Atualização do WordPress: cuidados que você deve ter

Desde ações como backup até verificação de compatibilidade de plugins, veja o que fazer para que a atualização do WordPress ocorra de forma correta e eficiente.

Atualização WordPress

Atualizado em 07/03/2016

Uma das facilidades do WordPress é a possibilidade de atualizar automaticamente para as novas versões. Porém, o que muitas pessoas esquecem é que antes de clicar no botão de atualizar, existem alguns pontos críticos a serem analisados. Estes itens devem ser conferidos e levados em consideração. Sim, nós sabemos o quanto é tentador a praticidade da atualização automática e que não é fácil ignorar aquele constante lembrete no painel do administrador dizendo que há uma nova versão a um clique de distância. Mas, se você quer aproveitar tudo que a atualização tem para oferecer sem ter nenhuma dor de cabeça, você precisa prestar atenção em alguns itens.

Mas antes, por que tomar tanto cuidado?

O motivo é simples e pode ser resumido com uma palavra: incompatibilidade. Como já citamos por aqui, a cada principal atualização do WordPress são adicionadas novas funcionalidades e mudanças no sistema. Isto quer dizer que alterações são feitas para melhorar a performance, deixando o WordPress cada vez mais rápido e eficiente. Essas mudanças, na maioria das vezes, não são compatíveis com os plugins e tema da versão anterior ao qual seu site está configurado. O resultado ao fazer atualização sem verificar a compatibilidade?

bomba-nuclear

Catástrofe. Talvez catástrofe possa soar exagerado, mas as consequências de uma atualização mal executada são sérias. Na pior das hipóteses: seu site pode parar de funcionar totalmente. Por isso a necessidade de tomar alguns cuidados antes de fazer qualquer atualização.

Cuidado 1: Verifique a documentação no WordPress Codex

O próprio WordPress enfatiza os procedimentos que devem ser seguidos antes de ser atualizado para novas versões. Todas as direções estão escritas no Codex. O Codex nada mais é que a documentação oficial para desenvolvedores. Todas as informações importantes constam ali. Fazer a leitura delas são importantes para que a atualização realizada possa ser feita com êxito e sem complicação.

WordPress Codex

WordPress Codex

Cuidado 2: Faça backup

O backup é a cópia de tudo aquilo que você já fez em seu site. Isto inclui todo o código-fonte, arquivos de mídia e bancos de dados. É extremamente útil e prático. Por exemplo: se você procede com uma nova atualização e acontece alguma incompatibilidade, o backup vai ser seu guia para colocar todas as coisas de volta ao lugar. Vale ressaltar que o backup não é só importante antes de atualizações, mas deve ser feito com regularidade caso outro problema venha acontecer.

Cuidado 3: Confira a compatibilidade dos plugins

Nunca é demais enfatizar, então, conferir a compatibilidade dos plugins que você tem instalado em seu site é de extrema importância. Como já mencionamos, uma nova atualização significa que modificações foram feitas no sistema. Essas alterações podem entrar em conflito com plugins de seu site. Ou seja: alguns plugins podem não ser compatíveis com as mudanças derivadas de uma nova atualização. Para ver a compatibilidade é fácil. Basta verificar a página de Plugins, do WordPress. Lá você encontrará dados como: última vez que o plugin foi atualizado e com qual versão é compatível.

Confira sempre a compatibilidade e atualização do plugin
Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Confira sempre a compatibilidade e atualização do plugin

Cuidado 4: Faça testes após atualização

Uma ação fundamental depois de ter feito a atualização é fazer testes para verificar se tudo está funcionando da maneira como deveria. É necessário testar cada funcionalidade. Por exemplo: digamos que uma das funções do seu site é um espaço para o cliente solicitar orçamento. Porém, ao atualizar, esta área parou de funcionar. Se você não fizer o teste para verificar se tudo está ok, talvez você nem perceba que esta função esteja inativa. Testar depois de atualizar é imprescindível.

Cuidado 5: Consulte um profissional

É recomendado consultar um profissional antes de atualizar o WordPress. O profissional entende de forma técnica quais as alterações e melhorias que uma nova versão pode trazer. Além disso, ele consegue perceber detalhes em relação a atualização que podem passar despercebidos para quem não tem tanto conhecimento sobre a plataforma.

suporte-tecnico-Conclusão:

Se você não tem conhecimento e controle técnico de seu site, a melhor opção é buscar auxílio de um profissional especializado em WordPress e prestar atenção nas diretivas que o WordPress dá a respeito de atualizações para novas versões. Dessa forma, você consegue evitar problemas que podem surgir de uma atualização executada de forma incorreta. Vale lembrar que é extremamente importante manter seu WordPress atualizado. Por ser um Open Source, qualquer pessoa pode ter acesso ao código. Se você tiver uma versão desatualizada, consequentemente, estará mais vulnerável a ataques. Atualizar não será um problema se você tomar os cuidados devidos, utilizando os recursos que o WordPress disponibiliza para auxiliar você a uma experiência mais eficiente na plataforma.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

6 comentários

  1. Airton Santos

    Fiz a atualização do site emagrecendorapido.com mas fui acessar os artigo apareceu o titulo do artigo mas o corpo do mesmo não apareceu e assim com os restantes dos artigos do site.

Deixe uma resposta