Como melhorar a segurança no WordPress

Quer manter seu site WordPress seguro? Nós damos algumas medidas essenciais para ajudar que seu site fique longe de ataques dos terríveis hackers. Dá um clique aí e descubra o que você pode fazer para manter seu site seguro.

Segurança WordPress

Atualizado em 16/06/2016

Hackers, vulnerabilidades, riscos, insegurança, TELA BRANCA DA MORTE. Já sentiu um frio na barriga só de ler essas palavras?

como melhorar a segurança no wordpress - difíceis

Pois então você já deve ter uma noção sobre o que vamos falar neste artigo: segurança no WordPress.

Para falar sobre segurança, especialmente no WordPress, nós temos que tirar logo do caminho a ideia que o WordPress é inseguro. A realidade é que o WordPress é uma plataforma totalmente segura, porém, as vulnerabilidades podem aparecer por causa de plugins ou de temas ou como consequência do usuário não seguir as indicações que o próprio WordPress disponibiliza sobre segurança.

Então,vamos falar sobre como deixar seu WordPress mais seguro e mostrar quais são algumas brechas que podem ser evitadas.

O custo de ser o mais popular

Hoje 1/4 dos sites criados no mundo são feitos em WordPress. Ou seja 25 por cento da internet pertence ao WordPress. De fato, a plataforma de gerenciamento de conteúdo open source mais popular do mundo é o WordPress. Porém, ser o mais popular não é só maravilhas.

É apenas lógico pensar que ao ter uma porcentagem tão significativa em relações ao sites do planeta, os hackers de plantão vão focar seus ataques em sites do WordPress. Porque o WordPress está aí, em todos os lugares.

Mas o que é preciso entender é que a plataforma em si é segura, quem permite a possibilidade para insegurança é o próprio usuário. Quer saber como? Então, vamos lá:

4 atitudes que podem garantir a segurança do seu site WordPress

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Você já ouviu aquela expressão “A culpa foi da peça na frente do volante” ao justificar o porquê de algum acidente de carro? A mesma coisa pode ser aplicada ao WordPress. Muitos dos problemas de segurança que acontecem em sites WordPress é a falta de cuidado e verificação do usuário.

Já falamos algumas vezes por aqui sobre a importância do usuário saber o que coloca em seu site em termos de extensões. Também já frisamos a seriedade de manter seu site WordPress atualizado. Então, vamos ver 4 situações que você pode fazer algo a respeito e garantir que seu site seja bem cuidado.

1. Atualização do WordPress

Manter seu site atualizado com as versões recentes do WordPress é uma das coisas mais importantes e necessárias se você quer deixar seu site WordPress do jeito que ele nasceu pra estar: seguro.

Você pode perguntar: Para que servem as atualizações? Nós te damos a resposta em duas palavras: aprimoramentos e segurança.

Hoje, no Brasil, aproximadamente 60 por cento dos sites em WordPress não atualizam suas versões para a mais recente.

Segurança no WordPress - Atualizações do WordPress

Esse número é expressivo. Uma das justificativas é o medo de que ao atualizar possa vir acontecer alguma coisa com o site devido alguma incompatibilidade.

Veja o que você pode fazer para ter uma atualização bem sucedida: Atualização do WordPress – Cuidados que você deve ter.

Normalmente as novas versões do WordPress trazem melhorias à plataforma. Ajustes e modificações para melhorar a experiência do usuário e otimizar o WordPress para que cada fez seja mais eficiente. No cenário que estamos falando hoje, a atualização também reforça a segurança do WordPress. A cada nova atualização correções são feitas para que o WordPress continue seguro.

Entenda melhor: como ele é open source qualquer pessoa tem acesso ao código, inclusive pessoas mal intencionadas. Se você opta em não utilizar a mais nova versão disponível do WordPress, está vulnerável a falhas de seguranças de versões anteriores vindas de plugins ou temas, por exemplo (mais sobre isso adiante).

E não é somente o core do WordPress, mas temas, plugins, sistema operacional e bibliotecas também devem ser mantidos atualizados. Ou seja: tudo atualizado é fundamental para que não exista nenhuma brecha.

Uma dica: É sempre bom alinhar com seu serviço de hospedagem como é feito o processo de atualização. Se inteirar e certificar que a atualização do core é realizada. Se você não mantém seu WordPress atualizado com a nova versão – mesmo que esta não seja a atitude mais aconselhada – é melhor você ocultar a versão de seu site. Deste modo, sua vulnerabilidade (por não estar atualizado) não será pública, dificultando para os hackers perceberem seu site como alvo fácil.

2. Verificação de temas e plugins

Outro risco desnecessário, porém, recorrente entre usuários (infelizmente) é não verificar temas e plugins.

Entre as coisas que podem deixar seu WordPress com uma brecha de segurança estão os plugins e temas. Assim como o WordPress deve estar atualizado, os temas e plugins também devem estar. Para que seu tema seja o melhor, veja como escolher o tema certo para seu site WordPress.

Os plugins foram inventados para ampliar e expandir as funcionalidades do WordPress. Eles são revolucionários e podem permitir que seu site se torne mais eficiente e prático. Atualmente são mais de 40 mil plugins disponíveis para o usuário. Isso quer dizer que é muito plugin para o WordPress verificar a confiabilidade de cada um (já que o número é sempre crescente).

Por isso, embaixo de cada plugin é possível verificar a última atualização, compatibilidade e número de instalações ativas. Além disso, se o plugin não é atualizado em dois anos, o WordPress coloca um aviso para alertar o usuário sobre a possibilidade do plugin não ser confiável. Então é importante ser criterioso ao escolher os plugins que você adiciona ao seu site.

Uma dica: Verificar atualização, compatibilidade e instalações são ótimos indicadores para perceber a credibilidade e confiabilidade do plugin. Ao fazer uma análise rápida você perceberá se o plugin está de acordo e se não gerará problemas em seu site.

Segurança no WordPress - Verificação de temas e plugins

No exemplo acima podemos verificar os indicadores de confiabilidade do plugin: instalações ativas, última atualização e compatibilidade.

3. Scan de segurança

Se você quer  assegurar que seu site está ok, você pode escanear por vulnerabilidades. Você pode fazer isso através do plugin Sucuri Security.

O plugin complementa a segurança de seu site WordPress, escaneando por riscos à segurança. Entre as funções que oferece, estão: auditoria de atividade de segurança, monitoramento de arquivos de integridade, escaneamento remoto de malware, monitoramento de blacklist, segurança eficaz, ações de segurança pós hack, notificações de segurança. Ele também tem firewall para o suite (como add-on).

Uma dica: A atitude de escanear seu site deve ser uma prática constante. Se seu site estiver com alguma brecha você poderá perceber estes riscos de forma mais rápida por meio dos escaneamentos.

Segurança no WordPress - Plugin Sucuri

4. Verificação de usuário e senhas

Uma outra atitude que você pode tomar é ter cuidado ao criar sua senha e nome de usuário.

Os hackers de plantão estão em busca de alguma brecha para invadir seu site. O primeiro lugar que eles atacam é pelo usuário e senha.

Como um bom utilizador do WordPress seu dever é tomar todas as atitudes preventivas e medidas aconselhadas para que seu WordPress permaneça seguro. Evitar senhas com sequências simples ou não utilizar nome de usário admin, por exemplo, são duas atitudes que dificultam o trabalho do hacker.

O hacker tentará invadir seu site com ataques de tentativa e erro até conseguir entrar na sua área administrativa. Eles possuem uma listagem de nomes de usuário e senhas em sequência que ficam testando até encontrar uma forma de entrar.

Ao configurar seu nome de usuário e senha, pense em como você pode criar algo que dificulte o acesso eventual de algum hacker.

Uma dica: Ao criar sua senha, o WordPress avisa se a senha é considerada fraca ou forte. É aconselhado sempre optar pela senha que tenha um resultado forte. Lembre-se: senhas fortes são essenciais.

Segurança no WordPress - Usuário e senha

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta