WordPress 5.7 “Esperanza” é lançado. Veja as novidades

A nova versão do WordPress está no ar. Clique aqui e confira as novidades da versão 5.7 do WordPress que promete trazer mais autonomia para os usuários

Atualização WordPress

Atualizado em 11/03/2021

Nova versão do WordPress (5.7) é lançada

A primeira grande versão do WordPress está no ar. Este é o primeiro de quatro grandes lançamentos previstos para 2021. Assim, como na versão 5.6, o WordPress 5.7 também homenageia uma mulher do mundo da música: Esperanza Spalding 

Nascida em outubro de 1984 em Portland, Oregon, Esperanza Spalding é uma cantora cheia de talentos. Seu estilo musical é o Jazz e além de encantar a todos com sua voz, Esperanza também é compositora.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a artista que dá o nome a nova versão do WordPress, que tal conferir as novidades da versão 5.7?

Confira as novidades do WordPress 5.7:

A nova versão traz mais autonomia para os novos usuários! O WordPress promete deixar o novo editor ainda mais fácil de usar, permitindo que você possa melhorar suas páginas e posts sem precisar de ajuda de um desenvolvedor ou profissional da área.

Gutenberg

A cada lançamento, o novo editor passa por melhorias e recebe novos recursos. Nesta versão, o editor do WordPress que leva o nome de Gutenberg passou a contar com os seguintes recursos: 

Ajuste de tamanho de fonte em mais lugares: agora, controles de tamanho de fonte estão exatamente onde você precisa deles nos blocos de código e lista. Não é mais preciso ir para outra tela para fazer essa mudança simples!

Blocos reutilizáveis: várias melhorias foram realizadas para tornar os blocos reutilizáveis mais estáveis e fáceis de usar. Agora é possível salvá-los automaticamente ao clicar no botão de atualizar o post.

Arrastar e soltar na ferramenta de inserção: nesta nova versão, você pode contar com a ferramenta “drag and drop” para arrastar blocos e padrões de blocos e soltar diretamente em seu post. 

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Bloco de cobertura: você já pensou na possibilidade do bloco de cobertura ocupar toda a tela? Temos uma boa notícia para você, com a versão 5.7 do WordPress, isso se tornou possível.

Bloco de cobertura total - Novidades do WordPress 5.7

Bloco de botões: agora você pode configurar a largura dos botões e escolher um novo layout, que pode ser vertical ou horizontal para os botões utilizados em sua página. 

Bloco de ícones sociais: com as novas atualizações, está cada vez mais fácil utilizar o novo editor para construir seus posts e páginas. Nesta nova versão, você também pode escolher um novo tamanho para os botões de ícones sociais.

Uma nova paleta de cores mais simples

Assim, como a versão 5.6 trouxe novidades relacionadas a acessibilidade, nessa versão não seria diferente. A nova paleta de cores simplificada resume todas as cores que costumavam estar no código do WordPress. No total, são 7 cores principais e uma gama de 56 tons que atendem a taxa de contraste recomendada pela WCAG 2.0 AA em relação ao branco ou preto.

Nova paleta de cores lançada na versão 5.7 do WordPress

Quem deve usar essas cores? A nova paleta deve ser utilizada na construção de temas, plugins e demais componentes. Quer saber mais sobre a nova paleta? Confira a nota para desenvolvedores.

De HTTP para HTTPS em um único clique

A partir de agora, você pode trocar um site de HTTP para HTTPS com apenas um clique. O WordPress irá atualizar automaticamente os URLs do banco de dados quando você efetuar a troca, tornando mais fácil todo esse processo.

Nova API Robots

A nova API Robots permite que as diretivas de filtro sejam incluídas na meta tag. Além disso, a API inclui a diretiva max-image-preview: large por padrão. Isso significa que se o seu site é público, ficará mais fácil para que o Google e outros mecanismos de busca possam mostrar pré-visualizações de imagens maiores. 

Essa novidade presente na versão 5.7 do WordPress pode ser sua aliada, se você busca aumentar o tráfego do seu site.

Carregue seus iframes apenas quando for necessário

Com esta nova atualização, ficou ainda mais fácil tornar mais rápido o tempo de carregamento de um site, pois por padrão, o WordPress vai adicionar um atributo loading=”lazy” para tags iframe quando a largura e altura estiverem definidas.

Atualização do jQuery

A nova versão do WordPress também traz para os usuários a atualização do jQuery para a versão 3.5.1.

Após a atualização, o jQuery se mostrou menos intrusivo ao mostrar menos mensagens no console.

Saiba como baixar o WordPress 5.7 Esperanza 

Quer testar agora mesmo as novidades da nova versão? Você pode baixar a atualização diretamente em seu painel do WordPress ou clique aqui e faça o download.

Mas, é importante ressaltar que antes de atualizar o seu WordPress, você deve fazer o backup de todo o seu site em WordPress ou loja virtual em WooCommerce. Além disso, você deve conferir se os seus plugins e temas já são compatíveis com a nova versão. Assim, você evitará que o seu site fique fora do ar, por exemplo.

Fique por dentro das novidades do WordPress

Quer ficar por dentro de todas as novidades do WordPress? Para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo no WordPress, basta acessar o Make WordPress Core. Se você é desenvolvedor ou usuário também é possível utilizar este espaço para contribuir com sugestões para aprimorar ainda mais esta nova versão.

Conclusão

Ao longo deste artigo, você pôde conhecer as principais novidades da nova versão 5.7 do WordPress que foi lançada no dia 09 de março. A versão anterior do WordPress foi lançada em dezembro de 2020. Se você quer relembrar quais foram as novidades da última versão, confira este artigo: WordPress 5.6 Simone: uma versão cheia de funcionalidades.

E você, já está usando a nova versão? O que achou das novidades? Deixe sua resposta nos comentários!

Antes de concluirmos este post, temos mais uma novidade para você. A próxima versão do WordPress (5.8) deve ser lançada em junho. Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todos os lançamentos.

Gostou? Compartilhe este post com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

  1. Sergio Ricardo Bertoldi Aulicino

    Boa tarde! Sou usuário da plataforma WordPress! Tenho um blog que escrevo diariamente usando o WordPress. Minha sugestão de algo que eu gostaria muito que vocês desenvolvedores do WordPress pudessem fazer, seria colocar ferramentas no local onde escrevemos, tais como as que encontramos no plugin Advanced Editor Tools (previously TinyMCE Advanced) Quem está acostumado a usar o Microsoft Word se sentiria mais familiarizado na hora de editar textos!

Deixe uma resposta