Servidor compartilhado, dedicado e cloud – Descubra a melhor opção para seu site WordPress

Já ouviu falar sobre servidor compartilhado, dedicado e cloud, mas não tem nenhuma ideia da diferença entre eles? Nós explicamos para você. Confira a definição de cada servidor e as possibilidades que cada um deles oferece:

Hospedagem

Atualizado em 25/05/2023

Para que seu site seja bem-sucedido, além de ter um bom CMS, é essencial também ter o tipo certo de servidor hospedagem. A importância da escolha do servidor tem a ver com muitos fatores, entre eles, a velocidade de carregamento e escalabilidade para seu tráfego. Neste artigo veremos a respeito de três tipos: servidor compartilhadodedicado e cloud.

Neste momento, talvez você deva estar se perguntando: por que preciso saber sobre as diferenças entre os tipos de servidor? A resposta é simples: o tipo de hospedagem que você escolher fará toda a diferença no seu projeto virtual. Por isso, é importante que você preste atenção em cada tipo de hospedagem e avalie se ela será a ideal para o seu site.

Mas antes vamos entender o que um servidor de hospedagem faz e como ele faz toda a diferença em seu site.

O que um servidor de hospedagem faz?

Servidor compartilhado, dedicado e cloud - datacenter

Antes de falarmos sobre servidor compartilhado, dedicado e cloud, precisamos entender, mesmo que de uma maneira geral, o que é um servidor e o que ele faz.

O termo “servidor” é muito abrangente, pois, existem vários tipos e funções específicas para cada um destes tipos de servidor. Alguns exemplos de servidores que existem: servidor de impressão, servidor de email, servidor de sistema, servidor de arquivos, servidor hospedagem (neste caso, focaremos em servidor hospedagem).

Servidor, basicamente, é um computador de alto desempenho que tem a função de oferecer serviços para outros computadores.

A forma mais fácil de compreender é perceber o servidor como um cérebro. Assim como nosso corpo e seus membros necessitam dos comandos enviados pelo cérebro para executar suas funções, um site precisa de um servidor. O servidor hospedagem faz todo o trabalho de identificar e converter os dados online em palavras e imagens, assim como, distribuir estas informações na internet. Ou seja: seu site será visível e acessível para muitas pessoas por meio de um servidor hospedagem.

Imagine a seguinte situação: você acabou de voltar de viagem e possui vários arquivos – fotos, vídeos, documentos – salvos em seu computador. Estes arquivos só podem ser vistos por você pois estão armazenados em seu computador. Se você quer mostrar os registros de sua viagem para outras pessoas é necessário enviar estes arquivos para estas pessoas, não é mesmo?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Agora pense que um servidor hospedagem faz o trabalho de enviar todos os seus arquivos (neste caso, seu site) e tornar disponível para milhares de pessoas acessarem.

Dessa forma, ao invés de ter que enviar arquivos complexos para que seu site seja visualizado, você poderá fazer isso por meio de uma URL. Por exemplo, a URL do WordPress é www.wordpress.org

Tipos de servidores de hospedagem para WordPress

Tentaremos mostrar de forma compreensiva em que situação cada tipo de servidor é melhor recomendado e suas definições. Eles podem parecer similares, porém, diferem em alguns aspectos fundamentais.

Ao pensar sobre qual é o tipo certo de servidor para o seu site ou qual hospedagem escolher, é interessante ter em mente o conteúdo de seu site. A quantidade de espaço que ele exige, o número de recursos que estão configurados, o orçamento que você tem separado para este serviço. Estes tipos de informações são essenciais para identificar o melhor servidor para seu site.

Vamos ver agora as definições de 3 servidores:

Servidor compartilhado – popular e barato

Como o próprio nome já diz, o servidor compartilhado é partilhado por uma rede de usuários. Ou seja: o espaço e recursos são repartidos com vários clientes – espaço em disco, CPU, memória e banda de internet.

A hospedagem compartilhada é a mais clássica e mais popular, porém limitada. É mais recomendado para websites simples e que não exigem aplicações complexas ou que não possuem muitas requisições em banco de dados, dessa forma, não exigindo tanto do servidor.

Lembra da viagem e das fotos? Agora imagine que durante a viagem você ficou em um hostel. Lá você teve que dividir quarto, a cozinha e as facilidades do local com outras pessoas. Basicamente, é assim que uma hospedagem compartilhada funciona.

Vantagem do servidor compartilhado

Basicamente: o servidor compartilhado é muito fácil de utilizar. Não custa tanto e não é difícil de usar pois não tem nenhuma configuração complexa.

Desvantagem do servidor compartilhado

A principal desvantagem é que ao optar por um servidor compartilhado, você não tem nenhum controle sob o servidor ou a performance dele. Para quem possui um conhecimento mais técnico de como servidores funcionam e tudo que podem fazer, essa solução restringe bastante as possibilidades.

Servidor dedicado – mais controle e maior custo

O servidor dedicado é o que dá a você controle sob todos os recursos oferecidos. Em um servidor dedicado, você possui controle sob sua hospedagem, tem mais espaço e a recursos para lidar com seu site de maneira eficiente. Seu site também não divide espaço com mais ninguém. Ou seja: você não reparte recursos como memória e processamento.

Normalmente, sites de alto tráfego como portais de conteúdo muito visitados e sistema online como CRM, optam por esta solução já que os recursos são voltados especificamente para um cliente só, e não, uma rede de usuários. Porém entre as opções, é a que custa mais caro.

servidor compartilhado, dedicado e cloud - opção mais controle

Vantagem do servidor dedicado

Por meio de um servidor dedicado, você tem controle sobre tudo que acontece: desde cada detalhe de configuração até performance. Você é quem manda.

Desvantagem do servidor dedicado

A principal desvantagem é que como você possui controle sob seu servidor, se algo der errado, requer investimento recorrente em manutenções periódicas de performance e segurança. Nesta situação, o conhecimento técnico é extremamente necessário para que você possa ter o maior aproveitamento de um servidor dedicado. Além disso, no servidor dedicado, o processo de fazer o upgrade é muito mais complexo. Por ser uma máquina física, para alterar processador, memória, espaço em disco, é necessário desligar a máquina e fazer o upgrade do hardware. Sendo assim um procedimento muito mais demorado.

Leia mais: Saiba como escolher uma hospedagem de alta performance.

Servidor Cloud – acessível e funcional

Talvez das três opções, este seja o que ofereça mais praticidade e flexibilidade.  Então vamos lá: o que é um servidor cloud ou em bom inglês, Cloud Server?

Cloud Server é uma máquina virtual alocada numa nuvem computacional com um espaço dedicado para ela, e pode ser dinamicamente ou manualmente aumentada ou reduzida. Neste caso, a nuvem é uma estrutura computacional grande (com vários servidores físicos interconectados).

Para ficar mais fácil, imagine assim: você tem um servidor dedicado que pode ser dividido em vários pedaços, mas tem um limite que é a capacidade desse servidor. Se você interligar muitos servidores, você terá uma nuvem que você pode dividir infinitamente e dar pedaços diferentes para cada instância (Cloud Server). E se o espaço acabar, você conecta mais servidores e aumenta a capacidade da nuvem.

O servidor cloud é uma solução avançada, com preço acessível se comparado aos outros tipos de hospedagens.

Vantagem do servidor Cloud

Ele é, basicamente: o mais escalonável, eficiente e com um preço acessível dado aos recursos que oferece, já que você só paga pelo que utiliza. Além disso, você pode fazer um upgrade alocando mais recursos como memória, espaço de disco e processamento.  Você pode fazer tudo isso sem precisar migrar para um outro servidor e em um tempo ágil. Isto o torna uma solução flexível e extremamente útil.

Desvantagem do servidor Cloud

Assim como no dedicado, você precisa ter um conhecimento mais técnico sobre o funcionamento do servidor. Porque, desta forma, você pode aproveitar de forma plena todos os recursos que ele oferece.

Veja também: 5 erros mais comuns na hora de escolher uma hospedagem para site.

Afinal, qual o melhor servidor em WordPress?

A escolha depende de você. Cada vez mais tecnologias estão sendo aprimoradas para que a experiência do usuário seja melhorada. Para escolher a melhor opção de servidor para seu site, é necessário compreender quais são os recursos que seu site necessita e identificar qual é a solução que mais se encaixa a estas necessidades específicas.

Se você procura apenas por preço, o recomendando é escolher um bom fornecedor de hospedagem compartilhada para começar. E se você está em busca de uma hospedagem compartilhada com um preço acessível, mas que conta com um atendimento especializado e monitoramento ativo para garantir que seu site tenha performance e se mantenha funcionando, aproveite para conhecer o plano de hospedagem Yogh Cloud Básico.

Com esse plano, você terá tecnologia de ponta e uma equipe de especialistas em WordPress ao seu lado.

Mas caso seu projeto tenha um rápido potencial de crescimento, comece por um servidor Cloud (ou Cloud Server) para garantir um acesso fácil à escalabilidade à medida que o site for crescendo.

Se você já tem experiência com algum destes tipos de servidores, deixe seu comentário e a sua opinião: qual a melhor opção?

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

4 comentários

  1. José Geraldo

    Olá! Estou estudando sobre os tipos de hospedagens e este artigo confirma sobre o Servidor Cloud. Mais barato em comparação aos outros servidores e também com qualidade incomparável. Vale a pena conferir. Abraço!

  2. x tudo da web

    Tudo muito bem explicado, com toda certeza a dedicada é muito potente, aqui em nossa pequena agência estamos usando vps para nós e também para clientes. E está tudo ok. Mas acredito que faremos um teste com o server dedicado também.

Deixe uma resposta