WordPress ou Drupal: Qual o melhor CMS open source?

Você está pensando em ter um site ou uma loja virtual? Um dos primeiros passos é descobrir qual o CMS que mais se encaixa ao seu projeto. Por isso, separamos alguns aspectos de duas plataformas populares: WordPress e Drupal. Descubra o que cada uma oferece:

WordPress

Atualizado em 07/04/2016

Hoje vamos falar de CMS ou Content Management System ou, em bom português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Como você desejar chamar. Neste artigo vamos conhecer um pouco sobre as duas plataformas específicas: WordPress e Drupal.

Como o próprio nome já indica, um CMS é feito para facilitar a criação, edição, publicação e distribuição de conteúdo. Encontrar o CMS certo para seu site e consequentemente, sua empresa ou loja virtual, é essencial para que você alcance os objetivos traçados para seu negócio. Ao escolher um gerenciador, é necessário analisar alguns aspectos como:

  • Grau de dificuldade para o desenvolvedor fazer customizações;
  • Acessibilidade;
  • Recursos oferecidos.

WordPress e Drupal – CMS open source

Os dois gerenciadores open source eficientes e populares são: WordPress e Drupal. De acordo com estatísticas mais de 12 milhões de sites utilizam o WordPress enquanto o número daqueles que usam Drupal chega a quase 600 mil. Entre os diferenciais dos dois sistemas, o que pode resumir bem a sua distinção, é o grau de conhecimento técnico que cada gerenciador requer do usuário.

WordPress ou Drupal: Qual o melhor CMS open source?

Neste sentido, o WordPress se torna a melhor escolha para iniciantes. Com uma leitura intuitiva e prática, sua facilidade é com certeza um destaque. Apesar de sua praticidade, entretanto, o WordPress é uma plataforma flexível, sendo capaz de oferecer recursos para o desenvolvimento de sites mais avançados, como Ecommerce.

Já o Drupal é recomendado para profissionais, sendo considerado um dos CMS mais difíceis de administrar visto seus aspectos técnicos. Ou seja: o Drupal possui recursos que somente um profissional (com todas as habilidades técnicas) consegue compreender e aplicar de maneira eficiente. Apesar da facilidade de um e da dificuldade do outro, ambos são CMS notáveis, que oferecem diversos recursos úteis para o gerenciamento de conteúdo.

WordPress e Drupal – O que eles têm em comum

No processo de escolha do CMS para seu site, é importante partir do ponto que eles têm em comum, e disso, descobrir quais são os recursos que cada um oferece que melhor se encaixam para as necessidades específicas de seu site. Apesar de serem tão distintos, existe uma característica que ambos possuem. Os dois são open source. Isso quer dizer que são desenvolvidos e mantidos pela comunidade de usuários de maneira gratuita.

Conforme o formato do código aberto possibilita, eles estão constantemente sendo aperfeiçoados com mais funções básicas sendo melhoradas e atualizadas.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Tanto Drupal como o WordPress apresentam uma comunidade apaixonada, e que continuamente, está trabalhando para aperfeiçoamento do sistema. Com comunidades tão participativas, o suporte para dúvidas e problemas podem ser encontrado de vários modos em ambas as comunidades: seja por meio de fóruns, grupos de discussão em redes sociais, sites específicos, livros e até mesmo em empresas de consultoria, especializadas nas plataformas.

WordPress – O CMS mais popular

O WordPress foi muito além da ideia original de ser uma plataforma para blog. Devido a sua capacidade de extensão por meio de plugins, temas e programação, ele é um plataforma para sites institucionais, lojas virtuais, revistas, jornais, portfólio entre outros. Uma das razões da crescente popularidade é, justamente, sua facilidade de utilização. Como já falamos, ele é recomendado para qualquer perfil de usuário, inclusive para àqueles que não tenham tantas habilidades técnicas, mas flexível e com recursos suficientes, para a construção de um site mais robusto.

Vamos ver 3 aspectos que o WordPress se destaca:

1. Fácil e eficiente

Pode soar repetitivo, e provavelmente está sendo, mas é uma de suas características mais atrativas (tanto para desenvolvedores, como usuários básicos): o WordPress é fácil e eficiente. Devido a sua popularidade, existem empresas de hospedagem que oferecem instalação automática para sites em WordPress. Por ser amigável para usuários, ele disponibiliza uma quantidade significativa de tutoriais e suporte técnico. Sua praticidade também pode ser vista na instalação. Por ser intuitivo e rápido, um site simples pode estar no ar em poucos minutos. Além disso, permite o desenvolvimento de sites e lojas virtuais com eficiência já que possui diversos plugins que facilitam o gerenciamento de conteúdo.

2. Gerenciamento de Conteúdo

O WordPress possui uma extensiva lista de temas (gratuitos e pagos), permitindo que os usuários escolham a que melhor se encaixa as necessidades específicas do site. O WordPress também possibilita a personalização em vários detalhes. Desde a aparência até recursos interativos e dinâmicos. Entre os recursos estão mapas, galerias, slideshows como também ferramentas que facilitam a aplicação destes recursos, como por exemplo, shortcodes.

Vantagens WordPress - temas disponibilizados

Outro aspecto é que se você pretende montar um site colaborativo, o WordPress permite a criação de vários perfis de autores. Com este recurso, o administrador pode definir a permissão que cada autor tem dentro do sistema. Isto é uma garantia de segurança já que há o controle de acesso aos colaboradores.

3. Plugins

Os recursos avançados do WordPress podem ser vistos nos plugins que a plataforma disponibiliza.

Vantagens WordPress - plugins disponibilizados

Desenvolvidos para estender e expandir as funcionalidades do site em WordPress, hoje a plataforma oferece mais de 40 mil de plugins. Você pode encontrar tanto plugins gratuitos como pagos. O que você estiver precisando, provavelmente existe um plugin que se aplica a sua necessidade.

Se você tem uma loja virtual, existe um plugin desenvolvido para WordPress: o WooCommerce.

Drupal – One size fits all

Lançado no ano 2000, tem como mascote uma gota que se chama Druplicon. Originalmente, seu criador Dries Buytaert, pretendia dar o nome para o sistema de Dorp, do holandês, que significa vila (referência a comunidade de usuários), porém, por causa de um erro de digitação, acabou percebendo que Drupal soava melhor. Um de seus aspectos mais marcantes é que integra muito recursos em um único pacote, por isso sua o porquê de sua frase oficial One size fits all – Um tamanho comporta tudo.

Drupal - CMS Open source

Vamos conferir 3 aspectos que o Drupal se destaca:

1. Complexo e eficiente

Já podemos notar que a característica principal do Drupal é a complexidade. Apesar de ser uma desvantagem para o usuário que não tenha aprofundamento técnico, o Drupal é o sistema que consegue produzir sites mais complexos e avançados. É verdade que com cada atualização, ele tem se tornado mais fácil de utilizar, mas ainda requer um tempo prolongado de aprendizagem para que o usuário entenda todas as funções e recursos que ele disponibiliza.

Um destaque do Drupal é que ele consegue suportar desde um site com conteúdo estático até um site que tenha milhares de páginas com milhares de leitores. Ele é escalável e com recursos mais refinados.

2. Gerenciamento de conteúdo

Como um bom CMS, sua principal função é gerenciar conteúdo. Nesta esfera, o Drupal é conhecido por sua taxonomia¹ e habilidade de catalogar, categorizar e organizar conteúdos complexos.

Os membros podem publicar para diversos módulos de conteúdo, por meio da interface no navegador. Estes módulos de conteúdo podem ser histórias, blogs, enquetes, imagens, fóruns, downloads, entre outros.

O sistema também permite classificações hierárquicas e indexação cruzada de textos. Dentre os vários temas disponíveis, há a possibilidade de criação, dando uma aparência personalizada ao site. Os administradores controlam os acessos ao conteúdo, e mensagens são exibidas nas páginas do site por tipo de módulo ou conteúdo categorizado. Além da disponibilização de temas e módulos.

3. Módulos

Assim como o WordPress tem os plugins que expandem as funcionalidades da plataforma, o Drupal tem o que é chamado de módulos. Por meio do sistema, os módulos tem permissão para inserir funcionalidades dentro do Drupal. Entre as ações liberadas para usuários, estão:

  • Criar, revisar e categorizar conteúdo;
  • Trabalhar em colaboração escrevendo projetos;
  • Comunicar entre si ou com outros administradores de websites;
  • Usuários do mesmo site podem navegar com seus idiomas locais;
  • Criar regras para usuários dando permissão para funcionalidades específicas do site;
  • Construir regras específicas para filtros de conteúdos.

Conclusão

O que diferencia WordPress e Drupal, significativamente, é a curva de aprendizado que as duas plataformas possuem.

Se analisarmos, esta curva é muito maior no Drupal. Seja para usuários ou desenvolvedores. Já os projetos em WordPress podem ser iniciados e continuados de maneira mais fluída. Uma das características mais marcantes do WordPress é ser intuitivo e prático, tanto para usuários como também para desenvolvedores.

Por requerer habilidades técnicas, muitos dos recursos que o Drupal oferece podem não ser aproveitados em sua totalidade por usuários básicos. Dessa forma, a experiência na plataforma pode não ser completamente satisfatória. Em relação ao WordPress, podemos perceber o contrário. Os plugins desenvolvidos seguem a mesma linha de praticidade. As soluções oferecidas no WordPress satisfazem o usuário que não possui o conhecimento técnico, como também o desenvolvedor.

Ambas as plataformas são úteis. Ambas fazem o trabalho. Sua escolha dependerá do que o seu site realmente precisa.

E então, qual você prefere? Deixe seu comentário:

¹ Taxonomia: Ciência ou técnica de classificação

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

Deixe uma resposta