CDN para WordPress – Melhore a performance de seu site WordPress

Você quer melhorar a performance do seu site em WordPress mas não sabe por onde começar? Nos próximos dias vamos trazer algumas dicas especialmente para você. Para começar vamos falar de CDN. Já ouviu falar? Se não, nós explicamos para você. Dá só uma conferida:

Otimização de Performance

Atualizado em 02/05/2016

Existem diversas medidas que você pode aplicar para otimizar seu site. Nos próximos dias nosso blog dará dicas para melhorar a performance de seu site WordPress. De maneira geral, as vantagens de ter um site otimizado são diversas: rapidez no carregamento das páginas, facilidade de navegação e resultados mais eficientes, para citar algumas. Entre as soluções para melhorar a performance de seu site WordPress é ter um serviço de CDN (Content Delivery Network). Neste artigo veremos o que é, qual sua função, e também, quais serviços de CDN são mais utilizados para site em WordPress.

O que é CDN – Content Delivery Network?

CDN – ou Rede de Fornecimento de Conteúdo – é um sistema de computadores interligados em rede distribuídos por servidores implantados em vários data centers (ambiente projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, e sistemas ativos de rede) que cooperam para fornecer conteúdo. Basicamente, é uma maneira de distribuir conteúdo estático na web (imagens vídeos, arquivos de documentos, folha de estilos CSS, scripts) de forma mais rápida. Com este tipo de tecnologia existe a garantia de melhor desempenho, e consequentemente, melhor experiência para seus usuários.

CDN - Como o conteúdo é distribuído com e sem CDN

Na imagem acima podemos visualizar a distribuição de conteúdo sem e com CDN.

Hoje os CDNs servem uma grande parcela  do conteúdo da internet. Uma das principais características deste serviço está no fato que ele distribui o conteúdo por geolocalização. Ou seja: servidores são colocados estrategicamente em vários lugares ao redor do mundo para entregar o conteúdo específico para os usuários mais próximos. Por exemplo, se seu site está hospedado nos EUA, o que é muito comum, por meio de uma CDN você pode fazer com que seu conteúdo estático (que geralmente representa pelo menos 60% do que o navegador do usuário irá baixar) seja servido diretamente pela CDN, através dos servidores da CDN aqui mesmo do Brasil.

Serviço de CDN para WordPress

Hoje existem diversos serviços de CDN para melhorar a performance do seu site WordPress.  As vantagens em utilizar usar uma Rede de Fornecimento de Conteúdo para seu site em WordPress são diversas. Com CDN você:

  • Economiza custos de transferência de banda de internet do seu servidor de hospedagem;
  • Aumenta a rapidez e escalabilidade do seu site;
  • Eleva a classificação nos motores de busca;
  • Poupa recursos do servidor para a transferência do conteúdo estático, deixando mais recursos livres de memória e processamento;
  • Previne a sobrecarga do servidor e eventuais quedas em picos de acesso.

Nós separamos alguns serviços de CDN para WordPress que melhoram a performance de seu site. Confira:

1. CloudFlare

Um dos serviços de CDN mais populares é o CloudFlare. Ele funciona da seguinte forma: ele cria uma cópia em cache do seu site e faz a distribuição para diversos servidores ao redor do mundo. Desta maneira, a carga do servidor que você utiliza é reduzida e a velocidade do carregamento de suas páginas aumenta em até 30% acima do normal. Além disso, de acordo com estatísticas, o CloudFlare utiliza até 60% menos de transferência mensal e tem 65% a menos de requisições no servidor. Outra vantagem é que mesmo que o seu servidor de origem falhe, seu site permanece online . O CloudFlare também garante a proteção contra ataques maliciosos.

Ele também possui um plugin de mesmo nome que facilita a integração do serviço em seu site WordPress.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Outro aspecto legal é o número de data centers espalhados ao redor do mundo (até o momento são 77 centros de dados). No Brasil, o data center do CloudFlare fica em São Paulo. Veja abaixo com mais detalhes as cidades que o CloudFlare possui data centers:

CDN - CloudFlare datacenter

2. Photon – JetPack

Outro serviço de CDN popular entre os usuários de WordPress é o Photon, que faz parte do JetPack. O Photon é um serviço de aceleração e edição de imagens, que possibilita menos carga no seu servidor e imagens mais rápidas para os leitores de seu site.

O Photon funciona da seguinte maneira:

  • Filtra conteúdos, não alterando informações no banco de dados;
  • Age apenas sob imagens em posts, páginas e imagens destacadas;
  • Aplicável em posts antigos e novos;
  • Fácil para habilitar e desabilitar.

CDN - Photon Jetpack

Além disso, ele determina as dimensões das imagens após verificar os atributos de largura e altura. Dessa maneira, ele disponibiliza a imagem redimensionada conforme estas dimensões. Ao mexer nas imagens para acelerar o carregamento, argumentos de largura e altura são removidos para evitar a distorção das imagens quando redimensionadas. Este tipo de função é extremamente importante quando há troca de temas e o novo tema é mais estreito que o anterior. Entre as vantagens está o redimensionamento automático de imagens que não excedam a largura que o tema de seu site permita.

Basicamente, o Photon é uma opção extremamente útil para que suas imagens sejam otimizadas em seu site WordPress.

3. MaxCDN

Outra opção popular é o MaxCDN. Ele possui 19 data centers espalhados pelo mundo, sendo 8 nos Estados Unidos, 5 na Europa, 1 na América do Sul (localizado em São Paulo) e 5 na Ásia. Confira abaixo:

CDN - MaxCDN datacenters

Data centers MaxCDN

Uma de suas características principais é que a rede é controlada pelo usuário. Como eles mesmo dizem “Nós construímos e mantemos, mas você tem o controle”. Por meio do Painel de Controle o usuário pode instantaneamente gerar relatórios de uso, mudar a forma como o conteúdo é armazenado em cache em cada local, além de ter funções para proteger seu servidor primário.

Eles também disponibilizam uma equipe de suporte 24 horas e outras funções avançadas que garantem o maior controle e mais rapidez de seu site.

4. Amazon CloudFront

O serviço de CDN disponibilizado pela Amazon, Amazon CloudFront, se integra aos produtos da Amazon Web Services. Por meio do CloudFront é possível distribuir conteúdo aos usuários finais com baixa latência e alta velocidade de transferência de dados. Entre os recursos, estão:

  • Distribuição de conteúdos dinâmicos, estáticos, streaming e interativo;
  • Otimizado para operar com outros produtos da Amazon Web Service;
  • Funciona com qualquer servidor de origem que não seja AWS;
  • Rede global com pontos de presença nos EUA, Austrália, Europa, Ásia e no Brasil, em São Paulo;
  • Responde automaticamente à medida que a demanda aumenta ou diminuiu sem a necessidade de alguma intervenção de sua parte;
  • Rede monitorada constantemente para melhorar o desempenho e durabilidade.

CDN - Amazon CloudFront

Melhorar a performance de seu site WordPress com CDN é uma boa decisão

Como percebemos acima os serviços de CDN trazem inúmeras vantagens para seu site em WordPress. Escolher um bom serviço de CDN fará uma grande diferença na performance de seu site, possibilitando que seu conteúdo alcance mais pessoas.

Para escolher qual serviço de CDN é o melhor para otimizar seu site, um dos principais aspectos que devem ser levados em consideração é a localização dos data centers. No Brasil, um dos mais utilizados é o CloudFlare porque existe um data center em São Paulo. Dessa forma, é melhor localizado para sites brasileiros. Além disso, o CloudFlare tem um plano de entrada grátis, o que o torna ainda mais atrativo.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

2 comentários

Deixe uma resposta