WordPress.Org e WordPress.Com, qual é a diferença?

Ainda não sabe qual a diferença entre o WordPress.Org e WordPress.Com? Isto já não será mais problema! Confira agora nosso artigo que mostra qual a diferença básica entre os dois:

WooCommerce

Atualizado em 27/09/2016

WordPress.Org e WordPress.Com são a mesma coisa?

Talvez esta pergunta já tenha passado por sua cabeça algumas vezes. Talvez você já tenha tentado encontrar o que separa as duas plataformas mas no fim, não conseguiu perceber nada de diferente.

Pois, estamos aqui para te dizer que existe diferença sim!

Mas não se preocupe. Hoje nosso artigo tem a intenção de te mostrar de forma prática e clara quais são as características que diferenciam o WordPress.Org e WordPress.Com.

Preparado? Então vamos lá!

WordPress.Org e WordPress.Com – Mesma plataforma, mas diferentes objetivos

Em um belo dia, neste planeta em que vivemos, Matt Mullenweg e Mike Little resolveram criar uma plataforma para blog (resumindo a história).

Mal sabiam eles que o que começou como uma simples maneira para facilitar a vida de blogueiros, se tornaria uma das mais populares plataformas de gerenciamento de conteúdo para sites do mundo, o WordPress. Quer saber mais sobre o que é WordPress? Confira nosso artigo!

O WordPress ganhou espaço como um CMS open source pela sua estrutura intuitiva e prática.

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

Para entender a diferença entre o WordPress.Org e WordPress.Com você precisa compreender que: como estrutura, ambos os sites, utilizam WordPress. Ou seja, ambos usam o CMS WordPress.

Porém … 

No WordPress.Com é oferecido um serviço gratuito de criação e hospedagem de blogs. Neste serviço você cria seu blog de acordo com o layout que escolhe, tem um endereço (nomedoblog.wordpress.com), usuário e senha que te permitem gerenciar e publicar posts.

Mais recomendado: Blogs pessoais.

Já ao acessar o site do WordPress.Org você pode fazer o download e a instalação do software WordPress gratuitamente. Com o software, você constrói seu site do zero e com isso tem total liberdade para customizar seu projeto.

Para seu blog ou site ser publicado é necessário a contratação de uma hospedagem e registro obrigatório de domínio próprio.

Mais recomendado: Empresas, instituições, lojas.

WordPress.Org

wordpress-org

Ao utilizar o WordPress.Org você tem a liberdade de criar seu site da maneira que achar melhor. Outra característica é que você possui o código de todo o seu projeto.

Esta liberdade permite que você estruture seu site e customize o quanto desejar.

No WordPress.Org há também um número significativo de temas e plugins que possibilitam que seu site seja personalizado.

Isto quer dizer que, se você deseja ter recursos específicos em seu site, com certeza existe um plugin que possibilitará isto. As opções são ilimitadas quando o assunto é customização.

Hoje existem profissionais especializados em WordPress que prestam serviço de desenvolvimento para que você possa ter o site de seus sonhos.

WordPress.Com

wordpress-com

No WordPress.Com você possui algumas vantagens, como:

  • É improvável que seu site fique fora do ar devido a tráfego intenso pois estará alojado em diversos servidores;
  • Atualização e backup automático;
  • Opções de temas e plugins gratuitos e pagos de acordo com o plano contratado.

Porém, não é possível adicionar temas personalizados, assim como qualquer customização é limitada. Não é possível carregar plugins. Ou seja: você não consegue expandir e ampliar funções e recursos.

Então, qual é a diferença entre os dois?

Ambos são WordPress.

Porém, no .Com você é limitado em termos de customização e expansão de seu blog.

Já o .Org você consegue ter todos os recursos e funções disponíveis ao WordPress, além dos plugins que expandem as funcionalidades de seu site.

De uma maneira resumida e simples: o WordPress.Com é limitado se comparado ao WordPress.Org.

Então por que existem os dois se ambos são WordPress?

O WordPress.Com é um serviço oferecido pela empresa Automattic. O WordPress.Org é o próprio software de código aberto.

Conclusão

WordPress é o CMS open source mais popular do momento. Sua estrutura é o que o destaca em relação aos outros softwares de código aberto.

Ambos os sites WordPress.Org e WordPress.Com utilizam o CMS.

Porém, a diferença básica entre eles é que o .Com te oferece um serviço de criação e hospedagem de blog.

No .Org, você faz o download e instalação do software WordPress de forma gratuita.

No WordPress.Com você é, de certa forma, limitado em termos de customização. Mais indicado para usuários que não desejam investir muito e tem o objetivo de ter um blog mais pessoal, sem relação com negócios ou lucro.

No WordPress.Org você tem a liberdade de criar seu blog ou site da maneira que quiser. Ou seja: por ser código aberto, você estrutura seu site do zero, customizando da forma que desejar para atender as necessidades específicas de seu projeto.

O WordPress.Org é recomendado para empresas, instituições, lojas que desejam deixar sua marca no universo online também.

É claro, que o WordPress.Com pode ser um bom começo para seu negócio. Porém, assim que seu blog se tornar mais profissional, a melhor opção é ir para WordPress.Org.

Veja esta tabela com os diferenciais mais significativos entre o WordPress.Org e WordPress.Com:

  WORDPRESS.ORG WORDPRESS.COM
Hospedagem Pago Grátis
Temas Ilimitado. Opções gratuitas e pagas Limitada. Opções gratuitas e pagas.
Personalização possível possível com plano pago
Plugins  Autorizado Proibido
Registro Inexistente. Qualquer pessoa pode fazer o download do software e utilizá-lo. Obrigatório. Necessário criar conta e aceitar condições de serviço.
Publicidade Opcional. O faturamento é do usuário. Presente. Faturamento vai para o WordPress.Com. Para não ter publicidade é necessário pagar
Mais recomendado Para empresas, instituições e lojas. Blog pessoais e também, iniciantes no universo online.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

Deixe uma resposta