YoghCast recebe Fellyph Cintra para falar sobre Otimização de Performance

O segundo episódio do YoghCast está no ar e tem como tema otimização de performance para WordPress. Aprenda agora mesmo como deixar o seu site mais rápido!

Otimização de Performance

Atualizado em 18/04/2022

O YoghCast é um podcast feito por especialistas em WordPress da Yogh para manter você muito bem informado sobre o mundo do WordPress e WooCommerce. E, nós temos uma boa notícia para você! 

O segundo episódio do YoghCast que tem como tema Otimização de Performance já está no ar! Neste episódio, você terá acesso a dicas incríveis de como deixar o seu WordPress mais rápido.

E mais, desta vez, o YoghCast tem um convidado para lá de especial, é ele: Fellyph Cintra, que participou da gravação diretamente de Portugal. 

Para enriquecer esta conversa, ao lado de Fellyph, estiveram a dupla de desenvolvedores da Yogh, André Ribeiro e Arielle Lucca.

Antes de saber mais sobre esse tema, é hora de conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Fellyph Cintra, que há anos contribui para o crescimento e fortalecimento do WordPress.

Ao longo dos 42 minutos, os convidados explicam o que é otimização de performance para WordPress e revelam quais os principais cuidados que você deve ter ao otimizar o seu site.

Conheça o convidado especial

Fellyph Cintra é natural de Caruaru, em Pernambuco, na região Nordeste do Brasil e foi em 2008 que ele teve seu primeiro contato com o WordPress ao criar um blog pessoal.

Em seu blog, ele documentava o que aprendia após a conclusão de sua faculdade. Depois de sua primeira experiência com o WordPress, Fellyph passou a se aventurar na plataforma para entender como ela de fato funcionava. Tudo começou quando ele decidiu testar as possibilidades de mudar a aparência do seu blog.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Neste mesmo ano, Cintra teve a oportunidade de trabalhar com o Blog Garotas Estúpidas comandado por Camila Coutinho. 

Após esta experiência, Fellyph teve a oportunidade de mudar para São Paulo, onde trabalhou com o WordPress em uma agência. Depois passou pelo UOL, participou como voluntário do WordCamp, organizou edições e viu o WordPress crescer e se desenvolver.

Em 2019, Fellyph também recebeu o título do Google Developers Expert, que é concedido a pessoas que possuem uma experiência exemplar em um ou mais produtos Google.

Agora que você já sabe como o nosso convidado especial contribuiu para o crescimento do WordPress, é hora de se aprofundar neste tema, que é tão amado por uns e deixa outros de cabelo em pé!

Otimização de Performance é o tema deste YoghCast!

Agora que você já sabe como o nosso convidado especial contribuiu para o crescimento do WordPress, é hora de se aprofundar neste tema, que é tão amado por uns e deixa outros de cabelo em pé!

Para começar a conversa, os participantes explicam quais os principais cuidados que você deve ter no seu WordPress quando o assunto é otimização de performance. Para eles, a otimização de performance é essencial para quem quer oferecer uma boa experiência de navegação para os seus usuários. 

Segundo Fellyph Cintra, o ideal é que seu site carregue em menos de 3 segundos. “Se passar destes 03 segundos, o usuário já começa a perder a atenção por diversos fatores, se ele estiver no ônibus ou com um período curto para realizar a navegação e o seu site não responder nestes 03 segundos, você já perdeu um usuário que poderia gerar uma venda ou algo do tipo”, completa.

Para que isso não aconteça, é ideal que você verifique quais plugins estão sendo utilizados em seu site e também fique atento ao uso das imagens. Se não otimizadas, as imagens podem se tornar um vilão e sobrecarregar o seu site.

E quando o assunto é imagem, Fellyph Cintra e Arielle Lucca indicam o uso do formato WebP. Este formato auxilia na compressão do tamanho da imagem sem afetar a resolução.

Quer saber mais sobre imagens em WebP? Leia o artigo: Imagens WebP: saiba o que é e como usar no seu site em WordPress.

A quantidade de plugins utilizados afeta a performance dos sites?

Ao longo do YoghCast, os participantes também responderam a esta pergunta tão polêmica. 

Para o desenvolvedor André Ribeiro, não é a quantidade de plugins que afeta a performance e sim a qualidade. “Se todos os plugins estiverem fazendo o seu trabalho certinho, a quantidade não interfere tanto”, destaca.

A desenvolvedora Arielle aconselha que quem deseja ter uma boa otimização deve revisar os plugins e deixar apenas os que estão ativos, ou seja, estão realmente sendo utilizados em seu WordPress. 

Fellyph conta que já viu site com mais de 40 plugins instalados que estava funcionando perfeitamente, isso ocorreu porque a seleção de plugins foi feita com muito cuidado.

A hospedagem pode prejudicar a performance do seu site?

Este foi mais um dos pontos que foram tocados durante o bate-papo. E a resposta para essa pergunta é sim! A escolha deve ser feita com cautela, afinal, a hospedagem faz toda a diferença na performance do seu site.

Além de conferir o episódio do YoghCast, você também pode clicar aqui para conferir um vídeo em nosso canal do YouTube, onde o Consultor WordPress, Lucas Carvalho vai te ensinar como escolher a hospedagem ideal para o seu site.

Como avaliar a performance do seu website?

Depois de falar sobre como plugins, imagens e a hospedagem podem interferir no desempenho do seu WordPress, as tão temidas métricas  Core Web Vitals, que foram criadas pelo Google e visam medir a experiência do usuário ao navegar pelo seu site, também estiveram em debate.

Para finalizar o bate-papo, os participantes contam como você pode avaliar a performance do seu website.

As principais ferramentas sugeridas por eles e que podem ser utilizadas por qualquer pessoa gratuitamente na hora de medir a performance do seu site são: Lighthouse, GTmetrix e Google Page Speed Insights.

Como você vê o futuro do WordPress?

Para finalizar este bate-papo incrível, o convidado especial deste episódio Fellyph Cintra avalia o crescimento do WordPress e conta o que espera desta plataforma tão popular. “Estamos falando de um software que já está com mais de 17 anos e é impressionante vê-lo continuar crescendo. Hoje, a parcela da web que usa o WordPress já é mais de 40% e esse número vem crescendo. Isso é um fator bem relevante. Referente ao crescimento, tecnologia muda e a cada 3 meses temos uma ferramenta nova”, declara.

Ainda conforme Fellyph, o PHP também vem se desenvolvendo, o que auxilia no crescimento do WordPress, além da chegada do Gutenberg que vem revolucionando a plataforma.

O YoghCast está no Spotify!

Você gosta de ouvir podcasts no Spotify? Agora você pode acompanhar o YoghCast a qualquer momento diretamente em seu computador, celular e demais dispositivos. 

Isso porque agora o YoghCast está no Spotify! Assim, você pode ouvir os dois primeiros episódios enquanto faz as suas atividades do dia a dia. Para conferir os episódios, é só clicar aqui e conferir agora mesmo!

Ao clicar no link, lembre-se de seguir o YoghCast no Spotify para ficar por dentro de todos os episódios! 

Assista o episódio anterior!

Gostou deste episódio? Aproveite e assista ao primeiro episódio do YoghCast. O tema do primeiro episódio foi “A paixão pelo WordPress” e contou com a presença do Consultor WordPress, Lucas Carvalho e os desenvolvedores André Ribeiro e Arielle Lucca.

Durante 26 minutos de conversa, Lucas conta a história por trás da Yogh, que é uma empresa especializada em WordPress e está há mais de 10 anos no mercado.

Na sequência, os participantes comentam sobre suas experiências e desafios enfrentados enquanto utilizam o WordPress na criação de projetos virtuais. 

Conclusão 

Ao longo deste post, você pôde conferir o que rolou durante o segundo episódio do YoghCast. Todo mês um novo episódio é lançado com um tema voltado para o mundo do WordPress. 

Por isso, nós queremos saber: qual tema você quer ver nos próximos episódios do YoghCast? Conta para a gente nos comentários!

E se você gostou deste post e quer que mais pessoas possam conhecer este projeto incrível que é o YoghCast, compartilhe este post com seus amigos em suas redes sociais e até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta