Otimizar carregamento do servidor para melhorar a performance de site WordPress

Quer seu site otimizado? Uma das coisas que você pode fazer é conferir como anda seu servidor. Confira nossas dicas para que você identifique se seu servidor está otimizado ou não:

Hospedagem

Atualizado em 09/12/2016

Hoje nosso artigo vai falar sobre otimizar carregamento do servidor. Mas antes de entrarmos neste tópico, confira tudo que falamos sobre otimização de performance de site WordPress:

Para relembrar, o servidor é um computador de alto desempenho que tem a função de oferecer serviços para outros computadores.

O servidor hospedagem faz todo o trabalho de identificar e converter os dados online em palavras e imagens, e também, distribuir estas informações na internet. Em outras palavras ele deixa seu site visível e acessível para todas as pessoas.

Como podemos ver, o servidor é extramente importante para qualquer site. Por isso, otimizar carregamento do servidor com certeza melhorará a performance de seu site WordPress.

Neste artigo veremos quais são as formas para otimizar carregamento do servidor.

Tipo do servidor – Compartilhado, Dedicado e Cloud

Citamos no artigo anterior (Fatores que afetam performance do WordPress) que identificar as melhores práticas para otimização do seu site WordPress a partir do serviço de hospedagem é um ótimo começo para melhorar o desempenho de seu site. Da mesma maneira, para otimizar o carregamento do servidor, primeiro é necessário saber qual é o servidor em que seu site está hospedado, não é mesmo?

Então vamos lá. Quais são os tipos de servidores? Entre os mais populares estão: Servidor Compartilhado, Servidor Dedicado e Servidor Cloud. O servidor compartilhado reparte os recursos e espaço com vários clientes – espaço em disco, CPU, memória e banda da internet. Ou seja, o servidor é partilhado por uma rede de usuários. O servidor dedicado, diferente do servidor compartilhado, dá ao usuário total controle sob os recursos oferecidos. Sendo assim, o site não reparte recursos com outras pessoas, como: memória e processamento. E por último, o Cloud Server é uma das soluções atuais mais avançadas, sendo uma máquina virtual alocada em uma nuvem computacional com um espaço dedicado para ela, e pode ser dinamicamente ou manualmente aumentada ou reduzida. Assim a nuvem é uma estrutura de computacional grande (com vários servidores físicos interconectados).

Cada tipo de servidor tem suas vantagens e desvantagens e por isso apresentam aspectos específicos que podem afetar a performance de seu site. Quer saber mais? Confira nosso artigo sobre servidores.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Para otimizar seu servidor, o primeiro passo é saber como está o tempo de resposta dele. Para calcular o primeiro byte servido pelo servidor ao navegador, você pode utilizar ferramentas de análise que medem performance. As ferramentas mais utilizadas são a Pingdom WebSite Speed Test, GTmetrix, WebPage Test e PageSpeed Insight, desenvolvida pelo Google.

A análise mostrará com mais detalhe como anda a performance do seu servidor.

Tecnologia do HD do servidor

A tecnologia do HD do servidor também é um fator importante para otimização. É o HD que armazena todos os dados e informações do servidor. Se a tecnologia do HD não estiver configurada de uma maneira otimizada, seu site provavelmente sofrerá um impacto na performance.

De forma bem simples: existe o HDD  (hard disk drive) e o SSD (solid-state drive). A tecnologia SSD é a alternativa mais rápida e eficiente em relação ao tradicional hard disk drive. Em comparação, o SDD é 3 vezes mais rápido que um HDD e não possui partes mecânicas pois é constituído de circuitos parecidos com os de pendrive e memória flash. A capacidade de leitura e escrita do SDD também é superior ao HD normal.

Se você deseja otimizar o carregamento do servidor, comece reavaliando qual tecnologia do HD você tem utilizado. Optar por uma tecnologia mais aprimorada certamente melhorará a performance de seu servidor.

Quantidade de memória disponível

A memória do seu servidor também pode impactar a performance do seu site. Quando falamos de memória, precisamos pensar em dois aspectos:

Limite de memória para cada execução

Eventualmente, quando você ativar um novo plugin ou executar alguma outra tarefa em seu site WordPress, você poderá se deparar com o seguinte aviso:

Otimizar carregamento do servidor - Memória

Se isto acontecer significa que você excedeu o limite padrão de memória do seu site. Para solucionar este tipo de situação você pode abrir o arquivo wp-config.php, localizado no diretório raiz do WordPress, e escrever a seguinte linha na main php tag:

Otimizar carregamento do WordPress - memória limite

Ao fazer isto você aumentará a memória limite do seu WordPres para 64M. Se o erro persistir mesmo com este comando, o ideal é entrar em contato com seu serviço de hospedagem. Provavelmente eles expandirão a memória por meio do arquivo php.ini. Outra solução é modificar o arquivo .htaccess para aumentar o limite de memória do PHP. Para fazer isso, basta abrir o aquivo e escrever a seguinte linha de comando antes de qualquer outro comando existente:

Otimizar carregamento do WordPress - Memória PHP

Quantidade de memória total do servidor

Outro aspecto a ser observado é a quantidade de memória total do servidor. É possível maximar a capacidade do servidor adicionando ou substituindo a memória RAM dele. Esta é uma das formas econômicas para otimizar a memória e aumentar a eficiência.

Servidor Web: Apache ou Nginx ?

Outro item que faz toda a diferença quando o assunto é otimização de seu site é escolher o servidor web certo.

Os servidores web mais comuns e utilizados no mundo são Apache e Nginx. Juntos eles servem mais de 50% do tráfego na internet. Obviamente, cada um tem suas vantagens e desvantagens em relação ao modo como gerenciam carga de trabalho.

Apache é o servidor web mais tradicional, porém, o Nginx foi desenvolvido como uma consciência mais ampla sobre os problemas de escalabilidade que poderiam ocorrer. Dessa forma, ele se tornou uma escolha muito mais eficiente já que tem uma performance muito melhor para aplicações escaláveis.

Conclusão

Existem diversas maneiras de otimizar a performance de seu site WordPress. Seja por meio de serviços de CDN que distribuem o conteúdo estático na web de forma mais rápida, com melhor desempenho e melhor experiência para usuários.

Ou ao utilizar ferramentas de análise para conseguir identificar especificamente o que pode estar afetando a performance do seu site. Ou até mesmo instalar plugins de cache ou otimizar o carregamento do seu servidor, como vimos hoje.

Se seu site WordPress estiver apresentando problemas de performance, considere aplicar algumas destas sugestões!

Se você tem outras sugestões para aprimorar a performance de site WordPress nos deixe um comentário abaixo:

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta