Como escolher o tema certo para seu site WordPress

Tem dificuldade para escolher o tema do seu site WordPress? Trouxemos algumas dicas para que o processo de escolha fique mais fácil e você possa optar pelo tema mais adequado para o seu projeto. Confira 5 fatores que você deve conferir antes de escolher o tema de seu site WordPress:

Temas WordPress

Atualizado em 19/05/2016

omo escolher o tema certo para seu site WordPress

Você já ouviu o ditado “A primeira impressão é tudo”? Quando se trata do seu site, dar uma boa impressão faz toda a diferença. Escolher o tema certo e também pensar nos plugins que melhor se encaixam a ele, são partes cruciais para estabelecer a sua marca.

Mas fazer a escolha certa pode ser uma tarefa difícil. Considerando o número de temas disponíveis, você pode facilmente ficar sobrecarregado com tantas opções.

Neste artigo, vamos falar de como escolher o tema certo para seu site WordPress e  também o que deve ser considerado ao escolher os plugins que melhor complementam o tema.

Afinal, o que faz um tema ser o tema certo para seu site WordPress?

Quando se trata de selecionar o tema certo para o seu site WordPress, existem alguns fatores que precisam ser considerados. A sua escolha não deve ser baseada somente na aparência do tema. Vamos dar uma olhada naquilo que você precisa ter em mente ao escolher o tema certo para o seu site.

Fator 1: O preço do tema

Normalmente, a primeira coisa que as pessoas pensam quando estão considerando um tema WordPress é o valor. Existem inúmeros temas gratuitos e também, temas pagos (premium) disponíveis para o WordPress. Dada as opções, escolher um tema gratuito parece ser a opção mais viável. Afinal, para que gastar dinheiro em algo que se pode ter de graça? Para responder essa pergunta, destacamos algumas diferenças entre o tema gratuito e o tema premium:

Características do Tema Gratuito para WordPress

  • Designs simples;
  • Como o próprio nome já diz, não há custos;
  • Opções para customizar (como mudar fonte e cor) são geralmente limitadas;
  • O desenvolvedor do tema pode parar de atualizar o tema;
  • Suporte é limitado ou em certos temas, inexistente.

Características do Tema Pago para WordPress

  • Valores variam de 20 doláres – 100 dólares;
  • Várias opções para customizar que vão além da mudança de cores ou fontes;
  • Suporte é sempre disponibilizado;
  • Os temas são regularmente atualizados.

Então, você deve comprar um tema premium ou escolher o tema gratuito?

A resposta fundamentalmente dependerá das suas preferências e daquilo que seu site precisa. Existem temas gratuitos que são maravilhosos e que em todos os aspectos parecem com um tema pago (desde constante atualização até suporte). Porém, não há grande variedade.

Se você não planeja fazer muitas personalizações em seu site e está em busca de um blog pessoal, a opção gratuita é provavelmente a melhor escolha. Mas se você é dono de uma empresa ou quer gerar renda com seu site, o tema pago é a melhor decisão. Ao se considerar que tipo de tema utilizar você não deve pensar como um gasto, e sim, como um investimento para seu negócio.

Fator 2: O tema precisa ter os recursos específicos para sua necessidade

O tema é responsivo? Ele suporta uma landing page? Você vai precisar de uma barra lateral ou um layout full-width? Ele possui mais widgets no rodapé? Suporta layouts para páginas adicionais que você possa vir a precisar? Estes são alguns dos recursos básicos que você precisa verificar ao escolher um tema.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Recursos adicionais ou funcionalidades, como: galerias ou post customizados, devem ser separados do design. Isso quer dizer que estes adicionais devem ser disponibilizados por meio de plugins ao invés de serem incorporados diretamente no tema.

Ter os recursos certos é crucial. Porém, se o tema estiver sobrecarregado de recursos que você não vai precisar, isto pode gerar algumas complicações. Se você sabe que nunca usará os recursos extras de um tema, não opte por ele só por garantia. A probabilidade é que você não precisará.

O tema precisa ter aparência conforme o setor que você está inserido

O design tem um papel importante na escolha do tema certo. Claro que você não deve escolher um tema apenas pela aparência. Porém, você deve sim considerar um tema que combine com o modo que você deseja que sua empresa seja vista. Você deve ter em mente o setor ao qual está inserido e escolher um tema adequado que se encaixe em sua área específica. Um tema corporativo, por exemplo, terá um aspecto diferente do que um tema de revista.

Manter seu setor em mente definitivamente deve estar na sua lista de prioridades.

Fator 3: Atualização do tema

As atualizações do WordPress são frequentes, e normalmente, a maioria envolve algum tipo de mudança de como partes do código funcionam. Por isso é de extrema importância optar por um tema que é mantido e atualizado frequentemente. Caso o contrário, você corre o risco de seu tema não funcionar corretamente uma vez que você atualizar WordPress.

Normalmente, optar por temas criados por desenvolvedores respeitáveis (ou seja, que já sejam conhecidos no meio) é uma garantia que seu tema será atualizado com frequência. Fazer algumas perguntas, como: Quem é o autor do tema? É um desenvolvedor conhecido ou alguém que ninguém nunca ouviu falar? É claro que desenvolvedores precisam começar de algum lugar, mas escolher um tema de um desenvolvedor que já tenha um número significativo de temas (e downloads) é uma garantia.

Os temas desenvolvidos por eles já foram testados e você pode contar com qualidade.

Fator 4: Customização do tema e compatibilidade com plugins

Ter a possibilidade de customizar seu tema para combinar com sua marca é um recurso importante.

Se você utilizar um tema do jeito que ele está, sem nenhuma personalização, significa que o seu site correrá o risco de ter a aparência de qualquer outro site que usa o mesmo tema que você. Quase todos os temas oferecem alguma forma de customização mas, alguns desenvolvedores disponibilizam inúmeras opções para customizar o tema que ficam acessíveis pelo painel de controle.

Outros desenvolvedores já oferecem poucas opções para mudar certos elementos de seu site. Fazem isto a partir de uma seleção com escolhas pré-determinadas. Se design não é seu ponto forte, um tema que dá a você uma seleção menor, porém cuidadosamente selecionadas para customizar seu site, é uma ótima escolha.

Se, por outro lado, você sabe exatamente o que quer e precisa de maior controle sob a aparência de seu site, então, um tema que ofereça um bom nível de personalização é o caminho.

Os plugins são o que estendem as funcionalidades de seu site. Os temas do WordPress normalmente funcionam com todos os plugins, porém, sempre há casos que você pode encontrar alguma dificuldade. Se você for administrar uma loja online, por exemplo, tenha certeza que você escolheu um tema que suporta o plugin WooCommerce.

Da mesma maneira, se seu site precisar de um fórum ou mostrar perfis, é melhor comprar um tema que disponibiliza suporte para plugins como: bbPress ou BuddyPress. Na dúvida, entre em contato com o desenvolvedor do tema e pergunte sobre a compatibilidade com os plugins que você vai utilizar.

Fator 5: Suporte do Tema

Conforme você vai checando os itens principais que o tema deve ter, é importante ter um tempo para analisar o tipo de suporte que o tema oferece. Em algumas lojas de temas, você pode acessar os fóruns de suporte e as áreas de contato com o cliente. Por meio destes canais é possível perceber quanto tempo leva para que os clientes sejam respondidos e tempo para atender pedidos de suporte. Também é bom avaliar quais são as maneiras de entrar em contato com a equipe de suporte.

Eles oferecem suporte por email? Ou fóruns ou até mesmo telefone? Existe um suporte disponível 24 horas por dia ou é restrito ao horário comercial? Estas são algumas perguntas que você deve considerar quando analisar o tipo de suporte que o tema oferece.

Afinal, como escolher o melhor plugin para seu site WordPress?

O número de plugins para WordPress cresce a cada dia. Quando se trata de WordPress, se você pensar em qualquer tipo de recurso, provavelmente existe um plugin para isto. Entretanto, muitas pessoas acabam cometendo o erro de escolher e instalar muitos plugins ou escolher plugins que não são compatíveis com o tema. Então, como ter a certeza que você escolheu os plugins certos?

Muitos dos fatores que qualificam o tema certo também podem ser aplicados para plugins. Acima de tudo, você deve ter certeza que o plugin disponibiliza exatamente as funcionalidades que você precisa do que funções parecidas que, de alguma maneira, você possa modificar para se adequar as suas necessidades. Na maioria dos casos, a não ser que você tenha conhecimento técnico sobre o código, você não será capaz de modificar o plugin.

Assim como nos temas, há diversos plugins gratuitos que oferecem recursos básicos.

Também existem os plugins freemium – plugins que possuem uma versão gratuita limitada e uma versão paga com mais recursos disponibilizados. E também há plugins pagos com uma variedade de recursos. Ao escolher o plugin certo, considere se você precisará dos recursos oferecidos por plugins premium ou se você consegue as mesmas funções de um plugin gratuito.

Aqui vão outros fatores para levar em consideração:

  • Você deve considerar há quanto tempo o plugin existe. Se já faz algum tempo, há poucas chances que você encontrará um bug, por exemplo. Se o plugin for recente, você poderá ter alguns problemas porque talvez nem todos os ajustes necessários para que ele funcione perfeitamente foram feitos ainda;
  • Como com os temas, o plugin que tem boas reviews tem menos chances de criar algum problema em seu site. É natural que plugins recebam algumas críticas negativas mas se todas as reviews forem negativas, então, a melhor coisa é ficar longe deste plugin. É importante que você leia atentamente todas as críticas. Tanta as negativas quanto as positivas;
  • É importante checar com que frequência o plugin é atualizado. Plugins que são mal administrados podem trazer problemas para o seu site e também, tornar ele mais suscetível à ataques. Tenha certeza que o plugin escolhido é atualizado com frequência.

O tema certo para seu site WordPress

Escolher o tema certo e os plugins corretos pode parecer uma tarefa difícil. Mas uma vez que você tem claro em sua mente o objetivo do seu site, o processo de escolha fica mais fácil. Estas sugestões são para facilitar e auxiliar na escolha do tema perfeito para o seu WordPress.

Quais são os seus temas e plugins favoritos? Qual é o seu processo para selecionar temas e plugins? Nos conte deixando um comentário abaixo:

Texto traduzido e modificado: A thoughtful guide to picking the perfect themes and plugins for your WordPress site

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

3 comentários

    • cristiane

      Olá William,

      Ficamos contentes que tenha encontrado o tema com essas dicas. Se encontrou uma boa opção, compartilhe com a gente por aqui também.

Deixe uma resposta