Recursos do WordPress – Conheça o que a plataforma oferece

Nós sempre falamos sobre as maravilhas dos plugins do WordPress. Mas hoje vamos parar e dar uma relembrada nos recursos que o próprio core do WordPress oferece. Abaixo citamos algumas funcionalidades da plataforma. Confira:

WordPress

Atualizado em 13/06/2016

Nós falamos bastante sobre como os plugins são eficientes, práticos e estão aí para estender as funcionalidades do WordPress. Se você deseja que seu site tenha um recurso específico, provavelmente, existe algum plugin para isto. Mas e os recursos do WordPress? Também precisamos falar do que o próprio core do WordPress oferece e que muitas vezes esquecemos de mencionar.

Sim, nós sabemos a genialidade dos plugins e que eles realmente são empolgantes. E que, por causa disso, podemos esquecer das funcionalidades que já estão disponíveis nele.

Vale ressaltar que os recursos do WordPress permitem a construção de um site de qualidade (mesmo sem a instalação de plugins).

Conheça os recursos do WordPress

Por isso, no artigo de hoje, vamos relembrar algumas funções do core do WordPress que fazem a maior diferença e que são parte do motivo da popularidade global da plataforma.

Caso você seja novo ao universo do WordPress e queira saber sobre suas vantagens, esse artigo também vai te ajudar. Então, vamos lá:

1. WordPress é feito para publicação

O WordPress foi construído para publicações de conteúdo. Quem conhece um pouco de sua história sabe que sua criação teve como objetivo melhorar plataforma para blogging. Desde então o WordPress evoluiu e agora pode ser usado para sites e também, lojas virtuais.

A estrutura do WordPress foi pensada de uma maneira onde o conteúdo que você deseja disponibilizar (seja em seu blog pessoal, site institucional ou loja virtual) possa ser apresentado da melhor forma possível.

Fluxo de trabalho em um lugar só

O WordPress deixa todo o seu fluxo de trabalho em um lugar só. Desde o rascunho original até o momento da publicação do conteúdo – gramática, correção ortográfica, colaborações, revisão – não há necessidade de ficar verificando emails ou ter que usar outro software para executar estas funções.

Uploader e mídia browser práticos

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Basicamente tudo aquilo que faz um site completo – imagens, vídeos, documentos e até mesmo música – existe no WordPress.

O uploader de arquivos do WordPress funciona como drag-and-drop (arrasta e solta). A intenção é facilitar ao máximo o processo de incluir arquivos em seu site. Sem contar que o WordPress também possui um browser para as mídias que ajuda você a organizar e encontrar seus arquivos.

Recursos para edição e publicação de conteúdo

Com o WordPress dificilmente você perderá uma palavra que escrever. Ele automaticamente salva tudo que você está digitando. Se alguma coisa acontecer, como: seu computador travar ou você cometer algum erro, você pode acessar uma cópia da versão anterior daquilo que você estava trabalhando. Toda a vez que você clica em salvar o WordPress faz uma cópia prévia para você restaurar, caso precisar.

Assim como você também pode salvar rascunhos sem necessidade de publicar. Você pode escrever, salvar e voltar a escrever quando desejar.

Outra utilidade é que você pode agendar a publicação de seus posts. O WordPress também permite que você divida seu post em páginas caso ele tenha ficado muito longo. Dessa forma, seus leitores não precisarão dar scroll ao infinito para terminar de ler seu conteúdo. Além disso, você tem o recurso de visualizar post para ver a prévia de seu conteúdo pronto. Você pode verificar à qualquer momento já que é simultâneo.

2. WordPress suporta Multisite

Uma das vantagens do WordPress é que ele pode ser estendido para multisite. Ou seja: você pode desenvolver e manter diversos sites usando apenas uma instalação do WordPress. Quando o recurso para multisites é ativado o site original do WordPress pode ser convertido para suportar uma rede de sites.

Recursos do WordPress - WordPress Multisite

Imagem retirada: http://labs.jdmdigital.co/demos/wordpress-mu/

3. WordPress é feito para o usuário

Uma das características marcantes do WordPress é que ele é muito fácil de usar. O layout intuitivo é agradável para aqueles que não possuem experiência técnica e atrativo também para os que tem conhecimento mais aprofundado. Ele é um CMS que simplifica para o usuário sem ter que abrir mão dos recursos avançados.

O WordPress possui um sistema de temas que permite o desenvolvimento de um site simples até um portal robusto ou loja virtual.

Outro recurso são as formas como você pode organizar seu conteúdo. Seja por dia, por mês, por ano, por categoria ou como você quiser, o WordPress cria dinamicamente arquivos de fácil navegação para que seu leitor encontre de maneira prática o que procura.

Além disso, faz com que cada palavra que você já tenha escrito em seu site seja buscável.

O WordPress também tem URLs amigáveis. Ou seja: cada URL é escrita de forma intuitiva e descreve o seu conteúdo e não aonde está localizado no banco de dados.

Menus e funcionalidades dinâmicas podem ser customizados de forma simples no backend de seu site por meio de controles drag-and-drop.

Todos estes recursos foram pensados para auxiliar o usuário para que a experiência no WordPress seja proveitosa.

Recursos do WordPress em relação a outros CMS

Outras plataformas de gerenciamento de conteúdo esperam que o usuário busque, instale e configure uma lista interminável de add-ons. No caso do WordPress, estes add-ons já estão adicionados ao core de seu sistema, como: comentários, RSS Feeds, revisões e etc.

Há também aquelas que trancam o usuário com os dados de formato do proprietário. Ou seja: não permite que você mova seu conteúdo. No WordPress, você pode levar o seu conteúdo para onde quiser e ele até mesmo disponibiliza ferramentas que ajudam o usuário a importar o conteúdo.

Você pode conferir mais detalhes dos diferenciais do WordPress em relação a outras plataformas neste artigo: WordPress ou Drupal: Qual o melhor CMS open source?

Recursos do WordPress - wordpress drupal joomla

Conclusão

Neste artigo nós citamos apenas alguns recursos do WordPress sem a extensão das funcionalidades pelos plugins. Existem muitos mais recursos técnicos que facilitam e aprimoram o seu site. Para você descobrir mais sobre todas as coisas que o WordPress tem para oferecer, você pode acessar: Funcionalidades do WordPress.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta