Saiba o que tem de novo no WordPress 6.2 Dolphy

O WordPress 6.2 Dolphy traz mais novidades para editor de blocos que deixa a versão beta para surpreender seus usuários com recursos incríveis

Atualização WordPress

Atualizado em 04/04/2023

Logotipo WordPress 6.2 Dolphy

O WordPress não para de se desenvolver! A cada versão, mais novidades, melhorias de desempenho, segurança e claro mais recursos para tornar a plataforma cada vez melhor para todos os usuários, seja aqueles que apenas lidam com o painel todos os dias ou para quem está, assim como você, do outro lado da tela consumindo conteúdos ou buscando por produtos ou serviços.

Todos os anos são inúmeros grandes lançamentos realizados e em 2023 isso não foi diferente. No fim do mês de março foi divulgado o primeiro grande lançamento deste ano: o WordPress 6.2 Dolphy.

Como você já sabe, em cada nova versão, um artista é homenageado. Desta vez, Eric Dolphy Jr foi exaltado. Dolphy nasceu em Los Angeles em 1928 e sempre foi um apaixonado pelo jazz. Tudo começou com o saxofone, mas seu amor pela música fez com que ele se tornasse um verdadeiro multi-instrumentista, passando pela flauta e clarinete. 

E todo o seu trabalho talentoso e criativo encantou pessoas de inúmeros continentes, portanto antes de conferir todas as novidades do WordPress 6.2 Dolphy, aproveite para dar uma play nas músicas de Eric para embalar a sua leitura. Ah, não esqueça de preparar um café, chá ou qualquer outra bebida de sua preferência.

Confira as principais novidades do WordPress 6.2 Dolphy

Diferente de outras versões que as novidades envolviam múltiplas seções do site, desta o WordPress 6.2 chega para trazer mais ferramentas e novos recursos para o famoso editor de blocos.

O objetivo é permitir que os usuários consigam construir todo o seu site utilizando apenas blocos. O editor que começou com uma versão beta hoje se expande e cada vez ganha mais força no mundo do WordPress. 

Inclusive, o desenvolvimento do Gutenberg vem sendo dividido em etapas. Recentemente, um dos responsáveis pela criação do editor, Matias Ventura pediu a colaboração de todos para auxiliar no planejamento da etapa 03.

O objetivo por trás de cada etapa é aprimorar os recursos e funcionalidades para que os usuários consigam criar posts e páginas com mais facilidade utilizando apenas o editor de blocos.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Agora que você já entendeu melhor como vem funcionando a evolução do WordPress. 

Gerenciamento de menus

A nova versão traz a possibilidade de gerenciar menus com o bloco de navegação para você adicionar, remover ou reordenar itens do menu com mais agilidade.

Novos blocos para você criar e editar

Mais facilidade para adicionar novos blocos, incluindo o recurso de utilizar a aba de mídias para arrastar e soltar conteúdos da sua biblioteca de mídia.

E por falar em blocos, gerenciá-los ficou ainda melhor. A barra lateral está mais organizada para você identificar o que precisa acessar e identificar.

Cabeçalhos e rodapés

Os cabeçalhos e rodapés deixam seu site ainda mais bonito e permitem que seus usuários encontrem tudo o que desejam nas suas páginas através do menu ou do cabeçalho que geralmente contam com endereço e até mesmo formas de contato, como telefone e redes sociais.

Por ser uma área tão importante do seu WordPress, a nova versão traz uma verdadeira coleção de padrões de cabeçalhos e rodapés para você usar com qualquer tema de bloco.

Openverse

Quem é produtor de conteúdo já sabe o quanto imagens e áudios podem fazer toda a diferença na hora de encantar o leitor ou aquele lead em potencial e para te ajudar nesta questão, o WordPress conta 6.2 conta com o Openverse integrado. O Openverse é uma biblioteca com mais de 600 milhões de imagens e áudios gratuitos para você inserir diretamente em seu editor de blocos.

Escreva sem distração

Seguindo na mesma linha de proporcionar mais leveza e produtividade para quem usa o WordPress para dar mais vida ao seu conteúdo, o painel do WordPress agora permite que você oculte todos os painéis de controle para focar no que realmente importa: a produção de conteúdo. 

Melhorias nos estilos

Os estilos trazem mais personalidade para o seu site e com o WordPress 6.2 Dolphy, você conta com novo catálogo de estilo para você criar seus textos. Além disso, você também pode copiar e colar os seus estilos favoritos para usar em outros blocos.

Widgets 

Agora a nova versão traz a possibilidade de importar widgets de temas clássicos para os temas de bloco.

Fique sempre por dentro das novidades

Sempre que uma nova versão é lançada, novos recursos já estão sendo estudados para que a próxima versão seja ainda melhor. 

Por isso, vale a pena você estar sempre atento às melhorias, especialmente quando elas estão em processo de desenvolvimento. Pois é neste momento que você pode contribuir para melhorias.

Para acompanhar tudo que está rolando por trás do CMS mais queridinho do planeta, você pode usar o Make WordPress Core ou ainda o ambiente Learn WordPress, onde você pode aprender mais sobre a plataforma e todos os recursos disponíveis. Se você é desenvolvedor ou usuário, aproveite para utilizar este espaço para contribuir com sugestões para que as novas versões sejam ainda melhores.

Mas se é designer e quer entender mais sobre a evolução desse aspecto ou até colaborar, talvez queira visitar o Make WordPress Design. Se você fala mais de um idioma e quer saber mais sobre como poder colaborar com tradução talvez queira começar pelo Make WordPress Polyglots. Já se você quer saber sobre eventos ou como poderia ser possível realizar um evento WordPress em sua cidade ou até virtual, visite o Make WordPress Community.

Cuidados durante a atualização

As atualizações trazem mais recursos, melhoram o desempenho e tornam seu site mais seguro. Manter seu site atualizado é super importante para que ele mantenha sempre funcionando. 

Um site que não passa por atualizações constantes pode apresentar instabilidade, gerar incompatibilidades entre temas e plugins e ainda conter brechas de segurança que tornam o seu WordPress mais vulnerável. Tudo isso torna o processo de atualização que antes poderia ser algo simples e rápido de resolver em algo oneroso e demorado.

Mas tudo isso não significa que você deve sair atualizando seu site assim que uma nova versão é divulgada, pois ainda pode levar um certo tempo para que todos os temas e plugins possam estar compatíveis com a versão mais recente.

Porém se tudo que você deseja é ver seu site atualizado com o WordPress 6.2 Dolphy, não esqueça de deixar o backup em dia e realizar toda a atualização em um ambiente de testes.

Agora se você quer garantir que toda a atualização será feita sem preocupações, conte com o time de especialistas da Yogh, onde todo o processo de atualização é feito com segurança, transparência e suporte levado a sério.

Conclusão

Agora que você já está por dentro de tudo que rolou neste último lançamento e ainda ficou por dentro de dicas para não sofrer durante o processo de atualização, conta para a gente: o que você mais gostou? 

Se este post te ajudou, compartilhe com seus amigos para que todos possam estar por dentro das últimas novidades. 

Até breve. 

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta