 atualizações especificamente focadas em melhorar a acessibilidade da plataforma. Leia estas atualizações para saber mais sobre as iniciativas contínuas destinadas a melhorar a acessibilidade.

Novo tema padrão para 2023 

Novidades do WordPress 6.1 - Variações de estilo

Uma das grandes novidades para essa versão é o lançamento do tema Twenty-Twenty Three. O novo tema será realmente um mundo de possibilidades, e para quem deseja criar seu novo site contará com uma tipografia fluída. Sendo possível criar com mais liberdade e identidade. 

Além disso, o tema deve surpreender os apaixonados por design, isso porque o Twenty-Twenty Three deve ter 10 variações de estilo que esbanjam criatividade ao combinar cores diferentes que proporcionarão aos usuários uma gama de possibilidades na hora de criar ou remodelar o seu site foram selecionadas. 

Quer saber mais sobre o novo tema e as novidades desta versão? Confira o vídeo abaixo:

Recurso de conversão de imagens por padrão para WebP é descontinuado

Você deve estar se perguntando: o post não era sobre novidades do WordPress 6.1? É isso mesmo, mas você não pode sair daqui sem saber que um dos recursos que deveria estar na nova versão e movimentou a comunidade WordPress foi descontinuado. 

Mas antes de explicar sobre esse recurso, nós queremos saber: Você sabe o que é WebP? O WebP é um formato de imagem para web que permite reduzir o tamanho da imagem JPEG e PNG sem perder sua qualidade. 

No início de agosto, o Yogh News divulgava que o WordPress 6.1 poderia ter a conversão automática de imagens para o formato WebP por padrão, mas após uma série de críticas ao recurso, os desenvolvedores optaram por descontinuar esse recurso. Ou seja, quem deseja converter suas imagens, deverá continuar utilizando plugins de conversão ou convertendo manualmente.

No entanto, ainda há possibilidade deste recurso ser disponibilizado aos usuários através de um plugin oficial, que deve ser criado pelo time de desenvolvedores do WordPress.

Mas o que levou os desenvolvedores do WordPress a optar pela descontinuidade? O Matt Mullenweg, desenvolvedor do WordPress e CEO da Automattic vem propondo desde 2009 não adicionar novos recursos ao WordPress e adotar a política: plugin first, que em português seria “plugin por primeiro”. 

Desta forma, o desejo de Matt é que no futuro os usuários apostem em plugins canônicos, ou seja, apenas plugins criados pela equipe de desenvolvedores do WordPress para trazer novos recursos ao seu site. Essa iniciativa permite que o WordPress continue evoluindo de forma mais rápida. 

Saiba como acompanhar a evolução do WordPress e contribuir!

Para ficar por dentro de tudo que acontece no desenvolvimento do WordPress, basta acessar o Make WordPress Core ou ainda o ambiente Learn WordPress, onde você pode aprender mais sobre a plataforma e todos os recursos disponíveis. Se você é desenvolvedor ou usuário, aproveite para utilizar este espaço para contribuir com sugestões para que as novas versões sejam ainda melhores.

Mas se é designer e quer entender mais sobre a evolução desse aspecto ou até colaborar, talvez queira visitar o Make WordPress Design. Se você fala mais de um idioma e quer saber mais sobre como poder colaborar com tradução talvez queira começar pelo Make WordPress Polyglots. Já se você quer saber sobre eventos ou como poderia ser possível realizar um evento WordPress em sua cidade ou até virtual, visite o Make WordPress Community.

Recordar é viver!

Se você gosta de acompanhar a evolução, aproveite para relembrar as novidades da última versão, o WordPress 6.0 Arturo. E como no mês de novembro, o Twenty-Twenty Three também foi lançado, aproveite para recordar como foi o lançamento do último tema Twenty-Twenty Two que teve seu design baseado na beleza encantadora dos pássaros. 

Já posso atualizar o WordPress?

Depois de conferir este post, fica fácil entender a sua motivação para ir correndo até o painel do seu WordPress e clicar em Atualizar Agora! No entanto, nem sempre é o ideal a ser feito em seu projeto virtual. As vezes, é melhor segurar sua curiosidade e evitar problemas comuns após uma atualização, como incompatibilidade de plugins e temas, por exemplo.

Para te ajudar a entender melhor este tema tão polêmico, a equipe de especialistas em WordPress da Yogh já gravou um podcast com tudo o que você precisa saber sobre Atualização do WordPress.

E se após esse vídeo, você ainda está cheio de vontade de manter seu WordPress atualizado, saiba que você pode contar com o serviço de atualização do WordPress oferecido pela Yogh. A Yogh está há mais de 12 anos no mercado brasileiro e possui uma equipe de especialistas em WordPress pronta para atender você e garantir que tudo fique atualizado e funcionando perfeitamente.

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir as principais novidades do WordPress 6.1. Mas e aí, conta para a gente nos comentários: qual das novidades você mais gostou ou está ansioso para conferir?

Se você gostou deste post, que tal compartilhar com seus amigos em suas redes sociais?

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta