Fatores que afetam performance do WordPress

O quarto artigo da nossa série sobre como melhorar a performance de seu site WordPress chegou! Hoje nós falamos sobre os principais fatores que podem afetar a performance de seu site. Confira quais são eles:

Otimização de Performance

Atualizado em 11/05/2016

Para continuar nossa série relacionada a otimização do WordPress, no artigo de hoje vamos falar sobre fatores que afetam performance do WordPress. Mas antes, vale a pena recapitular o que já vimos até aqui:

Se você ainda não conferiu, não deixe de dar uma olhada em nossas sugestões!

5 fatores que podem afetar a performance de seu site WordPress

Você pode perguntar: Por que é preciso melhorar o desempenho do WordPress se já é uma plataforma otimizada? Sim, como já dissemos por aqui, o core do WordPress é otimizado. O que isso significa? Que o WordPress com nenhum plugin ou tema terceiro instalado é otimizado. Quanto mais plugins e temas são configurados em seu site, por exemplo, é mais provável que seu WordPress possa apresentar problemas de performance. Além disso, existem outros fatores que interferem na performance do WordPress. Você sabe quais são eles?

Fatores que afetam performance do WordPress

Hoje nós vamos dar um olhada em 5 fatores que você precisa ter atenção pois podem afetar a performance do WordPress:

01. Hospedagem do seu site WordPress

Este primeiro item talvez não possa ser considerado exatamente um fator, e sim, um ponto de partida. Para que você possa otimizar seu site WordPress, primeiro você precisa saber qual é o tipo de hospedagem em que seu site está configurado. Identificar quais são as melhores práticas para otimização do seu site a partir do serviço de hospedagem é um ótimo começo para melhorar o desempenho de seu WordPress.

Por exemplo: se sua hospedagem for compartilhada (ou seja, você basicamente tem pouco controle sob as configurações de seu servidor), a solução que pode mais se adequar para otimização são caching e offloading. Já se sua hospedagem for dedicada (ou seja, você tem controle sob seu servidor) uma das opções para otimização é aplicar as medidas que otimizam carregamento de servidor (vamos falar um pouco sobre este item abaixo).

02. Configurações de plugins e temas do WordPress

Como já citamos acima, os plugins e temas que você escolhe instalar e aplicar em seu site WordPress pode ter um impacto gigantesco na performance de seu site. Ao optar por um tema é interessante escolher aqueles que sejam leves e que não tenham recursos que exijam demais, e que, consequentemente, diminuam a velocidade de seu site.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Outro fator que pode afetar o desempenho do seu WordPress é o número de plugins instalados. A melhor opção é desativar e deletar plugins que são desnecessários. Use as ferramentas de análise para medir a performance de seu site após ativar cada plugin, desta forma, você conseguirá verificar qual plugin realmente impacta no desempenho do seu WordPress.

03. Performance do Software

Outro fator que vai interferir na performance de seu site é se você não estiver com a versão atualizada de seu software. Já falamos algumas vezes aqui, no Blog da Yogh, sobre a importância de manter seu WordPress atualizado. Isto também vale em relação a atualização de seu Software. Correção de bugs e aprimoramento na performance sempre estão entre as melhorias nas versões mais recentes.

É necessário certificar-se que você está com a última versão de softwares como: Linux, Apache, MySQL/MariaDB e PHP. Isto é extremamente importante para que seu site WordPress tenha uma boa performance.

Neste caso, manter seu WordPress atualizado também ajuda na otimização da plataforma. Vale lembrar que antes de fazer qualquer tipo de atualização, é necessário tomar alguns cuidados.

04. Carregamento do Servidor

A quantidade de tráfego em seu servidor e o modo como ele está configurado para gerenciar a carga de acessos simultâneos também são fatores que podem afetar o desempenho do site. No último artigo nós mostramos algumas soluções em cache para aprimorar a performance de seu site WordPress.

Em relação ao carregamento do servidor, se você não usar cache com uma das soluções para otimização, por exemplo, a performance do seu site vai diminuir, requisições de páginas vão aumentar e sobrecarregar a fila de processos do servidor. Abusive traffic como ataques no login, image leaking (quando outros sites linkam para seus arquivos de imagens de sites de grande tráfego) ou ataques DoS também podem aumentar a carga do servidor. Identificar e bloquear este tipo de ataque é muito importante.

O nosso próximo artigo aprofundará este item. Fique ligado!

05. Arquivos estáticos: imagens, CSS e outros arquivos de mídia

Seu site tem inúmeras imagens ou vídeos? Se sim, há uma grande chance que a performance dele pode estar sendo prejudicada se estes arquivos de mídias não estiverem otimizados. O redimensionamento de imagens e a formatação correta delas, por exemplo, pode economizar bytes de dados e assim, poupar tempo e custos para usuários que possuem planos de dados limitados.

Já deu uma conferida se existe espaços extras, quebra de linha ou recuos desnecessários no código fonte do seu site? Porque se há, estes recursos certamente modificam a performance de seu site. Se você os compactar, o download, a análise e o tempo de execução serão acelerados.

Muitos arquivos de CSS também são um problema para performance de seu site WordPress. Quando você inclui arquivos de CSS dentro de outros, as folhas de estilo externas bloqueiam o processamento e atrasam a exibição de conteúdo.

Conclusão

Agora você já tem uma ideia dos principais fatores que podem afetar a performance de seu site WordPress. No nosso próximo e (último) artigo da série sobre otimização de performance, vamos falar sobre a otimização de carregamento do servidor. Não perca!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

Deixe uma resposta