Uma das facilidades do WordPress é a possibilidade de atualizar automaticamente para as novas versões. Porém, o que muitas pessoas esquecem é que antes de clicar no botão de atualizar, existem alguns pontos críticos a serem analisados. Estes itens devem ser conferidos e levados em consideração. Sim, nós sabemos o quanto é tentador a praticidade da atualização automática e que não é fácil ignorar aquele constante lembrete no painel do administrador dizendo que há uma nova versão a um clique de distância. Mas, se você quer aproveitar tudo que a atualização tem para oferecer sem ter nenhuma dor de cabeça, você precisa prestar atenção em alguns itens.
Mas antes, por que tomar tanto cuidado?
O motivo é simples e pode ser resumido com uma palavra: incompatibilidade. Como já citamos por aqui, a cada principal atualização do WordPress são adicionadas novas funcionalidades e mudanças no sistema. Isto quer dizer que alterações são feitas para melhorar a performance, deixando o WordPress cada vez mais rápido e eficiente. Essas mudanças, na maioria das vezes, não são compatíveis com os plugins e tema da versão anterior ao qual seu site está configurado. O resultado ao fazer atualização sem verificar a compatibilidade?
Catástrofe. Talvez catástrofe possa soar exagerado, mas as consequências de uma atualização mal executada são sérias. Na pior das hipóteses: seu site pode parar de funcionar totalmente. Por isso a necessidade de tomar alguns cuidados antes de fazer qualquer atualização.
Cuidado 1: Verifique a documentação no WordPress Codex
O próprio WordPress enfatiza os procedimentos que devem ser seguidos antes de ser atualizado para novas versões. Todas as direções estão escritas no Codex. O Codex nada mais é que a documentação oficial para desenvolvedores. Todas as informações importantes constam ali. Fazer a leitura delas são importantes para que a atualização realizada possa ser feita com êxito e sem complicação.
Cuidado 2: Faça backup
O backup é a cópia de tudo aquilo que você já fez em seu site. Isto inclui todo o código-fonte, arquivos de mídia e bancos de dados. É extremamente útil e prático. Por exemplo: se você procede com uma nova atualização e acontece alguma incompatibilidade, o backup vai ser seu guia para colocar todas as coisas de volta ao lugar. Vale ressaltar que o backup não é só importante antes de atualizações, mas deve ser feito com regularidade caso outro problema venha acontecer.
Cuidado 3: Confira a compatibilidade dos plugins
Nunca é demais enfatizar, então, conferir a compatibilidade dos plugins que você tem instalado em seu site é de extrema importância. Como já mencionamos, uma nova atualização significa que modificações foram feitas no sistema. Essas alterações podem entrar em conflito com plugins de seu site. Ou seja: alguns plugins podem não ser compatíveis com as mudanças derivadas de uma nova atualização. Para ver a compatibilidade é fácil. Basta verificar a página de Plugins, do WordPress. Lá você encontrará dados como: última vez que o plugin foi atualizado e com qual versão é compatível.
Cuidado 4: Faça testes após atualização
Uma ação fundamental depois de ter feito a atualização é fazer testes para verificar se tudo está funcionando da maneira como deveria. É necessário testar cada funcionalidade. Por exemplo: digamos que uma das funções do seu site é um espaço para o cliente solicitar orçamento. Porém, ao atualizar, esta área parou de funcionar. Se você não fizer o teste para verificar se tudo está ok, talvez você nem perceba que esta função esteja inativa. Testar depois de atualizar é imprescindível.
Cuidado 5: Consulte um profissional
É recomendado consultar um profissional antes de atualizar o WordPress. O profissional entende de forma técnica quais as alterações e melhorias que uma nova versão pode trazer. Além disso, ele consegue perceber detalhes em relação a atualização que podem passar despercebidos para quem não tem tanto conhecimento sobre a plataforma.
Conclusão:
Se você não tem conhecimento e controle técnico de seu site, a melhor opção é buscar auxílio de um profissional especializado em WordPress e prestar atenção nas diretivas que o WordPress dá a respeito de atualizações para novas versões. Dessa forma, você consegue evitar problemas que podem surgir de uma atualização executada de forma incorreta. Vale lembrar que é extremamente importante manter seu WordPress atualizado. Por ser um Open Source, qualquer pessoa pode ter acesso ao código. Se você tiver uma versão desatualizada, consequentemente, estará mais vulnerável a ataques. Atualizar não será um problema se você tomar os cuidados devidos, utilizando os recursos que o WordPress disponibiliza para auxiliar você a uma experiência mais eficiente na plataforma.
Fiz a atualização do site emagrecendorapido.com mas fui acessar os artigo apareceu o titulo do artigo mas o corpo do mesmo não apareceu e assim com os restantes dos artigos do site.
Posso resolver seu problema, sou desenvolvedor de temas WordPress e seu problema está no tema.
O que poderia fazer numa situação dessa descrita acima?
Você atualizou somente o WordPress ou também atualizou os plugins e o tema ativado?
Meu site de noticias esta desatualizado e os plugins alguns vencidos.
A pessoa que fez meu site não mora mais no Brasil..
Alguem capacitado que possa fazer esse trabalho e orçamento?
Bom dia Carlos,
Obrigado pelo seu contato. O time comercial da Yogh entrará em contato com você!