Como a hospedagem afeta o SEO do seu site? 

Se você quer figurar na primeira página do Google, saiba que a hospedagem faz toda a diferença nos resultados. Entenda como a hospedagem afeta o SEO do seu site

Hospedagem

Atualizado em 06/02/2024

Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe que SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas para aprimorar o seu conteúdo e permitir que o Google e outros mecanismos de busca o encontrem com mais facilidade. Desta forma, suas chances de aparecer na primeira página do Google e ter ainda mais acessos aumentam.

Mas, você já se perguntou: como a hospedagem afeta o SEO do seu site?

Apesar da hospedagem não fazer parte das técnicas de SEO mais comuns, como escolha da palavra-chave, meta-descrição e outros. Ela também é fundamental para que as estratégias de SEO possam ser um sucesso!

Como a hospedagem afeta o SEO do seu site?

Vamos ver agora os 6 principais pontos de como a hospedagem afeta o SEO do seu site WordPress.

Desempenho: 

Quando se trata de SEO, a experiência do usuário é fundamental, por isso, garantir que o seu site os recursos nele dispostos possam carregar rapidamente é de extrema importância.

Segurança:

Este ponto é importante não só na vida real, mas também no mundo digital. Uma boa hospedagem engloba camadas de segurança, como a implementação do certificado SSL que atua na criptografia dos dados trocados entre o navegador do usuário e o servidor. Além disso, o Google emite alertas quando um site não possui o certificado e pode impedir a navegação do usuário em um site inseguro.

Serviço de hospedagem: 

Qual é o tipo de hospedagem do seu site em WordPress? Atualmente, são várias as opções disponíveis no mercado. Entre as mais comuns estão a hospedagem compartilhada e cloud. A hospedagem compartilhada como o nome já diz, o seu site compartilhará o mesmo servidor com outros domínios o que pode deixar seu site lento ou até mesmo fora do ar.

Já na hospedagem dedicada, isso não acontece, pois todos os recursos disponíveis em seu servidor são apenas para o seu WP. Ou seja, é importante que sua hospedagem possa acompanhar o crescimento do seu negócio digital.

Camada de cache e CDN: 

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Juntas, essas camadas permitem que o conteúdo estático das suas páginas seja entregue com mais agilidade para o usuário

Monitoramento de uso de recursos: 

Anteriormente, você viu como é importante ter uma hospedagem que acompanha o desempenho do seu site. Pois é, ao contratar o serviço de hospedagem, observe se ele oferece o monitoramento de uso do recurso. 

Quando você adquire um plano de hospedagem, automaticamente você compra uma série de recursos para seu site. Garantir que haja esse monitoramento, é fundamental para evitar possíveis sobrecargas e ainda ter tempo para executar ajustes se houver necessidade.

Downtime ou Uptime: 

Por fim, mas não menos importante está o monitoramento de uptime (tempo de atividade do servidor) e downtime (tempo de inatividade do servidor). 

Esse monitoramento acompanha o tempo que o seu site se mantém online ou fora do ar. Com ele, é possível atuar com agilidade em caso de problemas. 

Mas lembre-se, as taxas de uptime devem ser sempre mais altas do que as taxas de downtime.

    Hospedagem não é tudo igual?

    A resposta é não! O serviço de hospedagem pode até ser comum! Afinal, o site ou loja virtual precisa da hospedagem para ganhar vida! Mas assim, como supermercados, clínicas e até postos de combustíveis não são iguais, apesar de oferecerem serviços similares, o serviço de hospedagem também possui diferenças.

    Por isso, se você está buscando uma boa hospedagem. Fique atento aos serviços que elas oferecem e se eles estão de acordo com as suas estratégias de marketing e conteúdo.

    Na Yogh, o serviço de hospedagem é personalizado, de acordo com as necessidades do seu negócio.

    Conclusão

    Esperamos que com essas dicas, você consiga levar seu site para um outro nível e que seu conteúdo, produto ou serviço possa figurar nos primeiros resultados do Google.

    Lembre-se que se não inúmeros fatores que podem afetar o SEO do site e apesar de não ser um tópico tão falado, ela é um ponto mais que essencial para garantir uma boa experiência de navegação para os seus usuários e clientes.

    Se tiver mais dúvidas sobre esse assunto, deixe nos comentários ou ainda confira o canal da Yogh no YouTube. Por lá, você encontra uma série de tutoriais que vão te ajudar a entender melhor como aproveitar ao máximo o seu WordPress.

    Até o próximo artigo.

    Que tal receber nosso conteúdo por email?

    Quer receber nossas novidades por e-mail?

    Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

    Deixe uma resposta