Guia de Como Começar um Blog WordPress

Sempre quis criar um blog WordPress mas acha que é muito complicado? Dê uma olhada em nosso guia prático e descubra como começar um blog WordPress hoje mesmo:

Tutoriais

Atualizado em 11/09/2023

Pessoa sentada no sofá mexendo em seu blog em um notebook

Você quer começar um blog WordPress agora mesmo? Nós sabemos que iniciar um blog pode ser assustador principalmente se você não tem muita habilidade técnica. Temos uma notícia boa. Você não está sozinho!

Aqui você vai encontrar o guia absoluto para criação de um blog WordPress sem precisar ter algum conhecimento técnico.

O processo é fácil de seguir, tenha você 20 ou 60 anos.

Está preparado? Então vamos lá!

O que você precisa para começar um blog WordPress?

Existem três coisas que você precisa para começar um blog em WordPress:

  1. A ideia de um nome de domínio (este será o nome de seu blog);
  2. Uma hospedagem (este será o lugar onde seu site irá viver na internet);
  3. Sua atenção absoluta por aproximadamente 30 minutos.

Sim, você leu certo. Você pode começar um blog do zero em minutos e nós vamos te mostrar passo-a-passo o processo.

Neste artigo, você verá:

  • Como escolher a melhor hospedagem;
  • Como instalar o WordPress;
  • Como mudar seu tema;
  • Como criar sua primeira publicação no blog;
  • Como customizar seu blog WordPress com plugins;
  • Dicas para aprender WordPress.

Passo 1 – Configuração

O maior erro que iniciantes tem ao começar um blog é escolher a plataforma errada. Felizmente, você está aqui e não cometerá este erro.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Para 95% dos usuários, faz mais sentido utilizar o WordPress.Org.

Não sabe a diferença entre WordPress.Org e WordPress.Com? Leia este nosso artigo.

Por que? Porque é gratuito para uso, você pode instalar plugins de sua preferência, customizar seu site e mais importante, você pode ganhar dinheiro com seu projeto sem restrições.

Até o momento, você deve ter ouvido que o WordPress é gratuito. Você pode estar se perguntando por que ele é gratuito? Qual é a pegadinha?

Não há pegadinha. É gratuito porque você é responsável pelo processo de configuração e hospedagem. Em outras palavras: para começar seu blog no WordPress.Org você precisa de um nome de domínio e hospedagem.

Você sabe o que é nome de domínio?

O nome de domínio é o endereço que as pessoas digitam para chegar até seu site. Por exemplo: htttp://nomequevocêescolheu.com.br. Resumidamente: é o endereço de seu blog na internet.

E hospedagem?

Hospedagem é onde seu site vai morar. Pense como se fosse a casa de seu blog na internet. Sem uma hospedagem, não é possível que seu site seja publicado.

Todo blog e site precisa de uma hospedagem.

Para que a publicação de seu site ou blog seja bem-sucedida, um dos fatores determinantes é escolher uma boa hospedagem.

Se você não tem ideia de qual serviço de hospedagem escolher, conheça os planos Yogh Cloud Host e surpreenda-se com uma hospedagem feita especialmente para o seu site em WordPress. 

Então, para começar seu blog você precisa de um nome de domínio e uma hospedagem que atenda as suas necessidades.

Passo 2 – Instale o WordPress

Com nome de domínio na mão e hospedagem contratada, o próximo passo é instalar seu blog WordPress.

O processo de instalação é intuitivo.

Confira abaixo o vídeo sobre como executar a instalação do WordPress:

Se você ainda tem dúvidas sobre como criar seu WordPress sem programar, não se preocupe, a Yogh tem um curso gratuito com tudo o que você precisa saber para criar seu site do zero, sem o auxílio de um programador, que vai desde a instalação do seu WP até o processo de Otimização de Performance.

Passo 3 – Selecione o tema de seu WordPress

A aparência visual de seu blog WordPress é controlado por temas. Customizar a aparência de seu blog é uma das coisas mais empolgantes e recompensadoras que você vai sentir na jornada de criar um blog.

Existem milhares de temas WordPress disponíveis para você escolher. Alguns deles são gratuitos, outros, são pagos.

Você pode mudar a aparência de seu tema indo ao no Painel do WordPress. Lá clique em Aparência>Tema. Você, então, pode clicar no botão de Adicionar novo.

Na próxima tela, você será capaz de ver todos os temas disponíveis no diretório de temas do WordPress. Você pode encontrar os temas por categorias desde popular, recentes, por exemplo, entre outros filtros.

Quando você achou o tema de sua preferência, clique no botão de Instalar Tema e aguarde. Depois disso, o botão de instalação será substituído pelo botão de Ativar. Para ativar o tema, basta clicar.

Uma vez instalado, você pode customizar ao clicar no link de customização embaixo do menu de aparência.

Passo 4: Crie sua primeira publicação

O WordPress foi criado para ser intuitivo. Então, é de se esperar que para produzir conteúdo você não terá nenhuma dor de cabela.

Para criar sua primeira publicação, clique em Posts> Adicionar Novo no painel de seu WordPress. Você verá a área de edição onde você pode começar a escrever sua primeira postagem.

Depois que você escreveu tudo que precisava, vá e clique no botão de publicar no lado direito e assim, você vai publicar o seu primeiro conteúdo para mundo!

Na tela do post, você vai notar outras seções como Categorias e Tags. Você pode usar estas seções para organizar as postagens de seu blog.

Passo 5: Plugins e Customizações

Agora que você já escreveu o primeiro artigo em seu blog, você provavelmente vai querer começar a utilizar outros elementos como um formulário de contato, uma página sobre, entre outros.

Para customizar o WordPress e adicionar recursos como formulário de contato, galerias e etc, você vai precisar dos plugins WordPress.

O que são plugins?

Plugins são aplicativos que permitem que você adicione novos recursos ao seu blog ou site WordPress. Atualmente há mais de 47 mil plugins disponíveis.

blog wordpress - plugins
Página do diretório de plugins do WordPress.Org

Aqui no blog da Yogh sempre falamos que se você pensou em algum recurso específico para seu site, provavelmente existe um plugin eficiente que atenda a esta necessidade.

Existem plugins para gerenciar comentários, otimizar seu blog, intensificar a segurança, SEO, formulários, entre muitas outras funções que só melhoram e aprimoram seu site WordPress.

Um dos principais fatores que popularizam o WordPress são os plugins que ele oferece para customização de sites e blogs. Afinal, nada melhor do que uma plataforma que te permite personalizar seu blog da maneira que você planejou, não é mesmo?

Passo 6: Domine o WordPress

Agora que você já sabe como começar seu blog WordPress, você precisa dominar esta plataforma. Como você já pode perceber, o WordPress oferece plugins, temas e recursos nativos que foram feitos para melhorar a experiência do usuário.

Para você saber mais do que pode fazer com o WordPress, leia estes artigos aqui. Dessa forma, você descobrirá ainda mais sobre o que esta plataforma tem para oferecer:

Resumindo

Começar um blog WordPress não é difícil. Com WordPress, você além de ter a facilidade de criação e instalação, você possui diversas opções de temas para personalizar a aparência de seu blog e recursos que podem ser aplicados ao seu projeto através de plugins.

Para começar um blog WordPress:

  1. Escolha um nome de domínio e hospedagem;
  2. Instale seu blog na hospedagem de sua preferência;
  3. Escolha a aparência de seu blog por meio dos temas disponíveis no WordPress;
  4. Publique seu primeiro post;
  5. Verifique quais outros elementos você deseja que seu blog tenha por meio de plugins.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado e que logo você possa ter um blog em WordPress!

Artigo traduzido e modificado: Ultimate Guide – How to start a WordPress Blog (Step by step)

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

5 comentários

  1. Aguiar Dasda

    Olá, Eu sou iniciante em Worpress. Estou lendo alguns artigos de vocês para começar meu blog de forma certa. Não pude deixar de reparar que o blog de vocês tem um visual incrível! Que plugin vocês utilizam para deixar o layout do blog de organizado dessa forma: https://www.yogh.com.br/blog/ (Com uma visão geral de todas as categorias e alguns destaque em acima). Desde já agradeço a tenção.

    • Lucas Carvalho

      Olá Aguiar!
      Obrigado pelo seu comentário sobre nosso blog em WordPress!
      Nosso blog foi construído usando um tema premium em WordPress que inclui o plugin editor de páginas “Visual Composer”, que permite uma diagramação bem interessante e prática.
      Além de usar um tema que já tenha isso previamente pronto para atender esta necessidade de criar vários blogs de conteúdos agrupados por categorias, você pode também customizar o código-fonte do seu tema atual e criar um modelo de página que permita isso. No entanto isso vai requerer um conhecimento mais profundo de desenvolvimento com WordPress, além do design.

  2. Regina Marinho

    Estou começando a “brincar” com o WordPress, estou com dúvida de onde criar os posts, não gostaria de criar para publicar de imediato. Gostaria de criar o site em “off” e quando estiver pronto, daí sim publicar.

Deixe uma resposta