Como usar Branding e SEO para turbinar seu WordPress

Quer ter a sua marca na primeira página do Google e outros mecanismos de busca? Clique aqui e confira dicas valiosas de Branding e SEO para turbinar o seu WordPress

SEO para WordPress

Atualizado em 11/05/2021

Você quer ver o seu site na primeira página do Google e outros mecanismos de busca? Neste post, você aprenderá o que é e de que forma usar as técnicas de branding e SEO para turbinar o seu WordPress. 

Além de dicas valiosas sobre marketing, você também conhecerá dois plugins voltados para SEO. São eles que te guiarão neste longo caminho entre a produção de conteúdo e a divulgação de um post que te permitirá aparecer na primeira página do Google e outros mecanismos de busca.

O que é branding? 

Antes de mais nada, vamos conhecer o que é branding e como esta estratégia de marketing pode ajudar a alavancar o seu negócio.

Ao abrir uma empresa, você precisará criar uma marca que identificará e diferenciará sua empresa, seus produtos ou seus serviços.

O branding é uma estratégia de marketing que te auxiliará a gerir e planejar ações para a sua marca, que vão desde a criação do nome da sua empresa, identidade visual, como logo, cores utilizadas, seu slogan e posicionamento nas mídias digitais e offline.

Uma vez posicionado no mercado, o branding poderá ser seu braço direito para traçar novas metas e monitorar o que já está sendo feito para que sua marca continue sendo relevante para o ambiente onde está inserida.

Por que é importante estar na internet?

Antes de adentrar ao mundo do SEO, é hora de você entender por que é tão importante que a sua marca, o seu produto ou serviço esteja presente na internet! 

Se os seus clientes estão na internet, você também deve estar. Um bom site pode fazer a diferença no seu negócio. Para divulgar sua marca, produtos e serviços, você também pode se utilizar da mídia offline, como rádio, televisão e outdoor ou mídia online, como sites, portais, Google ADS e muito mais.

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No momento em que você for fazer o planejamento financeiro anual ou semestral para a sua empresa, lembre-se de destinar uma verba para investir em divulgação. 

Leia mais: Por que e como anunciar no Google AdWords? 

Origem dos visitantes: você sabe de onde vem o seu tráfego?

Maioria da população utiliza o Google como mecanismo de busca na hora de navegar pela internet

Dados da Adobe Digital Insights mostram que em 2017, 77% do tráfego online via smartphones tinha como origem a busca do Google.

Já os dados levantados pela Conversion revelam que 56% do tráfego dos sites brasileiros são oriundos de uma busca online, sendo que 97% destas visitas ocorrem por meio do Google.

É neste momento, que você deve se perguntar: Qual foi o último dia que usou a internet sem fazer uma busca? Provavelmente, você deve ter chegado até aqui porque fez uma busca relacionada ao tema deste post.

Portanto, os mecanismos de busca são as principais fontes de tráfego da internet e logo, a principal fonte de audiência da sua marca.

Por isso, é importante que você saiba de onde vem o seu tráfego e onde vale a pena investir. Para isso, você pode usar uma ferramenta chamada Google Analytics. 

Leia mais: Faça sucesso com seu site WordPress ao utilizar Google Analytics

Utilizando o SEO para promover sua marca

Você acabou de saber que as pessoas usam os mecanismos de busca para chegar até você. Neste momento, você deve estar se perguntando: Como faço para aparecer na primeira página do Google ou outros mecanismos de busca?

Para que os mecanismos de busca encontrem você no meio de milhares de outras marcas do mesmo segmento, você pode utilizar as técnicas de SEO para conquistar a audiência do Google e outros mecanismos de busca de forma orgânica. 

Uma marca bem posicionada no Google ou em outros mecanismos de busca aumentará o tráfego e poderá atrair mais leads e gerar mais conversões para o seu WordPress ou loja virtual WooCommerce.

Mas além de utilizar todas as técnicas de SEO, você precisa estar atento a outros fatores, como:

  • Produção de conteúdos de qualidade que te tornem referência em um determinado segmento definido por você;
  • Possuir um site seguro e otimizado.
  • Ter um site responsivo, pois com ele, seus usuários terão uma melhor experiência ao navegar pelo seu site.

Técnicas de SEO para turbinar o seu site

Técnicas de Branding e SEO para WordPress

Título: na hora de montar o seu post, escolha um bom título, afinal, é o título que será o responsável por atrair usuários ou leitores para o seu conteúdo.

Palavra-chave: preste atenção na hora de escolher a palavra-chave, pois é por meio dela que o usuário chegará ao seu site. Veja este exemplo de título: “WooCommerce é a plataforma mais popular do mundo. Neste caso, o artigo irá tratar sobre o plugin WooCommerce e sua popularidade. Então, WooCommerce pode ser a palavra-chave. Sempre que as pessoas buscarem por WooCommerce ou popularidade do WooCommerce, os mecanismos de busca podem direcionar para este conteúdo publicado.

Meta-description: A Meta Description é outro ponto que deve receber atenção. A Meta Description aparece logo abaixo do título do seu conteúdo. Quando alguém pesquisa algum termo no Google e ele estiver nesta descrição, a chance do usuário clicar neste link aumenta consideravelmente. Neste espaço, opte por fazer um texto bem atrativo que estimule novos usuários a clicar neste link.

Subtítulos: para tornar a leitura mais atrativa e menos cansativa, utilize subtítulos.

Textos em negrito: você pode utilizar a função negrito para chamar a atenção do leitor, mas sem exageros.

Otimização de imagens:  Além de estar no tamanho ideal, é preciso renomear corretamente na hora de salvar cada imagem, veja o exemplo: wordpress-nova-versao. Isso mesmo, todas as letras minúsculas, sem acento e espaço e com hifens entre as palavras.

Após renomear e inserir em seu conteúdo, é hora de atribuir um título à imagem. O título escolhido é lido pelo Google e auxilia na indexação do seu conteúdo. Você também deve acrescentar um texto alternativo, que é utilizado para descrever o conteúdo de uma imagem. Nestes dois campos, é importante que você tente incluir a frase ou palavra-chave escolhida.

Links internos: aproveite para acrescentar links internos, ou seja, outros links que contenham mais conteúdos que estão inseridos em seu site. Além de ajudar na indexação, você fará com o que usuário permaneça por mais tempo em seu website.

Plugins de SEO

Quando o assunto é SEO, há dois plugins bem populares: o Yoast SEO e o All One SEO Pack.

Yoast SEO

O Yoast SEO é um plugin gratuito que está disponível para download no repositório oficial do WordPress. Após instalar este plugin, ele será responsável por avaliar cada conteúdo produzido em suas páginas e posts. Em seguida, após a avaliação ele apresentará uma lista de itens, incluindo o que já está bom e o que precisa ser melhorado com base nas técnicas de SEO.

Além da versão grátis, o Yoast SEO também possui uma versão premium. Para utilizar a premium, você precisa adquirir um plano.

All One SEO Pack

O All One SEO Pack é um outro plugin gratuito disponível para download no repositório oficial do WordPress. Com mais de 2 milhões de instalações ativas, ele possui uma interface intuitiva, onde você poderá configurar a palavra-chave, a descrição que ficará em destaque no Google e muito mais.

Quer saber mais sobre branding e SEO para o seu WordPress?

Neste mês de setembro de 2020 foi realizado mais um Joinville WordPress Meetup, desta vez, em uma versão online. O tema desta edição foi “O WordPress como aliado para Branding e SEO”.

Live com Charles Muller sobre "WordPress como aliado para Branding e SEO"

Por isso, se você quer saber mais sobre este tema que pode ajudar a alavancar o seu site ou loja virtual, é só assistir a live que contou com a participação de Charles A. Müller, profissional de marketing com mais de 20 anos de experiência, usuário do WordPress desde 2006 e auditor de SEO.

Além de assistir, você pode aproveitar para deixar suas dúvidas sobre Branding e SEO nos comentários.

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Até a próxima!

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