Plugins de cache: 03 opções para o seu WordPress

Quer melhorar a performance do seu site agora mesmo? Clique aqui e conheça 03 opções de plugins de cache para o seu WordPress

Otimização de Performance

Atualizado em 19/01/2021

03 opções de plugin de cache para WordPress

Se você chegou até aqui é porque está em busca de bons plugins de cache para o seu site WordPress. Porém, antes de você conhecer quais são os plugins de cache recomendados pela Yogh, vamos aprender o que é cache e para que ele serve. 

O cache nada mais é do que uma cópia de cada página do site no servidor. No momento em que um usuário requisita uma página do servidor através de um navegador, o WordPress processará todas as requisições que são necessárias, como por exemplo, os textos e imagens que estão incluídas em seu site.

Se todos os usuários que navegam pelo seu site tiverem acesso ao mesmo conteúdo, uma cópia em cache pode tornar esse processo mais fácil, pois o cache é responsável por reduzir o tempo de resposta do servidor e fazer a compressão de arquivos do seu site.

Agora que você já sabe o que é cache e para que ele serve, é hora de conferir os três plugins de cache recomendados pela Yogh.

Conheça os 03 plugins de cache para o seu WordPress

A partir de agora, você conhecerá mais profundamente os 03 plugins de cache para o seu site em WordPress. Dois deles são gratuitos e você encontrará com facilidade no repositório oficial do WordPress ou através do seu painel. 

W3 Total Cache

W3 Total Cache - plugin de cache para WordPress

O W3 Total Cache é um dos plugins de cache gratuitos. De acordo com o repositório oficial do WordPress, ele possui mais de um milhão de instalações ativas e é compatível com a última versão do WordPress, a 5.6. Para utilizá-lo, você deve ter a versão do PHP 5.3 ou superior.

Confira alguns recursos deste plugin:

  • Cache da página: este plugin auxilia  na diminuição do tempo de resposta, pois cria versões estáticas das páginas em HTML. Ele atualiza o cache das páginas automaticamente quando comentários são feitos e páginas são editadas. 
  • CDN: o plugin move os pedidos de arquivos estáticos, como Java Script, CSS e outros para uma rede de servidores, portanto, o servidor mais próximo do seu usuário é automaticamente utilizado no momento em que ele acessa o seu site, oferecendo mais rapidez no download de arquivos.
  • Minificação: o W3 Total Cache é responsável por remover os caracteres desnecessários dos arquivos HTML, CSS e JavaScript. Em seguida, ele combina cada um deles antes de aplicar a compressão HTTP nos arquivos em cache.
  • Lazy loading: o plugin permite que as imagens utilizadas em sua página carreguem apenas quando o usuário passa por elas. 
  • Cabeçalhos: o W3 Total Cache gerencia os cabeçalhos que controlam o cache de arquivos em navegadores da web, o que resulta em uma redução da carga do servidor e consequentemente melhora a performance.

Estes foram alguns dos recursos do plugin gratuito W3 Total Cache, que também possui uma versão premium com mais recursos e suporte disponíveis.

WP Fastest Cache

O plugin WP Fastest Cache também é gratuito e está disponível para download no repositório oficial do WordPress. De acordo com os dados encontrados no repositório, o plugin possui mais de 1 milhão de instalações ativas e tem classificação de 05 estrelas. Porém, ele ainda não foi testado com a última versão do WordPress, por isso, ele pode não ser compatível com o seu WordPress.

Confira alguns recursos deste plugin de cache:

  • O plugin conta com suporte a CDN e SSL.
  • O WP Fastest Cache permite que você desabilite o cache para dispositivos móveis.
  • Este plugin também realiza uma limpeza no cache a cada atualização que você faz em suas páginas. Sendo assim, não é necessário que ocorra uma limpeza de forma manual.
  • Através da minificação de HTML, o plugin realiza a redução do tamanho das páginas.
  • O plugin WP Fastest Cache também possibilita a redução de pedidos HTTP ao combinar arquivos CSS e JavaScript.
  • Este plugin conta com o recurso de compressão GZIP, que reduz o tamanho dos arquivos que serão enviados ao seu servidor.

Estes são alguns dos recursos que o WP Fastest Cache oferece. Este plugin também possui uma versão premium para quem deseja ter acesso a mais recursos.

WP Rocket

WP Rocket - plugin de cache pago para WordPress

O último plugin que você vai encontrar neste post é o WP Rocket. Este plugin de cache é pago. Por isso, para utilizá-lo, é necessário que você compre a licença que é comercializada em dólares. O preço mínimo atualmente é de 49 dólares para um site com direito a suporte e atualizações por um ano.

Em sua página, o plugin informa que mais de 1 milhão de sites utilizam este plugin de cache.

Conheça alguns recursos deste plugin de cache:

O plugin conta com cache de página e compressão de arquivos estáticos. A compressão realizada pelo plugin WP Rocket reduz o peso dos arquivos HTML, JavaScript e CSS por meio de minificação.

Além do cache de página e da compressão de arquivos, o plugin também possui a tecnologia lazy loading, onde as imagens são carregadas apenas quando o usuário rola a página para baixo, o que permite melhorar o tempo de carregamento das páginas do seu site.

Por último, e não menos importante, o plugin foi desenvolvido de acordo com as melhores práticas para o WordPress, por isso, ele disponibiliza hooks para que desenvolvedores possam fazer customizações necessárias.

Testes os plugins

Ao longo deste artigo, você aprendeu sobre o que é cache e para que ele serve. Além disso, você conheceu 03 plugins de cache que podem melhorar a otimização de performance. Porém, antes de utilizá-lo em sua versão publicada, é importante que você teste os plugins para que nenhum destes plugins cause incompatibilidades ou acabe deixando o seu site fora do ar.

Quer saber mais sobre este tema? Leia este artigo: Incompatibilidade de plugins: um guia definitivo para prevenir, identificar e resolver. 

Quer saber mais sobre otimização de performance?

Os plugins de cache são mais uma das ferramentas que podem te ajudar na otimização do seu site. Se você quer saber mais sobre este tema tão fundamental e que traz uma série de vantagens para o seu site, como aumento de conversões e um posicionamento ainda melhor no Google e outros mecanismos de busca, assista a aula bônus do curso grátis “Criando seu site em WordPress sem programar”.

Nesta aula, você vai aprender como temas e plugins podem afetar a performance e como otimizar imagens de forma fácil e prática. Além disso, você vai conhecer duas ferramentas gratuitas que serão suas aliadas na hora de medir a performance do seu site.

Por fim, se você ainda não tem um site em WordPress? A hora é essa! Inscreva-se agora em nosso curso e aprenda como criar um site de forma fácil e rápida, sem precisar da ajuda de um programador!

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais, desta forma mais pessoas irão ver como é fácil ter um site em WordPress otimizado.

E se você ainda tem dúvidas sobre este tema, deixe sua pergunta nos comentários!

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

  1. Marcelo

    Olá, desse três, somente o WP Rocket na minha opinião é bom (pago…). Eu uso o Phastpress, além de ser gratuito, é excelente. Já testei com vários e realmente ele impressiona. Outro que uso é o AMP.

Deixe uma resposta