O que é uma CDN e como ela pode melhorar a performance do seu site em WordPress

O que é uma CDN? CDN significa Content Delivery Network, que em tradução livre seria Rede de Distribuição de Conteúdo. Essa rede tem como objetivo melhorar a performance do seu site. E como ela faz isso? A CDN armazena arquivos estáticos, como imagens, arquivos CSS e arquivos JavaScript, e distribui esses arquivos de forma eficiente […]

Otimização de Performance

Atualizado em 18/12/2023

O que é uma CDN?

CDN significa Content Delivery Network, que em tradução livre seria Rede de Distribuição de Conteúdo. Essa rede tem como objetivo melhorar a performance do seu site. E como ela faz isso? A CDN armazena arquivos estáticos, como imagens, arquivos CSS e arquivos JavaScript, e distribui esses arquivos de forma eficiente para os usuários do seu site.

Benefícios de uma CDN

Uma CDN traz diversos benefícios para a performance do seu site. Ela reduz a latência, que é o tempo que uma informação leva para ir e voltar do servidor. A CDN faz isso armazenando os arquivos do seu site em servidores distribuídos pelo mundo todo. Quando um usuário acessa seu site, a CDN identifica a localização desse usuário e entrega os arquivos a partir do servidor mais próximo, reduzindo a latência e melhorando a velocidade de carregamento.

Como funciona uma CDN?

Após configurar uma CDN para o seu site, ela trabalha da seguinte maneira: quando um usuário acessa seu site, a comunicação é feita diretamente com a CDN, que busca os arquivos do seu site no servidor principal e os entrega para o usuário. Na próxima vez que esse usuário acessar seu site, a CDN já saberá sua localização e entregará os arquivos do servidor mais próximo, agilizando o processo.

A CDN decide qual servidor utilizar com base em várias informações, como o IP do usuário e cálculos de distância até os servidores disponíveis.

Exemplos de serviços de CDN

Existem diversos serviços de CDN disponíveis no mercado. Alguns exemplos incluem:

  • CloudFront: serviço oferecido pela Amazon, ideal para quem já utiliza a infraestrutura da Amazon AWS.
  • CloudFlare: serviço popular utilizado por diversos sites na web, oferece CDN e outras ferramentas.
  • GoCache: serviço utilizado pela Yogh Cloud, que melhora a performance do seu site. Para mais informações, acesse o site da Yogh e procure pelo Yogh Cloud Host.

Serviços adicionais oferecidos por uma CDN

Além do armazenamento de cache, algumas CDNs oferecem serviços adicionais, como proteção contra ataques DDoS. Quando a CDN identifica um IP fazendo múltiplos acessos simultaneamente, ela bloqueia esse IP para evitar sobrecargas no seu site.

Impacto da melhoria de performance do seu site

Ao utilizar uma CDN e melhorar a performance do seu site, você traz diversos benefícios para o seu negócio. Uma loja online, por exemplo, terá menores chances de perder vendas se o processo de compra for rápido e eficiente. Além disso, a performance do seu site influencia nos resultados de SEO, pois sites lentos são penalizados pelos mecanismos de busca.

Por isso, é importante avaliar como a queda de visitas e vendas está afetando o seu negócio e buscar maneiras de melhorar a performance do seu site. A instalação de uma CDN é uma ótima opção para isso, pois traz benefícios significativos para os usuários e para a visibilidade do seu site.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você entender o que é uma CDN e como ela pode melhorar a performance do seu site em WordPress. Caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda, entre em contato conosco da Yogh, estamos aqui para te auxiliar!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta