Confira os 10 plugins gratuitos mais populares para WordPress

Com bons plugins, você pode adicionar mais recursos em seu site em WordPress ou loja virtual WooCommerce. Neste post, você confere os 10 plugins gratuitos mais populares para WordPress

Plugins WordPress

Atualizado em 01/07/2021

Você conhece os plugins gratuitos mais populares para WordPress? Quem utiliza o WordPress no dia a dia sabe que um bom plugin pode fazer toda a diferença em seu site ou loja virtual. E quem ainda está planejando ter um site em WordPress fica maravilhado ao ver a quantidade de plugins disponíveis no repositório oficial do WordPress. Por lá, você vai encontrar mais de 58 mil plugins disponíveis. 

No meio de tantos plugins com centenas de funcionalidades diferentes, não é fácil escolher o plugin ideal para o seu site em WordPress ou loja virtual WooCommerce. Por isso, neste post, você vai conferir quais são os 10 plugins gratuitos mais populares do repositório oficial do WordPress.

Além de conhecer quais são os plugins gratuitos mais populares para WordPress, você vai poder conferir as principais funcionalidades de cada um dos 10 plugins, assim ficará mais fácil escolher quais são os plugins ideais para seu site ou loja virtual.

Vamos conferir essa lista juntos? 

Conheça os 10 plugins gratuitos mais populares para WordPress

Contact Form 7

Plugin Contact Form 7 - Plugins gratuitos mais populares para WordPress

Liderando a lista está o plugin Contact Form 7. Disponível para download no repositório oficial do WordPress, o plugin de formulário Contact Form 7 possui mais de 5 milhões de instalações ativas e avaliação de 04 estrelas. 

Com este plugin, você pode criar e gerenciar formulários de contato. Além disso, o plugin permite a personalização dos formulários e do conteúdo de e-mails, assim ficará mais fácil adaptar o formulário à sua marca.

O plugin Contact Form 7 suporta envio de formulários utilizando tecnologias, como Ajax, CAPTCHA, filtragem de spam e muito mais.

E se o que você está buscando é plugins de formulários para WordPress, aproveite para ler este post: Plugins de formulário para WordPress – 12 opções para seu site

2. Yoast SEO

Plugin Yoast SEO
Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

O segundo plugin desta lista é ideal para quem quer ter seu site bem posicionado no Google e outros mecanismos de busca. Com mais de 5 milhões de instalações ativas e avaliação de cinco estrelas, o Yoast SEO está disponível para download no repositório oficial do WordPress. Ao instalar este plugin, ele irá avaliar todo o conteúdo que está em suas páginas e posts. Após a avaliação, o Yoast SEO listará os pontos positivos encontrados em seu conteúdo e também o que ainda pode ser melhorado.

Com este plugin, você pode inserir título, palavra-chave, meta-description, alt text, editar URL, permitir o compartilhamento de posts em redes sociais e muito mais.

O Yoast também pode gerar automaticamente um sitemap XML, se preferir, assim ficará mais para o Google e outros mecanismos de busca entenderem a estrutura do seu site.

O plugin de SEO mais queridinho do momento também possui uma versão premium. Ao adquirir a versão premium, você tem acesso a uma série de recursos extras, como inserção de mais palavras-chave, sugestão de links internos e suporte sempre que precisar.

Quer saber mais sobre este plugin? Leia este post: Yoast SEO: um plugin para turbinar o seu site.

3. Editor Clássico

Plugin de Editor Clássico

Você sente arrepios só de pensar em utilizar o Gutenberg para criar seus posts e páginas? Então o plugin Editor clássico é ideal para você. Com ele, você pode manter o editor clássico ativo, assim, você poderá continuar gerenciando o seu conteúdo da maneira que você já estava acostumado. 

O Editor clássico está disponível para download no repositório oficial do WordPress e possui mais de 5 milhões de instalações ativas e classificação de 5 estrelas.

Ao utilizar este plugin, os administradores podem selecionar qual será o editor padrão para todos os usuários.

Se preferir, o administrador do site também pode permitir que cada usuário modifique o seu editor padrão. Com esta permissão, os usuários podem selecionar qual editor usar para cada post.

No entanto, cada post é sempre aberto utilizando o último editor que foi selecionado, independente do usuário que abriu o último post, o que garante que todos os usuários 

possam ter uma boa experiência de navegação enquanto criam o seu conteúdo.

4. Elementor Page Builder

Plugin Elementor

Quando o assunto é construtor de páginas para WordPress, o Elementor Page Builder é um plugin mais popular. Disponível para download no repositório oficial do WordPress, ele conta com mais de 5 milhões de instalações ativas e têm avaliação de 4,5 estrelas. 

Com este plugin, você poderá criar suas páginas de forma ágil, mesmo que você não tenha experiência com programação.

Após instalar o Elementor em seu WordPress, você terá uma série de templates à sua disposição. E mais, você pode ver como ficarão suas páginas mesmo durante o processo de criação ao utilizar o recurso de preview.

Além disso, o Elementor Page Builder também possui design responsivo, permitindo que o seu site tenha a mesma aparência tanto no desktop, quanto no mobile.

E se você gosta de ter uma série de recursos à sua disposição, este plugin também conta com widgets e addons que vão turbinar seu site em WordPress ou loja virtual.

Se você quer ter acesso a suporte e mais recursos, você pode adquirir a versão PRO com planos a partir de 49.

Quer saber mais sobre o Elementor? Experimente ler nossos posts sobre: addons, templates e temas gratuitos para Elementor.

5. Akismet Spam Protection

Plugin - Akismet

Se você tem um site em WordPress, já sabe o quanto um spam pode ser inconveniente, causando uma péssima experiência de navegação para seus usuários e clientes, além de afetar o seu posicionamento no Google e outros mecanismos de busca.

Por isso, se você quer ficar longe de spams, é hora de conhecer as funcionalidades do plugin Askimet, um plugin anti-spam. 

Assim, como os plugins anteriores, o Askimet possui mais de 5 milhões de instalações ativas e tem classificação de 4,5 estrelas. 

Com ele, você poderá verificar automaticamente todos os comentários do seu site e filtrar aqueles que se parecem com spam.

O plugin também conta com um histórico, onde você pode verificar o status de cada comentário. Neste espaço, é possível acompanhar quais comentários que foram filtrados como spam ou excluídos do seu site. Além disso, você pode acompanhar os comentários que os demais usuários do seu site classificaram como spam.

Outra vantagem deste plugin é que todas as URLS são mostradas no corpo do comentário para ficar mais fácil identificar links ocultos ou falsos.

Quer conhecer mais funcionalidades deste plugin e aprender como instalá-lo em seu site? Leia este post: Akismet: saiba tudo sobre este plugin anti-spam.

6. WooCommerce 

Plugin WooCommerce

O sexto plugin deste sobre plugins gratuitos mais populares para WordPress é o WooCommerce. Com este plugin, você consegue transformar seu site em uma loja virtual completa.

O plugin de loja virtual está disponível para download no repositório oficial do WordPress e conta com mais de 5 milhões de instalações ativas e classificação de 4,5 estrelas. Além disso, o WooCommerce é a solução de comércio eletrônico mais popular do mundo. De acordo com o site BuiltWith, 28% das lojas virtuais existentes na web utilizam o WooCommerce. 

A popularidade deste plugin se deve ao fato de que com ele, você pode criar lojas atraentes usando temas específicos, que podem variar conforme o seu nicho.

Após usar os temas como inspiração, você também pode personalizar sua página em minutos usando o WooCommerce Blocks.

Este plugin também é compatível com os outros plugins e extensões, o que permite que você possa incluir uma série de funcionalidades à sua loja virtual, como meios de pagamentos variados, cupons, e-mail marketing, métodos de entrega e muito mais.

Quer saber mais sobre este plugin? Nós temos uma categoria especial para WooCommerce repleta de conteúdos e tutoriais para que a sua loja se torne um sucesso! Clique aqui e confira!

7. Jetpack

Plugin Jetpack

O Jetpack é um plugin que reúne uma série de recursos. Ele também possui mais de 5 milhões de instalações ativas e está disponível para download no repositório oficial do WordPress. 

Com avaliação de 04 estrelas, este plugin é ideal para quem precisa manter em dia o backup do seu site em WordPress.

Com ele, também é possível duplicar, clonar e migrar o seu site com facilidade. O Jetpack conta ainda com recurso de verificação de malware, bloqueio de comentários com spam, proteção de login, autenticação de 02 fatores, criação de formulário e muito mais.

E se o seu foco é performance, o Jetpack também possui recursos de lazy loading, CDN para arquivos estáticos, pesquisa de site personalizada para permitir que seus usuários encontrem o seu conteúdo de forma rápida e prática e muito mais.

Para saber mais sobre este plugin multifuncional, leia este post: Jetpack: vantagens que vão fazer seu site decolar. 

8. Really Simple SSL

Plugin Really Simple SSL

O oitavo plugin da lista de plugins gratuitos mais populares para WordPress é o Really Simple SSL. Com mais de 05 milhões de instalações ativas e classificação de 05 estrelas, este plugin pode te ajudar a configurar o certificado SSL.

A certificação SSL é mais uma forma de manter seu site seguro. Com o certificado ativo, todos os dados deixados pelos seus usuários enquanto navegam em seu site ou loja virtual permanecerão seguros.

Além de auxiliar na configuração do certificado, este plugin realiza uma varredura em seu site para garantir que todas as URLs passem a contar com o https. 

O plugin também conta com uma versão PRO cheia de recursos adicionais, como por exemplo envio de e-mail alertando quando seu certificado está prestes a expirar.

9. WPForms

Plugin WPForms

Nesta lista dos 10 plugins gratuitos mais populares para WordPress, tem mais uma opção de plugin de criação de formulário. Com mais de 4 milhões de instalações ativas e avaliação de 5 estrelas, o WP Forms possui o recurso drag and drop, onde você pode criar seus formulários de forma rápida e fácil.

O plugin também conta com modelos de formulários, assim você não precisa criar um formulário do zero. Além disso, todos os formulários possuem um design responsivo para que os usuários tenham uma melhor experiência ao utilizá-los em seu site.

Com o WP Forms, você pode incluir em seu formulário uploads de arquivos e muito mais. Este plugin também pode ser integrado a outras ferramentas de marketing, como por exemplo, o MailChimp.

Para ter acesso a mais recursos e suporte, você pode adquirir a versão PRO a partir de $39,50.

10. Wordfence

Plugin Wordfence

O último plugin deste post é o Wordfence, com mais de 4 milhões de instalações ativas e classificação de 04 estrelas. Com este plugin, você poderá tornar o seu WordPress em um site ainda mais seguro.

Entre as funcionalidades que você vai encontrar neste plugin, estão: firewall para bloquear e identificar tráfego malicioso, scanner de segurança, proteção de senha, monitoramento de tráfego, reparação de arquivos que sofreram ataques e autenticação de 02 fatores.

O plugin também conta uma versão premium, que pode ser adquirida a partir de $99.

Quer conhecer as funcionalidades mais de perto? Leia este post: Wordfence: um plugin de segurança para WordPress.

Conclusão

Ao longo deste post, você pode conferir quais são os 10 plugins gratuitos mais populares para WordPress. 

Assim ficará mais fácil escolher os plugins ideais para agregar mais funcionalidades ao seu site ou loja virtual.

Você usa algum destes plugins? Na sua opinião, qual é o melhor plugin gratuito para WordPress? Conta para a gente nos comentários e ajude mais pessoas a utilizarem os melhores plugins.

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais, assim outras pessoas poderão conhecer quais são os plugins gratuitos mais populares para WordPress.

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta