O seu guia definitivo sobre otimização de performance para WordPress em 2021

Com este guia definitivo sobre otimização de performance para WordPress, você vai aprender tudo o que precisa saber para ver o seu site ou loja virtual decolar!

Otimização de Performance

Atualizado em 05/11/2021

Guia definitivo sobre otimização de performance

Como está a performance do seu site? Você sabia que a otimização de performance é ideal para atrair novos leads? Pois com ela, você pode proporcionar uma boa experiência de navegação para os seus usuários, novos leads e potenciais clientes.

Por isso, neste post, você vai conferir um verdadeiro guia definitivo sobre otimização de performance com tudo o que você precisa para ver seu site WordPress decolar!

São dicas que vão desde a importância de manter o seu site seguro para obter um bom desempenho até mesmo dicas de plugins que podem te ajudar no processo de otimização de performance, incluindo cache e imagens. Afinal, atualmente, as imagens podem ser uma grande vilã para o seu WordPress.

Então, sente-se bem confortável, pegue sua bebida favorita e embarque nessa jornada, que vai te apresentar um guia definitivo sobre otimização de performance para WordPress e veja o seu site crescer!

Dê adeus para o aviso de site não seguro

Aviso de site não seguro

Se você tem um site ou loja virtual, você quer que ele esteja bem posicionado e que qualquer pessoa possa acessá-lo, de qualquer lugar, utilizando seu celular, computador ou qualquer outro dispositivo. 

Para que isso aconteça, é essencial que o seu site tenha o Certificado SSL, o que garante que a sua página tenha o https antes do seu domínio, por exemplo: https://meusite.com.br. Caso o seu site não tenha o https antes do seu domínio, o Google exibirá um aviso de site não seguro, o que pode afastar seus usuários e potenciais clientes.

Além disso, o seu site pode ser penalizado pelo Google, ou seja, este mecanismo de busca costuma evitar a exibição de sites não seguro nos primeiros resultados exibidos após a uma pesquisa.

Para reverter esta situação, você pode buscar planos de hospedagem que incluem este serviço gratuito, como é o caso da Yogh, que inclui a configuração do certificado SSL Grátis em todos os planos de hospedagem ou ainda adquirir este certificado através de empresas especializadas neste ramo.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Quer saber mais sobre aviso de site não seguro ou como o seu site pode ser penalizado pelo Google? Leia este post: Aviso de Site não Seguro? Descubra o que esse aviso significa

CDN para WordPress

Você já ouviu falar em CDN para WordPress? O nome pode parecer difícil, mas na verdade, CDN é uma Rede de Fornecimento de Conteúdo. Esta rede é formada por um sistema de computadores que estão interligados em rede que cooperam para fornecer conteúdo. Ou seja, através da CDN, o seu site pode distribuir uma série de conteúdos estáticos na web. Esses conteúdos, podem ser imagens, vídeos, arquivos, folha de estilo e muito mais!

E todos esses conteúdos devem ser entregues rapidamente para o usuário, não é mesmo? Com a CDN, isso é possível, pois este serviço economiza custos de transferência de banda de internet do seu servidor de hospedagem, aumenta a rapidez e escalabilidade do seu site, eleva a classificação nos motores de busca e ainda previne a sobrecarga do servidor e eventuais quedas em picos de acesso.

Quer conhecer os principais serviços de CDN para WordPress? Leia este post: CDN para WordPress – melhore a performance do seu site ou loja virtual.

Imagens: aliado ou vilão?

Otimização de imagens para WordPress

No tópico anterior, você viu que ter um serviço de CDN pode te ajudar a entregar o seu conteúdo para os seus usuários rapidamente. A imagem é um deles, especialmente se você possuir uma loja virtual. Com as imagens, você permite que seus usuários conheçam de forma detalhada seus produtos e serviços. 

As imagens podem auxiliar o seu cliente na hora de tomar a decisão de levar ou não o seu produto para casa! Por isso, ela pode ser considerada uma aliada e você não quer que ela se transforme em um vilão, não é mesmo? 

Para que isso não aconteça, você deve investir em otimização de imagens. O primeiro passo rumo a otimização de imagens é garantir que a imagem esteja no formato e tamanho ideal. 

Pensando em ajudar você a entender qual é o melhor tamanho para as imagens, nós preparamos um post cheio de detalhes que vai ser seu aliado neste processo: Tamanho de imagens no WordPress: saiba como definir a dimensão ideal.

Além de entender qual é o tamanho ideal, você também pode contar com os plugins de otimização de imagens para reduzir o tamanho dos arquivos, sem perder qualidade, mas isso é assunto para o próximo tópico deste post.

Otimizar imagens para o WordPress é fundamental para uma boa performance

Uma das inúmeras vantagens de utilizar o WordPress para construir seu site, é que você pode contar com a magia dos plugins. No repositório, você encontra mais de 56 mil plugins, que podem agregar inúmeras funcionalidades em seu site e claro, te ajudar a deixar as suas imagens otimizadas.

Um dos plugins mais populares quando o assunto é otimização de imagens é o Smush. Ele é gratuito, ou seja, você pode utilizá-lo sem custos. Suas principais funcionalidades são a possibilidade de redimensionar imagens, realizar compressão sem perdas e muito mais.

Além do Smush, há outra forma de otimizar imagens para o seu site sem custo e que dispensa o uso de plugins. Quer saber como? Leia agora mesmo: Entenda como as imagens podem afetar a performance do seu site.

Otimização de imagens para o formato WebP

Você quer otimizar suas imagens sem perder qualidade? Você pode utilizar um novo formato de imagem para web, o webp. Esse formato novo permite que as otimizações transformem suas imagens em arquivos menores do que imagens em formatos tão populares como JPEG e PNG. Incrível, não é mesmo?

E mais, este novo formato já é compatível com as últimas versões do WordPress e os principais navegadores da web. Para otimizar as imagens neste formato e garantir uma boa performance, você também pode contar com plugins.

Para saber tudo sobre WebP e conferir as melhores opções de plugin do mercado, é só ler este post: Imagens em WebP: saiba o que é e como utilizar.

Invista em plugins de cache

03 opções de plugin de cache para WordPress

A sexta dica deste guia definitivo sobre otimização de performance para WordPress é: invista em plugins de cache!

Se você ainda não sabe o que é cache, tudo bem, a gente te explica. O cache, nada mais é do que uma cópia de cada página do seu site que está armazenada em seu servidor. Se todos os usuários que navegam pelo seu site tiverem acesso ao mesmo conteúdo, uma cópia em cache pode tornar esse processo mais fácil, pois o cache é responsável por reduzir o tempo de resposta do servidor e fazer a compressão de arquivos do seu site.

Em outras palavras, o cache pode sim ser seu aliado na hora de reduzir o tempo em que a sua página leva para exibir o seu conteúdo para seus usuários. 

Os poucos segundos que separam o seu usuário do seu site podem fazer com que o seu usuário abandone o seu site e vá em busca de outra página para encontrar seu produto ou sanar suas dúvidas. Segundo o Google, o ideal é que seu site carregue em menos de 03 segundos

Portanto, toda ajuda é bem-vinda, não é mesmo? Foi por isso, que nós preparamos um post com 03 dicas de plugins de cache que foram recomendados pelos especialistas em WordPress da Yogh que vão te ajudar a decolar o seu projeto virtual.

Utilize AMP em seu site

Atualmente, todos temos o mundo na palma de nossas mãos, não é mesmo? Bateu aquela vontade de pedir uma comida deliciosa? Você pode contar com aplicativos de delivery de comida. 

Tem um evento importante e quer saber se vai ter um lindo sol neste dia? Você pode consultar a previsão em apenas alguns cliques em seu celular. O celular virou nosso aliado e está presente em nosso dia a dia. É por esses e outros motivos, que o guia definitivo sobre otimização de performance traz para você mais informações sobre o recurso AMP, que você deve usar em seu site. 

AMP significa Accelerated Mobile Page (página acelerada para dispositivos móveis) e visa acelerar o tempo de carregamento de páginas online quando acessado através de dispositivos móveis. 

Com este recurso, você pode reduzir o tempo de carregamento do seu site, o que diminui as taxas de saída e aumenta suas chances de conversão. 

Quer aprender como instalar este recurso em seu site? Confira o post: AMP, o que é, vantagens e como instalar no seu site.

Utilize ferramentas para testar a performance do seu site

Ao longo deste post, você pôde embarcar em uma aventura que ainda não acabou e conferir um verdadeiro guia definitivo sobre otimização de performance para o seu WordPress. Por isso, nós temos mais uma boa notícia: além de implementar todos os recursos que estão neste guia, você também pode testar a performance do seu site. 

E você pode utilizar ferramentas gratuitas e online para garantir que o seu site possui uma boa performance e está de acordo com as principais métricas do Google, o Core Web Vitals, que visa medir a experiência do seu usuário enquanto navega pelo seu site.

Entre as ferramentas que você pode utilizar para medir a performance do seu WordPress está o Google Page Speed Insights e o GTMetrix. Quer saber como utilizar estas ferramentas de forma fácil e descomplicada? Acesse agora mesmo: Conheça 02 ferramentas grátis para testar a performance do seu site.

Checklist para quem quer ter um site com excelente performance

Checklist para ter um site em WordPress de sucesso

Além de todas dicas anteriores, nós vamos trazer para você um breve checklist para que você possa ver o seu site em WordPress decolar e ser exibido na primeira página do Google.

Vamos lá:

Invista em uma boa hospedagem

Para que seu site tenha uma boa performance, você não pode esquecer de uma boa hospedagem. Ela é fundamental! Afinal, um bom servidor pode impactar no tempo de carregamento do seu site e na experiência de navegação dos seus usuários!

E para que você possa escolher a melhor hospedagem para o seu site, você pode aproveitar para conferir o vídeo abaixo, onde o especialista em WordPress Lucas Carvalho vai te explicar tudo que você precisa saber para escolher uma boa hospedagem.

Mas caso, você não queira se preocupar com todos estes detalhes, você pode contar com o time de especialistas em WordPress da Yogh para escolher o melhor plano de hospedagem Yogh Cloud Host, que inclui CDN, WAF, Migração Gratuita, Certificado SSL Grátis, Backups diários e muito mais! 

Mantenha seu WordPress atualizado

A cada nova atualização, novos recursos são lançados e você tem acesso a melhorias relacionadas a performance e segurança! Por isso, é importante que você mantenha seu WordPress atualizado. Assim, você pode aproveitar todos os recursos e funcionalidades que o WordPress oferece! 

Mas lembre-se que a atualização do seu WordPress, plugins e tema exige cuidados, como realização de backups antes de iniciar a atualização. Para que seu site se mantenha atualizado, seguro e funcionando sem dor de cabeça, você pode contar com o Serviço de Suporte Mensal para WordPress da Yogh. 

Com o Serviço de Suporte Mensal, o seu site será cuidado por um time de especialistas em WordPress com mais de 10 anos de experiência. Não perca mais tempo e conheça nossos planos agora mesmo!

Fique dê olho na quantidade de plugins

Como já foi falado anteriormente, os plugins podem ser seu melhor aliado na hora de construir um bom site repleto de recursos e funcionalidades. No entanto, isso não significa que você deve ter milhares de plugins em seu site, pois eles podem sobrecarregar o seu WordPress e torná-lo lento! 

Para que isso não aconteça, você deve ficar atento a quantidade de plugins, quais recursos eles oferecem e se passam por atualizações constantes. 

Tenha um especialista para cuidar do seu WordPress

Para que seu WordPress se mantenha seguro, atualizado e possa ter uma boa performance, é importante que você tenha um time de especialistas para cuidar do seu site!

Afinal, assim como seu carro precisa passar por manutenções frequentes ou sua loja precisa ter um estoque atualizado e abastecido, o seu site também precisa de cuidados! 

Mas nós sabemos, que nem sempre você tem tempo para cuidar do seu site e ainda dar a devida atenção ao seu negócio, por isso, você pode contar com o serviço de Otimização de Performance oferecido pela Yogh. 

Assim, você não precisa se preocupar com nenhum dos tópicos citados neste Guia definitivo sobre otimização de performance para WordPress, pois um de nossos especialistas vai cuidar de tudo para você, desde a revisão do código do seu WordPress até a configuração de plugins. 

Desta forma, você pode focar no que realmente importa para você: seu negócio!

Ficou interessado? Entre em contato agora mesmo e deixe quem entende do assunto cuidar do seu projeto virtual!

Conclusão

Ufa! Chegamos ao fim desta jornada! Depois de conferir este guia definitivo sobre otimização de performance, você não tem mais desculpas para ter um site com uma excelente performance.

E se este post te ajudou, compartilhe com os seus amigos em suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a este guia definitivo sobre otimização de performance para WordPress! Ficou com alguma dúvida? Deixe sua opinião nos comentários.

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

2 comentários

Deixe uma resposta

Fale com um especialista
Precisa de ajuda?
Olá!
Conheça nossos planos e veja como podemos te ajudar!