Tamanho de imagens no WordPress: saiba como definir a dimensão ideal

A escolha do tamanho de imagens no WordPress afeta a qualidade da imagem e a velocidade do seu site. Por isso confira no texto algumas dicas para você.

Otimização de Performance

Atualizado em 10/06/2022

Tamanho de imagens no Wordpress

Antes de começarmos a falar sobre tamanho de imagens no WordPress, é importante conhecer os formatos mais usados na internet. Os três formatos de imagem mais comuns usados no mundo ​​online são JPEG, PNG e WebP.

Devido ao seu tamanho de arquivo menor e alta qualidade para fotos e imagens com muitas cores, o JPEG é o formato preferido na maioria dos casos. Já o PNG funciona melhor com imagens coloridas limitadas, como gráficos de ícones e desenhos de linha.

Já o WebP é um novo formato de arquivo de imagens que tem ganhado popularidade, especialmente porque este formato deixa o arquivos de 25% a 34% menores do que outros tamanhos, como PNG e JPEG. Além disso, a redução de tamanho não afeta a qualidade.

A escolha do formato certo para a sua imagem é importante pois afeta a velocidade do seu site.

Leia também: Guia de imagens – onde encontrar as melhores imagens para suas publicações e newsletters

Como escolher o formato de imagem adequada?

A regra básica para escolher o formato certo é JPEG para fotos, PNG para gráficos, simples assim. Se a sua imagem estiver cheia de cores e tiver diferentes texturas e gradientes, é indicado salvar como JPEG. Se for um logotipo, texto ou cores planas por exemplo, salve-o como PNG.

O que acontece se você escolher o formato errado?

A olho nu, nada demais. Você pode salvar uma foto como PNG ou um gráfico como JPEG e não conseguir distinguir a diferença. Mas, na hora de comprimir a imagem você pode ver as diferenças e o resultado não ser tão bom assim.

A importância da compactação de imagem

Toda imagem que você carrega no seu site deve ser compactada para reduzir seu tamanho geral sem afetar sua qualidade. Caso contrário, isso prejudicará a velocidade do seu site, o que afeta a experiência do usuário e faz com que visitantes frustrados abandonem sua página da web. Por isso é tão importante saber qual é o melhor tamanho de imagens no WordPress.

Tamanho de imagens no WordPress
Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Quando um usuário visita seu site, seu dispositivo precisa fazer o download de imagens para que fiquem visíveis. Quanto maior o tamanho do arquivo, mais tempo leva para o download de um arquivo de imagem, tornando o site inteiro mais lento.

De acordo com pesquisas realizadas no ano de 2019, 47% das pessoas esperam que seu site seja carregado em menos de 2 segundos. E 40% o abandonarão se demorar mais de 3 segundos.

O tamanho de imagens no WordPress também é importante para o SEO. O Google usa o tempo de carregamento como fator ao classificar as páginas em seu mecanismo de pesquisa. Quanto mais lenta a página, menor será o desempenho nos resultados da pesquisa.

Leia também: 5 ferramentas para melhorar imagens para seu site WordPress

Como compactar imagens?

A compactação de imagem encontra o equilíbrio entre tamanho e qualidade do arquivo para melhorar a experiência do usuário. E você pode fazer isso de inúmeras formas, como através de plugins como WebP Express para converter imagens para WebP.

Agora se você deseja apenas compactar imagens, sem realizar as conversões, você pode utilizar um site que converte imagens online, como TinyJPG.

Quer saber mais sobre compactação de imagens? Leia o post: entenda como as imagens podem afetar a otimização do seu site.

Tamanhos de imagem no WordPress, conheça:

O tamanho da sua imagem em pixels, o tamanho do arquivo e o design é tão importante quanto a velocidade quando se trata da experiência do usuário. Felizmente, o WordPress tem uma maneira de processar imagens para evitar problemas com imagens que estão fora do padrão da plataforma.

Sempre que você carrega uma nova imagem, o WordPress gera três versões adicionais em tamanhos diferentes: miniatura, média e grande. Sua imagem original permanece como uma opção em tamanho real.

Tamanho de imagens no WordPress

Existem alguns motivos para isso acontecer: primeiro, para facilitar e você não precisar redimensionar manualmente as imagens e, segundo, para garantir que a imagem esteja em tamanho ideal para diversos tipos de local. Por exemplo, a imagem usada em uma miniatura de postagem do blog na sua página inicial será menor que a imagem necessária para o cabeçalho da postagem do blog.

Conheça os tamanhos de imagens no WordPress que são pré-determinadas pela plataforma:

  • Tamanho da miniatura (quadrado de 150 px)
  • Tamanho médio (largura e altura máx. De 300 px)
  • Tamanho grande (largura e altura máximas de 1024 px)
  • Tamanho total (tamanho da imagem original / original que você enviou)

Também conheça o tamanho de imagens no WordPress recomendados para cada objetivo:

  • Postagens do blog: 1200 x 630px
  • Imagens de heróis (imagens em tela cheia) : 2880 x 1500px
  • Imagem de recurso em paisagem: 900 x 1200px
  • Imagem de recurso em retrato: 1200 x 900
  • Apresentação de slides em tela cheia: 2800 x 1500px
  • Imagens da galeria: 1500px x largura automática

Agora que você conhece os tipos de imagens e quais são os tamanhos de imagens no WordPress ideais, chegou a hora de saber como alterar o tamanho de imagens no WordPress.

Tamanho de imagens no WordPress

Os tamanhos de imagem no WordPress não são definidos de uma maneira fixa. Se as configurações padrão não se ajustarem ao que você precisa, você poderá facilmente editar seguindo os seguintes passos:

  • Navegue para o painel de administração do WordPress
  • Vá para Configurações – Mídia
  • Em Configurações de mídia, edite as dimensões de largura e altura para se adequar aos seus valores
  • Clique em Salvar alterações para confirmar

Normalmente a maioria dos projetos que envolvem a criação e desenvolvimento de um site são atendidos pelo tamanho de imagens no WordPress padrão. Ou seja, as configurações do WordPress atenderão às suas necessidades. Mas, se o design do seu site exigir tamanhos de imagem diferentes, use as informações desse texto para alterar as dimensões das suas imagens sem que nada atrapalhe o seu desempenho.

Se você gostou do nosso artigo e acha que ele pode ajudar outras pessoas a entenderem um pouco mais sobre o tamanho de imagens no WordPress, compartilhe em suas redes sociais.

Nos vemos em breve!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

5 comentários

Deixe uma resposta