Plugins WordPress – 10 plugins para iniciantes WordPress

Ser novato no WordPress pode ser um pouco aterrorizante. Mas no bom sentido. São tantas opções de temas e plugins que você pode ficar sem saber por onde começar. É por isso que hoje trouxemos uma lista de 10 plugins para iniciantes WordPress. Uma seleção que vai te ajudar a deixar seu novo site mais aprimorado. Dá uma conferida:

Plugins WordPress

Atualizado em 09/06/2016

Hoje nós vamos falar sobre plugins para iniciantes WordPress. Como vocês já sabem, o WordPress é a plataforma de gerenciamento de conteúdo mais popular do mundo. Uma das principais razões para sua popularidade meteórica é a quantidade de plugins que oferece (assim como seu catálogo de temas). Se você é novo no universo WordPress, os plugins adicionam funcionalidades específicas para seu site, permitindo que seu site faça praticamente tudo.

Sabe aqueles recursos impressionantes que você vê em sites de grandes empresas? Pois então, ao instalar o plugin correto você pode adicionar um recurso similar (ou até o mesmo) e funcionalidades ao seu próprio site. WordPress possibilita a criação de sites profissionais até mesmo para novatos.

Plugins para iniciantes WordPress – A escolha certa

Para aproveitar tudo que o WordPress tem para oferecer, você certamente vai precisar instalar uma coleção de plugins. Apesar de existir mais do que 45 mil plugins no repositório do WordPress, a tarefa de escolher quais dentre tantos sejam os certos pode ser difícil para principiantes.

Hoje nós vamos mostrar 10 plugins para iniciantes WordPress. E o melhor de tudo: todos os plugins desta lista são gratuitos.

Se você instalou o WordPress pela primeira vez e está encarando uma tela em branco sem ter ideia por onde começar, este post é para você. Também vamos explicar porque cada plugin é essencial e também sugerir algumas alternativas para cada. Descubra qual plugin para iniciantes WordPress melhor se encaixa na sua necessidade e aproveite!

1. Akismet

Spam realmente é o flagelo da internet – e é incansável também. Antes de você gerar um bom tráfego em seu site, você ainda encontrará seu WordPress inundado com notificações de spam. Com tanto spam para lidar é muito fácil que comentários legítimos e perspicazes se percam. Akismet é um filtro ativo de spam que automaticamente bloqueia e descarta os piores casos. Parte da família Automattic (pessoal que criou o WordPress.com), Akismet é gratuito para uso em blogs pessoais.

Alternativas: Anti-spam, WP-SpamShield Anti-Spam.

Plugins para iniciantes WordPress - Akismet

2. Jetpack by WordPress.Com

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Mantido pela Automattic, o plugin JetPack é um conjunto bem-codificado de 36 módulos – cada módulo acrescenta um recurso útil diferente. Isto significa que Jetpack é essencialmente um rolo compressor 36 em 1. Por mais que dificilmente o usuário usará todos os módulos disponíveis, porém entre eles está uma gama inegavelmente útil e ampla de funcionalidades do WordPress, como: melhorar a área de comentários, novas widgtets, e segurança, entre outras coisas. Cada módulo pode ser ativado e desativado à vontade, dessa maneira, você não precisa usar todos os recursos do JetPack

Alternativas: Nenhuma. JetPack ocupa uma categoria para ele mesmo.

Plugins para iniciantes WordPress - JetPack

3. Yoast SEO

Para que serve um site se ninguém visita ele? Para aumentar o tráfego de seu site WordPress você precisa criar conteúdo que seja fácil de descobrir e que envolve o uso de táticas de SEO. Yoast SEO é um fantástico plugin de SEO. Ele permite que você marque as palavras-chaves que você deseja que sejam rankeadas e além disso, você pode editar o trecho como aparece no Google. E para garantir que você não tenha esquecido alguma coisa, o plugin oferece uma lista de checagem para ver se você está usando as melhores práticas de SEO.

Junte com uma funcionalidade de alta qualidade XML sitemap – que certifica que seu conteúdo seja indexado pelos motores de busca – e pronto! Você tem um plugin de SEO muito eficiente.

Alternativas: All in One SEO Pack, SEO by SQUIRRLY.

Plugins para iniciantes WordPress - Yoast SEO

4. Google XML Sitemaps

Se você prefere se dedicar a um plugin de XML Sitemap, não há necessidade de procurar mais. Com mais de um milhão de instalação ativas, o Google XML Sitemaps compartilha a estrutura de seu site com o Googlebots para eles buscarem e indexarem. Isto quer dizer que nenhum conteúdo é deixado para trás, garantindo uma indexação mais compreensível.

O plugin é ideal para blogs que são regularmente atualizados, por exemplo. No momento que você pressiona o botão de publicar, seu sitemap é automaticamente atualizado e todos os motores de busca são notificados. Este é o modo mais rápido para ter seu conteúdo indexado.

Alternativas: Better WordPress Google XML Sitemaps, Google Sitemap by BestWebSoft.

Plugins para iniciantes WordPress - SiteMap

5. WP Super Cache

O caching do site é uma das formas para otimizar a velocidade de seu site. Porque a vasta maioria de sites não muda com frequência, carregar cada aspecto desde o zero se torna ineficiente. Em vez disso, o plugin de caching gera e serve uma versão HTML estática do seu site. Os visitantes não serão capazes de notar a diferença, exceto pelo fato que suas páginas carregarão significativamente mais rápido – e o Google amará o seu site por isso.

Escolher um plugin de cache é um pouco complicado. Apesar de existir muitas opções disponíveis, há alguns plugins de caching que são incompatíveis com certas hospedagens. Se você deseja um plugin de caching robusto, a pedida é o WP Super Cache.

Este plugin faz o caching de seu site de três formas: Mod_Rewirte, PHP e legacy caching. WP Super Cache é também bem fácil de instalar. Além disso, ele configurações avançadas que o tornam ainda mais eficiente.

Alternativas: W3 Total Cache, WP Fastest Cache.

Plugins para iniciantes WordPress - WP Super Cache

6. Contact Form 7

Esse plugin faz exatamente o que seu nome diz – é um plugin de formulário para contato que permite seus vistantes (e possíveis clientes) entrarem em contato com você de forma prática. Contact Form 7 tem sido o plugin de formulário padrão, tendo mais de 37 milhões de downloads.

O plugin permite que você construa e gerencie formulários ilimitados para que você possa ter formulários específicos que se adequem a sua necessidade. Com este plugin, você pode construir formulários de contato de maneira rápida e fácil, com campos customizados e diferentes tipos de campos avançados (como checkbox ou lista de arrasta e solta) com CAPTCHA embutido para combater o spam.

Alternativas: PirateForms, Ninja Forms.

Plugins para iniciantes WordPress - Contact Form

7. MailChimp for WordPress

Se você quer construir um site que resiste ao tempo, e que relativamente são imunes as mudanças de algaritmo do Google, você precisa construir uma lista de email. Email marketing é uma das estratégias de marketing mais eficientes em relação ao custo disponíveis para webmasters.

MailChimp é constantemente apontado como um dos melhores serviços do WordPress. Como tal, é altamente recomendável para quem quer cultivar uma lista de email. A maneira mais fácil de construir uma lista é com o plugin – acrescenta elegantes formulários de opt-in para qualquer site distribuído com WordPress. Apesar do MailChimp ser gratuito, o serviço dele mesmo é freemium (gratuito e premium). Enquanto a sua lista tem menos de 2.000 inscritos o serviço do MailChimp permanece gratuito, se estiver acima deste número você precisará pagar pelo plano premium.

Alternativas: Icegram, Optin Forms.

Plugins para iniciantes WordPress - MailChimp

8. WooSidebar

A esmagadora maioria dos temas WordPress tem suporte na barra lateral. E por causa da proeminência da barra lateral na página, é um ótimo lugar para obter informações importantes (como uma seção sobre) um opt-in de formulário e também para exibir widgets.

Se você gostaria de mostrar barras laterais, é recomendado instalar o plugin WooSidebar. O plugin permite construir um número ilimitado de barras laterais customizadas, podendo combinar texto e widgets. É também possível especificar onde você quer cada barra lateral – sendo em posts ou em páginas de categorias ou posts.

Alternativa: Custom Sidebars.

Plugins para iniciantes WordPress - WooSidebar

9. Disqus Comment System

Ainda há bons motivos para deixar a seção de comentários aberta. Se você quiser interagir com seu público você pode querer considerar fazer um upgrade do sistema padrão de comentários do WordPress. Nossa recomendação é o plugin Disqus Comment System. Este plugin suporta comentários e respostas, indexa comentários para melhorar SEO e também é equipado com filtros anti-spam.

O recurso de login por meio da rede social faz ser super fácil para visitantes se inscreverem e comentarem. Se você quiser uma seção de comentários ativa, Disqus vai ajudar.

Alternativa: Yoast Comment Hacks

Plugins para iniciantes WordPress - Disqus Comment System

10. Easy Updates Manager

A maioria das pessoas assume que atualizações de tema, plugin e do core do WordPress são somente para adicionar novos recursos mais aprimorados. Apesar de isso ser em parte verdade, muitas atualizações são para assegurar vulnerabilidades conhecidas – deixando assim seu site mais seguro.

Se você é dono de vários sites, prestar atenção em todas as atualizações é um trabalho e tanto. Você pode delegar parte deste empenho para o plugin Easy Updates Manager. Você pode usar este plugin tanto se tiver um ou múltiplos sites e há vários recursos para configurar como atualização automática dependendo de lançamentos maiores ou menores.

Alternativa: Updates Control.

Plugins para iniciantes WordPress - Easy Update Manager

Conclusão

E estas são 10 sugestões de plugins para iniciantes WordPress. Se você começou seu site agora estes são alguns dos plugins que você deve conferir. Todos estão disponíveis de graça no diretório de plugins oficial do WordPress. Há muitos plugins WordPress que são excelentes – nós nem falamos sobre os plugins premium – mas essa seleção representa uma boa lista para iniciantes em WordPress.

Texto traduzido e modificado: 30 essential Plugins for WordPress

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

  1. Melina

    Ótimo artigo! Destes o que mais uso definitivamente é o Yoast e o MailChimp. Não sou especialista em WordPress, mas vou guardar esta lista nos meus favoritos – com certeza me ajudará muito.

Deixe uma resposta