Nova versão: confira as novidades do WordPress 5.8

O WordPress 5.8 já está disponível para download. A nova versão lançada nesta semana homenageia o pianista Art Tatum e traz novidades para os fãs do Gutenberg

Atualização WordPress

Atualizado em 21/07/2021

Nova versão WordPress 5.8 - Tatum

Agora é oficial! Está no ar a versão do WordPress 5.8! Este é o segundo grande lançamento do WordPress em 2021. Desta vez, a versão 5.8 “Tatum” homenageia o lendário pianista de jazz, Art Tatum.

Art nasceu em Ohio, nos Estados Unidos e com sua formidável técnica e vontade de ultrapassar limites, o cantor que foi praticamente cego durante toda sua vida surpreendeu e inspirou músicos da época. Tea for Two, Tiger Rag, Begin the Beguine e Night and Day estão entre os principais sucessos de sua carreira triunfante. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre quem inspirou esta nova versão que está cheia de novidades para os usuários, é hora de de conhecer mais detalhadamente os novos recursos do WordPress 5.8.

Confira as novidades do WordPress 5.8

A nova versão promete trazer ainda mais novidades para o atual editor: o Gutenberg, permitindo assim que os usuários do WordPress tenham sempre uma ótima experiência ao navegarem pelo seu site.

Gutenberg

Como citamos anteriormente, o Gutenberg ficará ainda melhor com a nova versão do WordPress.

Editor de modelos 

Com o recurso de editor de modelos, você poderá criar suas páginas e postagem de acordo com as suas necessidades e em seguida salvá-las como modelo para reutilizar novamente em uma nova página ou postagem, se necessário! Assim ficará mais fácil e prático criar novas páginas e conteúdos utilizando o Gutenberg, não é mesmo?

Novos blocos 

WordPress 5.8 conta com novos recursos de bloco
Reprodução/WordPress

 O novo editor também contará com novos blocos para você adicionar novos recursos aos seus posts e páginas, sem precisar realizar customizações no código do seu site.

Além de novos blocos que permitirão criar mais conteúdos com versatilidade e agilidade, com o WordPress 5.8 em seu site, você poderá adicionar blocos nas áreas de widgets.

Padrões de blocos

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Na dúvida de qual bloco é o ideal para utilizar em suas páginas e posts? Com a nova versão, o editor irá sugerir padrões de blocos com base no bloco que você está usando, assim, você poderá criar suas páginas e posts utilizando o editor.

Filtros para imagens e blocos de cobertura

Recurso de filtro de bicromia no WordPress 5.8
Reprodução/WordPress

Você já pensou na possibilidade de dar novas cores a imagens ou blocos de coberturas? Agora, você pode! A nova versão possui filtros de bicromia para que você possa dar uma nova vida às imagens, deixando o layout de seus posts ou páginas ainda mais agradável.

Lista

Novidades do WordPress 5.8 - Recurso de lista
Reprodução/WordPress

Com o novo recurso de lista, ficará mais fácil para você navegar entre o seu conteúdo e os demais blocos utilizados, Com a lista, você pode escolher apenas o que deseja ver. Além disso, você pode ativar ou desativar este recurso sempre que for necessário.

Imagens WebP

Para quem gosta de ter um site performático, vai amar esta novidade. O WordPress 5.8 terá suporte para upload de imagens no formato WebP. Até o momento, o WordPress não aceita o upload de imagens em WebP. Ao tentar carregar imagens neste novo formato, o WordPress apresentará um erro.

Se você ainda não sabe, este novo formato de imagem oferece melhor compactação da imagem, reduzindo o tamanho do arquivo. Além de deixar o carregamento do seu site ainda mais rápido, este formato permite que pessoas que estejam acessando seu site ou loja virtual através de redes móveis possam ter uma significativa economia de dados.

Quer saber mais sobre imagens WebP, confira este post: Imagens WebP: saiba o que é e como utilizar no seu site WordPress.

Remoção do suporte ao Internet Explorer

Com o lançamento do WordPress 5.8 chegará ao fim o suporte para o navegador Internet Explorer. 

Inclusive em maio deste ano, a Microsoft já havia anunciado que o Internet Explorer será desativado em 15 de junho de 2022 no Windows 10. A Microsoft agora utilizará apenas o Edge, por ser um navegador mais rápido, seguro e moderno.

Theme.json

Além das novidades que você pôde conferir acima, ainda tem novos recursos para desenvolvedores.  Com este recurso, você pode controlar as configurações, ferramentas de personalização disponíveis e blocos de estilo do editor usando o arquivo theme.json em seu tema ativo. Neste mesmo arquivo, você pode ativar ou desativar recursos ou ainda definir estilos para blocos ou sites. Quer saber mais sobre o recurso? Clique aqui e confira as notas para desenvolvedores. 

Como baixar o WordPress 5.8?

Você pode atualizar o WordPress diretamente em seu painel ou ainda realizar o download através do site do WordPress.

No entanto, lembre-se de fazer o backup antes de realizar qualquer atualização. Se possível, execute a atualização em um ambiente de testes para certificar de que tudo continuará funcionando após a atualização.

Como acompanhar as novidades das novas versões

Para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo no WordPress, basta acessar o Make WordPress Core. Se você é desenvolvedor ou usuário, aproveite para utilizar este espaço para contribuir com sugestões para aprimorar ainda mais esta nova versão.

Conclusão

Ao longo deste post, você pode conferir algumas das novidades do WordPress 5.8. E se você gosta de acompanhar a evolução do WordPress ao longo de sua história, aproveite para relembrar todas as novidades da versão 5.7 A última versão foi lançada em março deste ano e homenageia a cantora Esperanza Spalding. 

Mas agora nós queremos saber: você gostou das novidades desta nova versão? Está ansioso para atualizar seu WordPress? Conta para a gente nos comentários!

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta