Migrar site atual para WordPress – Um guia para iniciante

Se alguma vez você já quis migrar seu site atual para WordPress mas desistiu no caminho pois não sabia como fazer, este texto é para você. Aqui nós apresentamos todos os passos necessários para iniciar o processo de migração de qualquer site ou CMS para WordPress.

Tutoriais

Atualizado em 14/04/2016

migrar para wordpress

Como migrar site atual para WordPress

Se você quer migrar site atual para WordPress, você está de parabéns. Você tomou uma decisão sábia. O WordPress tem a confiança de milhões de pessoas e empresas ao redor do mundo, desde de blogueiros, escritores aspirantes à gigantes, como o jornal, The New York Times.

O objetivo desse tutorial é dar a você uma visão compreensiva de como o processo de migração funciona de qualquer site para WordPress. Nós vamos aprender o seguinte:

  • Planejar o processo de migração;
  • Coisas a se fazer antes de migrar seu site;
  • Processo de migração em si.

Passo 1: Verifique que tipo de site você tem

Migrar site atual para WordPress - Verificar que tipo de site você possui

Vamos começar do começo. Nós temos o site atual (source website) e temos o site de destino (destination website), que será aquele distribuído pelo WordPress. O site atual é o que está online no momento. No contexto deste guia, nós definimos dois tipos de site atual:

1. Site com CMS – painel de gerenciamento de conteúdo.

2. Site sem CMS – site estático, ou seja, não tem painel.

Migrando de outro CMS

Migrar site atual para WordPress - De outro CMS

Se seu site atual é distribuído por uma plataforma CMS, nós podemos usar um plugin do WordPress para auxiliar no processo de migração. O Codex do WordPress lista mais de 53 tutoriais de migração para importar conteúdo de várias soluções de gerenciamento de conteúdo, plataformas de blog, etc.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Verifique se o CMS que você usa está listado (há uma grande possibilidade que ele esteja) e siga os passos necessários para começar o processo. Se o seu CMS não está listado no Codex, então, você pode dar uma pesquisada nos plugins disponibilizados no WordPress ou dar uma olhada em alguns tutoriais online. No pior dos casos, você vai precisar migrar seu site manualmente.

Migrando de um site estático

Migrar site atual para WordPress - De um site estático

A tarefa de manualmente migrar seu site para WordPress pode ser difícil e mais demorado, mas isso não quer dizer que não seja extremamente importante. A seguir, alguns pontos positivos:

  • Você tem controle maior do conteúdo do seu site: você tem conhecimento de cada post, página, categoria e tags criadas, principalmente porquê você estará criando cada uma manualmente.
  • É uma experiência de aprendizagem: migrar seu site manualmente pra WordPress oferece a você um conhecimento sólido sobre recursos e funções do WordPress. Você poderá ter uma sessão de “por a mão na massa” por meio de todo o processo.

Passo 2: Construa um plano de migração

Migrar site atual para WordPress - Fazer um plano de migração

duas formas de planejar o processo de migração de seu site:

  • Pensar a partir da perspectiva do seu site atual.
  • Planejar a partir do ponto de vista do WordPress.

Para deixar as coisas mais fluidas, nós vamos planejar nosso processo de migração tendo em mente o CMS de destino, neste caso, o WordPress.

Fundamentalmente, o WordPress armazena o conteúdo na forma de posts e páginas, e os organiza usando categorias e tags. Dessa forma o objetivo do plano de reorganização de conteúdo será estruturá-lo por post e páginas e categorizar usando tags e categorias. Por exemplo, se seu CMS atual for o Tumblr, então, é melhor planejar como você reorganizará seu conteúdo para que se encaixe na estrutura do WordPress do que instalar plugins que só vão replicar o comportamento do Tumblr no WordPress.

Nós iremos planejar o nosso novo site em WordPress de acordo com os seguintes tópicos:

1. Reorganização de conteúdo existente

Identifique claramente os posts e páginas do seu site atual. Se você não tem certeza do que são páginas e posts, então, você terá que dar uma revisada neste conteúdo. Sites estáticos não tem post típico.

Por exemplo: considere um site atual que mostra um cardápio de restaurante. A home, quem somos e a página de menu irá ser classificada como uma página de WordPress. Por outro lado, anúncios como novos eventos, promoções e novas atualizações, serão classificados como um novo post em WordPress.

Migrar site atual para WordPress - Reorganize conteúdo

2. Escolha da hospedagem certa

Se você quer rodar seu site WordPress em um ambiente compartilhado, dois componentes básicos precisam estar disponíveis – PHP e MySQL. A maioria das empresas com servidores compartilhados como, HostGator e BlueHost, têm estes componentes instalados em seus pacotes. Alguns deles como, SiteGround, oferecem hospedagem especializada em WordPress com preços de hospedagem compartilhada.

Como alternativa, você pode hospedar seu site no WordPress.com, que também vem com restrições e vantagens.

Se você vem de um site com bastante tráfego, então a sua melhor aposta é optar pela solução Cloud Computing. Falando de maneira geral, o Cloud Computing possibilita que arquivos e dados relacionados estejam disponibilizados em nuvem, ou seja, na internet. Não há necessidade de estarem instalados ou armazenados em uma máquina física (computador de usuário ou servidor próximo). Tornando o acesso muito mais rápido e prático aos usuários.

Migrar site atual para WordPress - Hospedagem correta

3. Planejamento de uma nova estrutura para seu site

  • Domínio: idealmente, você deve instalar o novo site WordPress no mesmo domínio. Isto não vai prejudicar sua indexação.
  • Instalação de Diretório: se você planeja usar o WordPress como uma plataforma para blog separada de seu site principal, então você pode instalá-lo em uma pasta diferente ou subdomínio. Ao instalar o WordPress você precisa ser cuidadoso ao escolher o diretório de instalação.
  • Subdomínios: no caso de domínios e subdomínios, você vai querer instalar WordPress no diretório base ou raiz e não dentro de uma pasta.
  • Menu de navegação: planejar um menu é fundamental para um bom SEO e também, uma boa experiência para o usuário. Planeje os componentes estruturais do seu menu de uma forma que fique fácil de seguir de forma intuitiva.

Migrar site atual para WordPress - Planejar nova estrutura do site

4. Acompanhamento de mudanças no SEO

  • Meta-descrições: quando se trata do SEO de seu site WorPress, você sempre deve ter total atenção. Busque dicas para melhoramento do seu SEO e se possível, comece a aplicar em seu site o quanto antes.
  • Redirecionamento: se você tiver URLs personalizadas em seu site anterior, assegure-se que elas ainda sejam funcionais após a migração com este plugin: Redirection. O plugin essencialmente gerencia 301 redirecionamentos e localiza erros 404 sem exigir conhecimento de aquivos Apache.htaccess.

Migrar site atual para WordPress - Acompanhar SEO

5. Formulários de Contato e Spam

  • Formulário de Contato: mesmo que você esteja começando e aparentemente não exista nenhuma razão para alguém entrar em contato com você, é recomendado ter um formulário de contato em seu site. Isto diz aos leitores que você está aberto a sugestões, feedback, novas oportunidades de negócios, etc. Contact Form 7 é recomendado já que é muito simples de instalar. Você também pode conferir os melhores plugins para formulários de contato.
  • Spam: spam sempre é algo problemático para qualquer site. Em blogs é ainda mais já que cada publicação tem um formulário de comentários. Por isso, é altamente recomendado instalar um plugin anti-spam, como por exemplo, Akismet.

Migrar site atual para WordPress - Formulário para contato e spam

6. Escolha de tema

  • Tema gratuito ou premium: escolha um tema que se encaixe as necessidades atuais e futuras de seu site. Se for um tema gratuito, certifique-se que vem de uma fonte confiável, como o repositório de temas do WordPress. Temas pagos normalmente são desenvolvidos de forma melhor e oferecem mais funcionalidades que se encaixem em diversos projetos.
  • Velocidade do Tema: muitos temas não são otimizados para velocidade da página. Isto irá afetar seu SEO e matar a experiência de usuário. Antes de escolher um tema, o avalie usando Google Mobile-Friendly test e Pingdom page load test.
  • Framework do Tema: entretanto, se você quer que seu novo site em WordPress se pareça exatamente com seu site anterior, então você deve considerar desenvolver um tema customizado. Porém, é tipicamente mais caro que comprar um tema premium. Neste caso, escolha um framework do tema WordPress como Thesis, Headway Themes ou o Genesis Framework. Eles vão essencialmente impermeabilizar seu tema em termos de estrutura e segurança.

Migrar site atual para WordPress - Escolher o tema certo

7. Backups

Backups são muito importantes. Eles eram, são e sempre serão a salvação para qualquer pessoa que hospeda seu próprio site. E principalmente se você deseja migrar site atual para WordPress, fazer um backup é imprescindível.

8. Segurança

Segurança WordPress é uma das coisas mais ignoradas entre os iniciantes na comunidade WordPress. Certificar que seu site está seguro é fundamental. É altamente recomendado a leitura constante de formas para melhorar a segurança de seu site. Vale lembrar que o WordPress está sempre criando novos plugins para fortalecer a segurança da plataforma.

9. E-commerce

Se você planeja lançar uma loja virtual usando o WordPress, o plugin mais recomendado é o WooCommerce. WooThemes, a empresa por trás deste maravilhoso plugin gratuito foi adquirida pela Automattic (a empresa que criou o WordPress), o que faz dele um dos melhores plugins para E-commerce no mercado.

10. Outros fatores

Dado a abrangência do nosso assunto, é bem possível que algum tópico que você possa estar procurando não tenha sido abordado nesta lista. Pode ser desde scripts, plugins de mídia social, video players como Wistia, etc. Dada a imensa popularidade do WordPress, é bem possível que desenvolvedores do software/serviço que você estava usando tenha uma extensão dedicada ao WordPress. Digite no Google as palavras-chaves “<nome do produto> para WordPress” ou “como usar <produto> em WordPress” – você pode se surpreender com tudo que você pode encontrar.

Passo 3: Execute o processo de migração para WordPress

Migrar site atual para WordPress - executar o plano de migração

Aqui vai o processo passo-a-passo para migrar site atual para WordPress:

  • Backup: antes de tudo, faça o backup do seu site atual.
  • Página de manutenção: se você estiver instalando o WordPress na mesma hospedagem, crie uma página de manutenção, renomeando para index.html.
  • Instale o WordPress: próximo passo, instale uma nova cópia do WordPress.
  • Delete: Se você criou um arquivo index.html no passo anterior, delete.
  • Desabilite visibilidade para motores de busca: entre no painel do WordPress e desabilite a visualização para buscadores. Este passo é crucial já que impede a exibição de conteúdo para buscadores até que você organize bem o seu site.
  • Importe Conteúdo: agora vamos começar a importar o conteúdo do seu CMS anterior. Dê uma conferida no Codex do WordPress para aprender como migrar do seu CMS para WordPress.
  • Site estático: se você tem usado um site estático, é hora de colocar a mão na massa. Você precisa manualmente copiar e colar cada página do seu site antigo. Enquanto você está fazendo isso, lembre da distinção entre publicações e páginas – isto ajudará você a melhor organizar seu conteúdo.
  • Organize o conteúdo: agora que o conteúdo foi importado, é hora de estruturar. Primeiro, crie categorias necessárias, sub-categorias, tags, widgets e menus. Uma fez feito isto, organize seu conteúdo de acordo. Isto marca o fim da fase de importação de conteúdo.
  • Instale o essencial: próximo passo é instalar o tema WordPress e os plugins essenciais. Lembre de instalar formulário para contato, plugins anti-spam, backup e de segurança. Você pode perceber que não foi mencionado plugin para SEO. Isto é porque WordPress vem com um plugin de SEO instalado que é bem poderoso.
  • Teste de Garantia de qualidade: passe seu site pelo teste do Google Mobile-Friendly e Pingdom page load test – só desta vez será com seu conteúdo. Se o resultado parecer de acordo, você deve ter escolhido um bom tema WordPress.
  • Faça um Sitemap: sitemaps são componentes essenciais para qualquer site. Uma vez que você terminar de estruturar seu conteúdo, você pode usar o plugin Google XML Sitemaps para rapidamente gerar um sitemap do seu site WordPress.
  • Corrija links quebrados: links quebrados são estraga-prazeres. É natural que a medida que seu site cresce, ele pode acumular uma quantidade significativa de links que não são mais relevantes – resultando em links quebrados. Nestes casos, você pode simplesmente redirecioná-los para a home page de seu site ou até mesmo dedicar uma página explicando sobre expiração de links.
  • Publique: habilite a visibilidade para motores de busca, atualize seu site no Google Webmaster Tools e pronto. Seu novo site está no ar. Ou seja: você conseguiu migrar site atual para WordPress com sucesso!

Resumindo

Migrar site atual para WordPress é, de fato, uma das decisões mais espertas para qualquer dono de site ou blog. Dada a sua versatilidade, WordPress é capaz de lidar com a maioria dos requisitos comuns a de um dono de um site.

Aproveite!

Texto traduzido e modificadoMigrating to WordPress – A beginner’s guide

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

  1. Antonio dos S. Oliveira

    Boa noite,
    Descobri o yogh hoje e, francamente o site e muito bom; as dicas de como migrar site para o WordPress, que alias e o que estou tentando faser, mas nao me sinto seguro. Farei um backup mao na massa e, seja o que DEUS quiser. Um abraçoa todos.

Deixe uma resposta