Otimize seu site WordPress com Plugins de Cache

Para otimizar seu site WordPress você pode instalar plugins de cache. Eles são práticos e oferecem recursos para melhorar a performance de seu site WordPress. Nós separamos 3 dicas de plugins para você. Dê uma olhada:

Otimização de Performance

Atualizado em 06/05/2016

Nos últimos dias temos mostrado algumas maneiras para melhorar a performance de seu site WordPress. Já falamos sobre serviços de CDN e também, indicamos ferramentas para medir a performance de seu site. No artigo de hoje vamos falar sobre como otimizar site WordPress com plugin de cache.

Plugins de cache que ajudam a melhorar a performance de seu site WordPress

Cache é uma técnica de armazenar uma cópia estática de informação já processada, poupando processamento e consultas de banco de dados e é muito utilizado para páginas e conteúdos que são consultados com frequência. O cache é guardado para um acesso futuro mais rápido, poupando tempo e uso desnecessário do seu hardware. Para otimizar site WordPress com plugin de cache, separamos 3 dicas para você. Vejamos o que cada plugin oferece:

1. W3 Total Cache

Otimizar site WordPress com plugin de cache - W3 Total Cacge

O W3 Total Cache é um plugin desenvolvido para melhorar a experiência do usuário e a velocidade do carregamento do seu site. Este plugin tem recursos de cache de página, cache do navegador, minificação e também, disponibiliza suporte a serviço de CDN. Vejamos estes recursos com mais detalhes:

  • Caching da Página: O plugin ajuda a diminuir o tempo de resposta ao criar versões estáticas das páginas em HTML, permitindo que o servidor sirva sem requisitar PHP. Automaticamente atualiza o cache quando são feitos comentários ou páginas são editadas.
  • Minificação: Remove caracteres desnecessários dos arquivos HTML, CSS e JavaScript, e depois, respectivamente, combina cada um deles antes de aplicar a compressão HTTP nos arquivos em cache.
  • Caching do Banco de Dados: O cache também é utilizado em consultas no banco de dados, permitindo que o tempo para gerar novas páginas seja reduzido. Este recurso é extremamente útil para sites que recebem muitos comentários e que usam recursos como Post Relacionados.
  • Cabeçalhos: W3TC gerencia os cabeçalhos que controlam o cache de arquivos em navegadores web, reduzindo a carga do servidor e melhorando a performance.
  • CDN: Move os pedidos de arquivos estáticos, JavaScript, CSS, entre outros para uma rede de servidores de alta performance. O servidor mais próximo do usuário é automaticamente usado, oferecendo mais rapidez no download de arquivos.

Instalações ativas: Mais de um 1 milhão

Classificação no Diretório de Plugin do WordPress: 5 estrelas

2. WP Super Cache

Otimizar site WordPress com plugin de cache - WP Super Cache

O WP Super Cache é um plugin que produz arquivos estáticos de HTML. Estes arquivos são servidos diretamente pelo servidor web (Apache, por exemplo) sem requisitar processamento de scripts de PHP, ajudando a aumentar a velocidade do seu site WordPress. A usar este plugin o servidor serve as páginas com cache na mesma velocidade que serve arquivos gráficos regulares. É útil, principalmente, se seu site WordPress possui um número significativo de visitantes diários.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Instalações ativas: Mais de 1 milhão

Classificação no Diretório de Plugins do WordPress: 4 estrelas

3. Comet Cache

Otimizar site WordPress com plugin de cache - Comet Cache

O Comet Cache é um plugin que se baseia na simplicidade. De forma simples, ele faz uma cópia de cada página, post ou categoria. Estas cópias são armazenadas intuitivamente, para que possam ser usadas como referência para poupar tempo de processamento. Entre os recursos que oferece, estão:

  • Configuração simples e intuitiva.
  • Possibilidade de configurar uma data específica de expiração para arquivos de cache.
  • Possibilidade de caching em pedidos 404 (páginas não encontradas) para reduzir o impacto destes pedidos no servidor.
  • Caching de feed de RSS, RDF e Atom Feed.
  • Possibilidade de caching de URLs que contém pedidos de consultas.
  • Suporte avançado de cache para desenvolvedores de plugins e tema.
  • Estatísticas de cache para ajudar a monitorar como está o cache do seu site.
  • Compressor de HTML que automaticamente combina e comprime código CSS, JavaScript e HTML.
  • Filtros estáticos de CDN para servir todos os arquivos estáticos de seu site de um serviço de CDN da sua escolha.

Instalações ativas: Mais de 20 mil

Classificação no Diretório de Plugins do WordPress: 5 estrelas

Use o cache do navegador para otimizar seu site WordPress

Outra sugestão para otimizar seu site WordPress com cache (além dos plugins) é forçar o caching do navegador dos usuários. Ao aplicar esta técnica é possível reduzir a carga do servidor ao diminuir o número de requisições por página. Um exemplo: ao configurar os cabeçalhos de arquivos que não mudam (arquivos estáticos como imagens, CSS, Javascript), navegadores vão usar cache nestes arquivos no computador do usuário. Esta técnica permite que o navegador confira se os arquivos mudaram ao invés de simplesmente requisitar por eles.

O plugin W3 Total Cache tem suporte integrado para caching do navegador.

Melhore a performance do WordPress com ajuda de um plugin de cache

Otimizar site WordPress com plugin de cache é mais uma ótima opção para melhorar a performance de seu site. Com estes plugins, é possível reduzir a carga do seu servidor e deixar o carregamento de seu site mais rápido.

No próximo artigo continuamos nossa série e mostraremos quais fatores podem afetar seu WordPress. Fique ligado!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

2 comentários

  1. Rodrigo Fogaça

    Olá.
    Parabéns pelo artigo!

    Ter um plugin de cache é bem importante mesmo, levando em conta a contribuição dele para melhorar o desempenho do site.
    Estou usando atualmente o Comet Cache e é muito bom. Realmente ajuda!

    Grande abraço!

Deixe uma resposta