Imagens WebP: saiba o que é e como utilizar no seu site WordPress

WebP é um novo formato de imagem utilizado na web. Neste post, você entender o que é este novo formato e como ele pode melhorar a performance do seu site

Otimização de Performance

Atualizado em 02/06/2021

Imagens WebP: saiba o que é e como utilizar em seu site WordPress

Quem tem um site em WordPress ou uma loja virtual WooCommerce já sabe o quanto é importante ter um site focado em performance. E as imagens WebP podem auxiliar na melhoria da performance do seu site em WordPress.

Mas por que elas apenas podem auxiliar? É porque a otimização de performance vai muito além da compactação de imagens. Para uma boa performance, é preciso analisar uma série de fatores, até mesmo a sua hospedagem pode fazer a diferença na performance do seu site.

E de que forma as imagens WebP podem auxiliar? Basicamente, as imagens WebP são um formato de imagem moderno que oferece melhor compactação de imagem reduzindo o tamanho do arquivo. Isso torna o carregamento do seu site mais rápido, o que gera economia de dados, especialmente para quem está acessando as suas páginas através de um smartphone.

Por isso neste artigo, que é uma tradução de um post do site “WPBeginner“, você vai entender o que são imagens WebP e porque você deve utilizá-las em seu site. Além disso, você vai conferir 03 opções de plugins que vão te ajudar a utilizar este recurso em seu WordPress.

O que é WebP e por que usar imagens WebP no WordPress?

WebP é um novo formato de arquivo de imagens que vem sendo cada vez mais utilizado na web. Ao usar o formato de imagem WebP, suas imagens serão 25-34% menores em tamanho de arquivo do que imagens no formato PNG e JPEG, sem perder a qualidade. Incrível, não é mesmo?

Se as imagens estão deixando seu site mais lento, convertê-las para o formato WebP pode melhorar os seus resultados em testes de performance.

Você quer saber como está a nota de performance do seu site? Então leia este artigo: Conheça 02 ferramentas grátis para testar a performance do seu site.

Como WebP é um novo formato de arquivo, ele ainda não é compatível com todos os navegadores. No entanto, a maioria dos navegadores modernos como Google Chrome, Firefox e Microsoft Edge já oferecem suporte para imagens WebP.

Você deve usar imagens WebP no WordPress?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

As imagens WebP podem ajudá-lo a melhorar a performance do seu site em WordPress. Por padrão, o WordPress não oferece suporte a imagens WebP e ao carregar uma imagem WebP, você verá uma imagem de erro na tela.

Para corrigir isso, você precisará usar um plugin de compressão de imagem para converter imagens em formato de imagem WebP. Você ainda fará upload de suas imagens em formatos de arquivo compatíveis com o WordPress, como PNG, JPEG e GIF, para que possam ser usados ​​como backup.

Se o seu site usa muitas imagens e elas estão tornando o seu site lento, você definitivamente deve considerar o uso de imagens WebP.

Conheça 03 plugins para converter imagens em WebP

A partir de agora, você vai conhecer 03 opções de plugins que vão te ajudar a deixar as suas imagens no formato WebP.

EWWW Image Optimizer 

O plugin para converter imagens WebP - EWWW Image Optimizer

Este plugin está disponível para download no repositório oficial do WordPress. No momento, ele conta com mais de 800 mil instalações ativas e é considerado um dos melhores plugins de compressão de imagens para WordPress.

Ele também oferece suporte a imagens WebP e é capaz de mostrá-las de forma automática para os usuários que utilizam navegadores compatíveis. 

Caso você não queira otimizar as imagens para o novo formato, é possível utilizar este plugin gratuito para compactar imagens em outros formatos e também redimensioná-los.

O plugin também conta com uma versão premium com mais recursos voltados para otimização de imagens.

Optimole

Optimole - um plugin para converter imagens em WebP

O Optimole é mais uma opção de plugin gratuito para quem deseja transformar as imagens utilizadas para o formato WebP. Atualmente, ele possui mais de 80 mil instalações ativas.

Este plugin é capaz de otimizar suas imagens em tempo real, sem reduzir a qualidade das imagens. O Optimole também conta com uma função de reduzir a qualidade das imagens utilizadas, quando é detectado que a conexão do usuário está lenta. E se você costuma utilizar muitas imagens e quer incluir marca da água, este plugin também pode te ajudar nesta tarefa.

Por fim, se você utiliza construtores de página em seu WordPress, este plugin é compatível com page builders e também com o editor Gutenberg.

Web Express

WebP Express - plugin para WordPress

O último plugin deste post é o Web Express. Ele é gratuito e está disponível para download no repositório oficial do WordPress. Com ele, você pode converter suas imagens para WebP para navegadores compatíveis.

O plugin também mantém arquivado as imagens originais, portanto, em navegadores que não são compatíveis, o plugin vai exibir imagens em formatos como PNG e JPEG.

Conclusão

Ao longo deste post, você pode entender melhor o que é o novo formato de imagem disponível na web e como este formato pode te ajudar a ter um site mais performático.

Mas se você não costuma utilizar muitas imagens em seu site, no entanto, pretende otimizar as imagens utilizadas em seu WordPress, nós temos um post que pode te ajudar: As imagens podem afetar a otimização do site? Descubra.

Neste post, você também vai encontrar opções para otimizar imagens de forma fácil e gratuita. Antes de encerrar este post, nós queremos saber: você já tinha ouvido falar em imagens WebP? Conte para nós a sua experiência com este novo formato de imagem.

E se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Artigo traduzido e adaptado: How to use WebP Images in WordPress (3 methods).

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta

Fale com um especialista
Precisa de ajuda?
Olá!
Conheça nossos planos e veja como podemos te ajudar!