Smush: um plugin para otimizar as imagens do WordPress

Você sabia que as imagens usadas em seu WordPress podem afetar a sua otimização? Clique aqui e saiba tudo sobre o Smush, um plugin para otimizar imagens

Plugins WordPress

Atualizado em 11/05/2021

Quer melhorar o tempo de carregamento do seu site? A otimização de imagens pode te ajudar neste processo. Por isso, no post de hoje, você vai conhecer mais a fundo o Smush, um plugin para otimizar imagens.

Um site otimizado carrega rapidamente as páginas, proporciona uma nova e melhor experiência para seus usuários. Com a otimização, você tem mais chances de ver o seu site indexado no Google ou em outros mecanismos de busca e ainda aumentar seu tráfego e as conversões.

Além disso, a otimização também pode auxiliar na diminuição do índice de desistência de acessos em seu site. De acordo com uma pesquisa feita pela Akamai em 2016, 47% dos usuários esperam que a página de um site carregue por completo em apenas dois segundos. 

Estes dados mostram que os usuários estão cada vez mais exigentes, ou seja, se o seu site demorar para carregar, o usuário sairá do seu site e irá buscar o produto ou informação desejada em outra página. 

Atualmente, o Google também recomenda que o tempo de carregamento de uma página deva ocorrer entre 0,5 e 2 segundos.

Neste momento, você deve estar se perguntando: Qual a relação destes dados com as imagens que eu coloco em meu site? A resposta é simples: quando o assunto é otimização, a imagem escolhida por você pode ser um vilão!

Como uma imagem pode afetar a otimização do seu WordPress?

O tamanho da imagem escolhida e até mesmo o seu formato pode afetar a otimização do seu site em WordPress ou WooCommerce. Toda imagem que é inserida em seu site gera uma nova requisição, por isso, é importante que você analise quais imagens são realmente atrativas para o seu site e quais devem ser removidas.

Como otimizar imagens com o plugin Smush

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Prestar atenção no formato e no tamanho de cada imagem que integrará o seu site, além da remoção de imagens desnecessárias fará a diferença na otimização do seu site.

Ainda não sabe qual é o tamanho e o formato ideal para as imagens? Confira o artigo:  Tamanho de imagens no WordPress: saiba como definir a dimensão ideal.

Agora que você já sabe como as imagens inseridas em seu WordPress podem afetar a otimização, é hora de conhecer um plugin que será seu aliado na hora de otimizar as imagens.

Smush: um plugin para otimizar imagens

Uma imagem vale mais que mil palavras. O ditado é antigo, mas nos faz refletir sobre a impressão que uma imagem pode causar em um espectador quando vista pessoalmente ou em usuário quando vista pela internet.

Para causar uma boa impressão, além de ter um bom ângulo, uma imagem ou arte precisa ter uma boa qualidade, não é mesmo? Imagens de boa qualidade costumam se transformar em um arquivo pesado! E arquivos pesados afetam a otimização!

Mas nada de entrar em pânico! Pois é exatamente neste momento que o plugin Smush poderá te ajudar. Este plugin é capaz de redimensionar as imagens sem afetar a qualidade.

Smush - plugin para otimizar imagens do WordPress

Quer fazer o download deste plugin? O Smush é um plugin gratuito que possui mais de 1 milhão de instalações ativas e está disponível para download no repositório oficial do WordPress

Conheça algumas funções do Smush:

  • Redimensionamento de imagens: com o Smush, você poderá definir a largura a altura ideal para suas imagens. 
  • Compressão sem perdas: as imagens serão otimizadas sem perder qualidade. 
  • Processamento de imagens: o plugin tem a capacidade de processar e otimizar arquivos nos formatos PNG, JPEG e GIF.
  • Otimização sem limites: com este plugin, você não tem um limite máximo de imagens que poderão ser otimizados diariamente, mensalmente ou anualmente. Desde que as imagens tenham um tamanho máximo de até 5MB. 
  • Detecção de imagens incorretas: este plugin tem a capacidade de fazer uma varredura em todo o seu site em busca de imagens que estão fora dos padrões ideais. 
  • Otimização automatizada: depois de configurado, o plugin fará a otimização de todas as imagens no momento em que você for realizar o upload.
  • Lazy Loading: o plugin também disponibiliza a função lazy loading. Com esta função, as imagens incluídas nas páginas só carregarão no momento em que o usuário se aproximar de cada uma delas.

Além da versão gratuita, o Smush também oferece uma versão PRO com outros complementos adicionais.

Confira alguns benefícios do Smush para o seu WordPress

Ao utilizar um plugin de otimização de imagens, você ocupará menos espaço com imagens em seu servidor. O espaço livre poderá ser utilizado para outras funções desempenhadas pelo seu WordPress.

Vale salientar que a otimização também traz um aumento na velocidade de carregamento da página e ainda permite que o usuário que costuma acessar a sua página por meio de um dispositivo móvel tenha economia de dados.

Além disso, a otimização poderá melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca e proporcionar uma melhor experiência de navegação para os seus usuários.

Conclusão

Ao longo deste artigo, você pôde conhecer mais a fundo a importância de otimizar as imagens que são utilizadas em seu site e como elas podem afetar a performance do seu WordPress. Neste post, você também conheceu as funções e benefícios de utilizar o plugin Smush para otimizar imagens.

Você sabia que a otimização de imagens é uma das técnicas de SEO para turbinar o seu WordPress? Quer saber mais sobre SEO? Confira o artigo: Como usar Branding e SEO para turbinar seu WordPress.

Mas agora, nós queremos saber de você: Já usa o Smush para otimizar imagens? Você considera este um bom plugin? Conte-nos sobre sua experiência com este plugin nos comentários.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer o plugin Smush.

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta