Plugins de formulário para WordPress – 12 opções para seu site

Se você é dono de site, ter instalado um plugin de formulário WordPress é muito importante. Com os formulários, você conhece e se aproxima dos visitantes e leitores de seu site. Neste artigo sugerimos 12 plugins para criar formulário no WordPress. Confira:

Plugins WordPress

Atualizado em 23/01/2024

Um dos principais elementos para qualquer site é ter um meio rápido e prático para que clientes e consumidores possam entrar em contato com você. A forma mais comum de fazer isto é por meio de formulários de contato localizados em uma página dedicada para isto ou disposta em uma barra lateral ou no rodapé visível em todas as páginas. O WordPress possui plugins para criar e customizar formulários.

Plugin de formulário para WordPress

Este artigo dará uma olhada nos melhores plugins disponíveis para construção de formulários de contato para seu site, indicando áreas de destaque de cada um deles. Vale lembrar que ter um plugin para criar formulário é essencial para que você conheça e se aproxime dos visitantes e leitores de seu site.

1. Contact Form 7 (Gratuito)

Plugin de formulário para WordPress - Contact Form7

Contact Form 7 é um dos plugins mais populares para criar formulários devido a sua simplicidade.

O seu formulário padrão é mais do que suficiente para a maioria das pessoas, mas ele também dá a possibilidade de criar e gerenciar formulários adicionais. Cada formulário e respectivo e-mail de notificação pode ser facilmente customizado usando uma simples remarcação. Recursos como envio de formulário por Ajax, CAPTCHA e filtros para spam fazem com que este plugin seja muito eficiente. Também há várias extensões disponíveis que incorporam ainda mais funcionalidades.

2. Jetpack Forms (Gratuito)

Plugin de formulário para WordPress- Jetpack by WordPress

Jetpack não é simplesmente um plugin de formulário para WordPress, e sim, uma coleção de plugins da Automattic que fornecem funcionalidades ao WordPress.com para sites WordPress auto-hospedados. É usado por causa de seus muitos recursos e se integra bem com outros plugins, como Akismet (plugin anti-spam).

Com as funcionalidades oferecidas pelo Jetpack, você pode adicionar um formulário em qualquer publicação ou página do editor de texto, e também, customizar utilizando o construtor de formulário já instalado com o plugin.

3. Gravity Forms (Premium)

Plugin de formulário para WordPress - Gravity Forms

Gravity Forms é um plugin premium muito popular que habilita funções avançadas para formulários. Ele possui um construtor de formulário estilo “arrasta e solta” (drag-and-drop), formulários de múltipla página e lógica condicional, entre outros recursos.

Licenças superiores incluem add-ons para integração com e-mail marketing, pagamentos e integração com outros sistemas.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Gravity forms permite a criação de formulários complexos porém sem que o usuário precise escrever qualquer linha de código. Ou seja: é extremamente simples de utilizar e avançado.  

4. Elementor (Pro)

Elementor - Plugin para WordPress

O Elementor é mais do que um simples plugin, ele possui inúmeras funções para tornar o seu site em WordPress ainda mais poderoso. Se o Elementor já está presente em seu site, você não precisará de outro plugin para criar um formulário de contato, pois o Elementor já possui um widget que poderá te ajudar nesta tarefa.

Com o Elementor, você poderá criar um formulário que leve em consideração as cores e a tipografia da sua marca e que permita a criação de inúmeros campos para que os seus visitantes possam deixar seus dados, colocar urls ou fazer o upload de arquivos, se necessário.

Este plugin também possibilita que você integre os seus formulários online com os serviços de automação de marketing e CRM.

5. Ninja Forms (Gratuito, Pro)

Plugin de formulário para WordPress - Ninja Forms

Ninja Forms é um plugin para criar formulário estilo drag-and-drop que não coloca limitações no número de campos, e-mails, ações ou envio. Você pode salvar campos e suas configurações para reutilizar em outros formulários, assim como também importar e exportar ambos os formulários e campos. Possui quatro opções anti-spam para proteger você de envios cheios de spam.

Mais de 40 add-ons estão disponíveis para adicionar funções mais avançadas como integração com email marketing e automação.

6. Formidable Forms (Gratuito, Pro)

Plugin de formulário para WordPress - Formidable Forms

Crie e customize formulários de forma rápida e simples com a praticidade da interface drag-and-drop do Formidable Forms (e ainda um estilizador de formulário). Possui já uma proteção anti-spam e HTML customizada e CSS faz com que este construtor de formulários para contato seja uma opção forte.

A versão Pro adiciona mais campos e recursos profissionais como campo para cálculo, lógica condicional e exibição de dados por gráficos.

7. JetFormBuilder (gratuito e Pro)

Plugin de formulário - JetFormBuilder

A nossa sétima opção de plugin de formulário é o JetFormBuilder desenvolvido pelo CrocoBlock. Este plugin é gratuito, possui mais de 4 mil instalações ativas e está disponível para download no repositório oficial.

Uma das principais vantagens deste plugin é que ele é compatível com o Gutenberg, o editor de blocos do WordPress. Ou seja, com este plugin, você pode criar, editar e estilizar seus formulários utilizando o novo editor.

O JetFormBuilder conta ainda com mais de 20 blocos de campo para você criar um formulário do zero ou reformular formulários existentes.

Este plugin também permite que você adicione campo de checkout em seu formulário, pois é compatível com métodos de pagamento, como PayPal e Stripe. Além disso, o JetFormBuilder também conta com recursos de validação para o seu formulário, como mensagens de erros e recaptcha.

Quer adicionar mais recursos ao seu formulário? Este plugin também conta com Addons para turbinar seu site em WordPress.

Para mais recursos, o plugin também possui uma versão PRO que pode ser adquirida por $39 ao ano.

8. WPForms (Gratuito e Pro)

WPForms - Plugin de Formulário para WordPress

O WPForms está disponível para download no repositório oficial do WordPress e possui duas versões: gratuito e pro. 

Com este plugin, você poderá criar os formulários de forma rápida, utilizando a função “arrasta e solta”. Ao utilizar o WPForms, você não precisará criar um formulário do zero, pois, ele oferece modelos para você se inspirar e escolher aquele que mais se adequa às suas necessidades. 

Ao utilizar este plugin, você poderá integrar os seus formulários com outras ferramentas de marketing, como MailChimp, por exemplo. Além disso, com este plugin, todos os formulários terão um design responsivo.

9. QuForm (Premium)

Plugin de formulário para WordPress - QuForm

QuForm é um plugin de formulário para WordPress que permite você criar formulários simples e complexos com apenas um clique por meio de um instalador e funções de drag-and-drop.

Possui um sistema de temas único que você pode usar para incluir temas, construir o seu próprio ou importar outros temas desenvolvidos. Junto ao extenso número de opções de layouts, você pode customizar completamente o visual de seu formulário.

10. weForms (Gratuito e Premium)

weForms

O WeForms é mais uma opção de plugin de formulário para WordPress. Este plugin permite que você crie formulários no estilo drag-and-drop (arrasta e solta).

Simples de usar, este plugin possui duas versões: gratuito e premium. Dentre as vantagens deste plugin, está a possibilidade de criar formulários ilimitados ou utilizar modelos disponibilizados pelo plugin. 

Com ele, você também poderá visualizar como ficará o seu formulário antes de publicá-lo e definir um período de tempo que este formulário deve estar disponível para os seus usuários.

Assim, como outros plugins listados neste artigo, o WeForms também conta com a função anti-spam e a possibilidade de integrar o plugin com outras ferramentas.

11. HappyForms (Gratuito)

HappyForms

O plugin HappyForms está disponível para download no repositório oficial do WordPress. Com este plugin, você poderá criar, customizar e visualizar o seu formulário de contato de forma fácil e ágil. 

Ele também permite que você adicione os formulários em qualquer espaço disponível em seu site ou adicione vários formulários à mesma página.

Os formulários são responsivos, ou seja, os seus visitantes poderão responder os seus formulários tanto pelo celular, como pelo computador. 

Além disso, o plugin também envia mensagem confirmando o envio do formulário no momento em que é enviado, e um e-mail também é encaminhado para os usuários confirmando que o formulário foi enviado.

Este plugin também oferece versões pagas ainda mais completas para quem deseja ter ainda mais funções disponíveis em seus formulários.

12. Simple Basic Contact Form (Gratuito)

Plugin de formulário para WordPress - Simple Basic Contact

Simple Basic Contact Form é um plugin sem frescuras. Ele é fácil de instalar e customizar. Apesar da sua apresentação mínima ele é muito flexível. Você pode usar shortcodes ou tags de templates para mostrar o formulário em qualquer lugar. Vem com proteção anti-spam instalado via CAPTCHA, firewall, notificações de email e é totalmente customizável desde a partir da página de configuração ou também, usando CSS customizado.

Como instalar plugins no WordPress

Você ficou interessado em um dos plugins de formulários desta lista, mas não sabe como instalá-los? No vídeo abaixo, você aprenderá o passo a passo de como escolher bons plugins e depois como instalar cada ferramenta em seu WordPress de forma simples e descomplicada:

Conclusão

Um plugin de formulário para WordPress fácil de usar pode ajudar você a se conectar com os leitores e visitantes de seu site, mas você precisa ser capaz de gerenciar facilmente estes formulários e os envios destes formulários.

Na lista acima, há indicações de plugins que se encaixam em diferentes cenários. Você será capaz de encontrar o plugin que vai de encontro com as suas necessidades. Então, se você não tem um espaço para contato em seu site, não demore. Coloque um formulário e comece a ouvir de seus visitantes.

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância do uso de formulários de contato, nós falamos um pouco sobre eles neste artigo aqui. Dê uma conferida!

Texto traduzido e modificado: The 12 best WordPress Contact Form Plugins

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

5 comentários

  1. James

    Olá amigo, queria saber um formulário para eu poder fazer perguntas aos meus alunos.

    E depois da resposta eles já ver qual é a certa.
    tipo o Google form, mas só que integrado já no site sem ter que usar outro site externo como o Google.

  2. Janes

    Pessoal, tem algum plugin onde o item seja uma imagem?
    Ex: 3 camisetas se escolher 1 camiseta vai pra uma página especifica… se escolher 2 imgs vai pra outra página especifica e se escolher as 3 camisetas vai pra outra página especifica… tentei usar o piotnet mas não consegui.
    Alguma indicação?

Deixe uma resposta