WordPress 5.6 Simone: uma versão cheia de funcionalidades

A nova versão WordPress 5.6 Simone já está disponível para download. Neste post, você confere as principais novidades desta versão cheia de funcionalidades

Atualização WordPress

Atualizado em 10/12/2020

Nova versão 5.6 do WordPress Simone

A nova versão 5.6 do WordPress Simone está disponível para download! Nesta nova versão, o WordPress contou com o trabalho de um esquadrão de mulheres para que a mais nova e a melhor versão do WordPress pudesse ser lançada.

Além de ter tantas mulheres à frente deste projeto, a nova versão que foi lançada neste mês de dezembro também homenageia uma mulher, a lendária artista Nina Simone. 

A cantora Nina Simone é natural da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e foi uma pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos.

Ela ficou muito conhecida por músicas como Feeling Good, Young, Gifted and Black e Four Women.

Versão 5.6 do WordPress homenageia a cantora Simone

Relembre

Esta é a terceira versão principal do WordPress a ser lançada em 2020. Em março, a versão 5.4 foi divulgada, meses depois, em agosto a versão 5.5 chegou trazendo novidades para os usuários do WordPress.

Agora, a versão 5.6 traz uma série de novidades para os usuários e fãs desta plataforma que é responsável por 38% dos sites disponíveis na internet. Entre as novidades desta nova versão, estão melhorias no editor do WordPress, o Gutenberg, e o lançamento de um novo tema padrão: o Twenty Twenty One.

Confira as novidades do WordPress 5.6 Simone

A partir de agora, você vai conferir mais detalhes sobre as novidades do WordPress 5.6 Simone. Para começar, você vai conhecer as mudanças realizadas no novo editor.

Gutenberg

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Nesta nova versão, o Gutenberg conta com melhorias no editor de blocos. Ao utilizar o Gutenberg no WordPress 5.6, você pode criar páginas utilizando blocos de coluna única, ou criar novas páginas mesclando diferentes blocos de coluna. Se preferir, você pode criar cabeçalhos que ocuparão toda a largura da tela e ainda incluir vídeos no bloco de cobertura.

Novo tema: Twenty Twenty One 

Novo tema do WordPress 5.6 é o Twenty Twenty One

A nova versão do WordPress traz um novo tema padrão chamado Twenty Twenty One em comemoração ao ano de 2021 que está quase chegando. Este novo tema padrão é baseado em um outro tema existente, o Seedlet, da Automattic. 

O novo tema promete tornar mais fácil a criação de um tema filho e tem sua paleta de cores inspirada nas obras do pintor Vincent Van Gogh. 

O tema Twenty Twenty One é uma verdadeira tela em branco para você dar vida às suas ideias. O novo tema possui novos padrões de blocos exclusivos para deixar o seu site com um visual diferente e um design atraente. 

Além disso, o novo tema oferece uma paleta de cores em tons pastéis que são pré-definidos e todas elas estão atendendo aos padrões AAA de contraste. Assim, ao utilizar o novo tema, as cores do seu site já estarão cumprindo com alguns itens que fazem parte dos padrões de acessibilidade.

Paleta de cores em tons pastéis do novo tema do WordPress 5.6 Simone

Se preferir, você também pode escolher sua própria paleta de cores, além disso, o novo tema te ajudará escolher as cores do texto que combinarão com a sua cor de fundo escolhida, deixando assim o seu site dentro dos padrões de acessibilidade.

Acessibilidade

Um dos pontos que recebeu grande atenção nesta nova versão 5.6 do WordPress é a acessibilidade. O novo tema foi totalmente desenvolvido com foco em acessibilidade. Ele segue as diretrizes de acessibilidade do WordPress, bem como vários outros padrões especializados em Diretrizes de Acessibilidade para conteúdo web.

Além das cores, que integram o tema e os padrões de bloco que já respeitam o padrão de acessibilidade. A nova versão do WordPress disponibilizou um modelo de declaração de acessibilidade para que você possa contar para os seus usuários que a sua marca é comprometida com a acessibilidade. Você pode acessar o modelo através de um plugin disponível no GitHub

Outra novidade que envolve o tema acessibilidade nesta versão é a possibilidade de disponibilizar legendas em vídeos que estejam em suas páginas ou posts, pois agora, os blocos de vídeo oferecem suporte para legendas. Esta é mais uma forma de tornar os seus conteúdos mais acessíveis para quem precisa ou deseja ter acesso às legendas.

Atualizações automáticas

Desde a versão 5.5 do WordPress, os temas e plugins podem ser atualizados de forma automática. Já a versão 5.6 tornou possível atualizar a versão principal do seu WordPress automaticamente e diretamente em seu painel.

Mas lembre-se antes de realizar qualquer atualização, é essencial que você tenha o seu backup em dia e que os seus temas e plugins sejam compatíveis com a nova versão do WordPress, assim, você evitará problemas durante a atualização. 

Quais problemas podem ocorrer durante a atualização? O seu site poderá ficar fora do ar, por exemplo. Por isso, é muito importante que você dedique um tempo para realizar o backup e realizar testes antes de deixar tudo atualizado.

PHP 8

A nova versão do WordPress é beta-compatível com o PHP 8. O PHP 8 foi lançado no fim de novembro de 2020 e trouxe uma série de novidades para os seus usuários. 

Então se você quer ficar por dentro das novidades do PHP 8 e ter acesso a recomendações voltadas para quem possui um site em WordPress, leia este artigo: PHP 8: confira as novidades desta nova versão.

Autenticação da API REST com senhas de aplicação

O WordPress 5.6 Simone conta com um novo recurso de senhas de autorização de aplicação da API, onde aplicativos de terceiros poderão se conectar ao seu site de forma contínua e segura. Além disso, este recurso da API REST também permite que você veja quais aplicativos estão se conectando e o que estão fazendo em seu site.

jQuery: A atualização do WordPress 5.6 Simone pode deixar os sites fora do ar?

Quando a versão 5.5 foi lançada, muitos sites ficaram corrompidos devido a incompatibilidades de plugins e/ou tema ativado e alguns ficaram inclusive fora do ar.

O principal motivo destes problemas foram as mudanças realizadas no jQuery. De acordo com o release divulgado no blog oficial do WordPress, as atualizações do jQuery no WordPress iniciaram junto com o lançamento da versão 5.5 do WordPress, quando o script do jQuery Migrate foi removido.

A atualização só deve terminar após o lançamento da versão 5.7 do WordPress, que está prevista para o mês de março de 2021.

Enquanto este processo de atualização não é concluído, a orientação é que você faça o download do plugin Test jQuery Updates desenvolvido pela equipe do WordPress para que você possa realizar testes em seu site antes de realizar a atualização do seu WordPress. 

Se você efetuar a atualização e mesmo assim, o seu site apresentar algum problema, a orientação é que você utilize o plugin jQuery Migrate, que também foi desenvolvido pela equipe do WordPress.

Este plugin permitirá que você faça um downgrade para um versão anterior do jQuery. No entanto, esta é uma solução temporária e você deve buscar ajuda entrando em contato com o desenvolvedor do tema ou plugin que apresentou problemas após a atualização para que o problema possa ser resolvido de forma efetiva.

Saiba como baixar o WordPress 5.6 Simone 

Se você está ansioso e não vê a hora de testar as novidades da nova versão, você pode baixar a atualização diretamente em seu painel do WordPress ou clique aqui e faça o download.

Mas, vale ressaltar, que antes de atualizar o seu WordPress, é importante que você faça o backup do seu site ou loja virtual e confira se os seus plugins e temas já são compatíveis com a nova versão.

Fique por dentro das novidades

Quer ficar por dentro de todas as novidades do WordPress? Para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo no WordPress, basta acessar o Make WordPress Core. Se você é desenvolvedor ou usuário também é possível utilizar este espaço para contribuir com sugestões para aprimorar ainda mais esta nova versão.

Conclusão

Ao longo deste artigo, você pôde conferir as principais novidades da nova versão do WordPress. No próximo ano, quatro novas versões do WordPress devem ser lançadas. A versão 5.7 deve ser divulgada em março. Já a versão 5.8 em junho e a versão 5.9 em setembro de 2021. A última versão do WordPress para o próximo ano é a 6.0 prevista para ser lançada em dezembro de 2021.

Mas agora nós queremos saber de você: o que achou das novidades desta nova versão? Na sua opinião, o que ainda precisa ser melhorado no WordPress? Deixe sua resposta nos comentários!

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta