O que é um tema WordPress e como escolher o ideal?

Você sabia que um bom tema pode fazer a diferença em um site WordPress? Clique aqui e descubra o que é um tema e veja dicas para escolher o tema ideal para o seu WordPress

Temas WordPress

Atualizado em 20/11/2020

Temas mais populares para WordPress

Está pensando em criar ou já deu início a criação de um site em WordPress? Se sim, você pode estar se perguntando: o que é um tema para WordPress e como escolher o ideal?

Neste post, você descobrirá o que é um tema para o WordPress e terá acesso a dicas úteis que te ajudarão a escolher um bom tema para o seu site em WordPress.

O que é um tema WordPress?

O tema é responsável por garantir o visual do seu site, e claro, ele também existe para agregar funcionalidades a sua página!

Através do tema, você poderá configurar cabeçalhos, menus, rodapés e muito mais.

Você pode utilizar os temas como forma de inspiração para dar vida às suas páginas. Atualmente, são mais de 7 mil temas disponíveis no repositório oficial do WordPress.

No repositório oficial do WordPress, você encontra mais de 7 mil temas

Neste ambiente, você encontrará uma série de temas disponíveis para que possam ser utilizados para a criação de páginas de restaurantes, cafeterias, portfólios para fotógrafos e muito mais!

Além dos temas gratuitos, ainda existem temas pagos. Você poderá encontrar diversas empresas que oferecem temas pagos no Google, por exemplo. Uma das vantagens de adquirir um tema pago é que você tem mais funcionalidades e suporte à sua disposição.

O WordPress já vem com temas padrões disponíveis?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

A resposta é sim! Logo após realizar o download do WordPress, você terá o último tema disponível chamado Twenty Twenty ativado em seu WordPress. Este tema foi lançado junto com a versão 5.3 do WordPress.

No painel do WordPress, na aba aparência, você encontrará o item “temas”. Neste ambiente, você verá que a plataforma possui 03 temas padrões disponíveis, são eles: Twenty Seventeen, Twenty Nineteen e Twenty Twenty.

Em breve, um novo tema cheio de novidades chamado Twenty One deverá ser lançado juntamente com a versão 5.6 do WordPress.

É possível encontrar o tema perfeito para o WordPress? 

A resposta é depende. Tudo vai depender do que você deseja encontrar em um tema para o seu WordPress. Se o seu site for simples, talvez um dos temas padrões do WordPress já atenda às suas necessidades e supere as suas expectativas.

Já, se o que você precisa é de um site ou e-commerce considerado mais complexo, pois deve conter uma série de funcionalidades, talvez seja mais difícil ou quase impossível encontrar um tema pronto perfeito para você.

Mas, você não deve se desesperar, o primeiro passo para a escolha de um bom tema é: elabore uma lista de prioridades.

Nesta lista, você pode colocar todos os itens que você procura em um bom tema. A partir desta lista, você poderá ver qual tema é o ideal para suprir às suas necessidades na hora de criar o seu site em WordPress.

Se depois de utilizar esta lista, você encontrou o tema perfeito, o próximo passo é instalá-lo em seu site. Mas, se você não encontrou o tema perfeito, escolha aquele que atenda ao maior número de itens da sua lista de prioridade.

Com a ajuda de um profissional, como um desenvolvedor, por exemplo, você poderá encontrar a melhor forma de deixar o seu site do jeito que sempre sonhou, mesmo que o tema não tenha a aparência ou todas as funcionalidades que você deseja.

Antes de você iniciar a instalação do seu tema, nós separamos uma série de itens que você deve incluir na sua lista de prioridades na hora de buscar o seu tema ideal.

Responsividade

Em outros artigos do Blog, nós já falamos quanto é importante que o seu site seja responsivo, não é mesmo? Um site responsivo é aquele que se adapta a qualquer tipo de tela, ou seja, o seu site ficará legível independente do dispositivo que o seu usuário estiver utilizando para acessar o seu website, que pode ser desde o celular até um tablet, por exemplo.

Compatibilidade com navegadores diferentes

Você deve estar se perguntando: porque devo me preocupar se o tema que quero utilizar é compatível com vários navegadores? Simples, nem sempre as pessoas utilizarão o mesmo navegador para acessar o seu site. O Google é atualmente o navegador mais escolhido pelos usuários na hora de realizar uma pesquisa, mas ainda sim, podem ter usuários que utilizam o Internet Explorer, o Safari, Microsoft Edge, entre outros.

SEO

Na hora de procurar o tema ideal, é importante que você analise a documentação e a descrição do tema, assim você saberá se este tema foi feito com base nas melhores práticas de SEO. Afinal, você vem se dedicando para criar um site incrível e ele merece ser reconhecido pelos Google ou outros mecanismos de busca.

Customização

Em sua procura, considere analisar se o seu tema permite realizar customizações, como fácil integração com as redes sociais, criação de formulários, galerias de fotos, espaço para incluir seu contato e muito mais.

Lembre-se de incluir todos os itens que deseja customizar em seu tema na sua lista de prioridades. Assim, ficará mais fácil verificar o que cada tema permite customizar e qual deles é o ideal para você.

Você poderá encontrar estas informações na descrição do tema ou em sua documentação.

Acessibilidade

Ter um site acessível significa que seus usuários terão uma bela experiência ao navegar pela sua página. O propósito fundamental de um site que leve a sério a acessibilidade é fornecer o acesso a todo o conteúdo disponibilizado para qualquer pessoa, independente de suas habilidades ou deficiências. 

Por isso, é importante que você leve o item acessibilidade em consideração quando estiver procurando por um tema. Se você tem dúvidas sobre o que um site deve ter para ser considerado acessível, acesse o site Acessibilidade Toolkit. Neste site, você encontrará inúmeras informações sobre este tema tão importante.

Fique atento aos plugins

O tema que você escolher deve ser compatível com a maioria dos plugins. Por exemplo, se você pretende criar uma loja virtual, é importante que o tema escolhido por você seja compatível com o plugin de loja virtual do WordPress, o WooCommerce.

Quantidades de downloads e avaliações

Quando você vai baixar um plugin, você analisa uma série de itens, não é mesmo? Enquanto busca o seu tema ideal, você também deve analisar alguns itens importantes, como, número de instalações ativas, data da última atualização, quantidade de downloads, se ele é compatível com sua versão do WordPress e PHP.

Outro fator importante que deve ser analisado por você é a descrição e a documentação do tema, é neste ambiente que você encontrará todas as informações sobre o tema. 

Ao ler com calma todo este conteúdo, você conseguirá ver com mais clareza se o tema atende os itens que foram elencados por você em uma lista de prioridades. 

Como instalar um tema grátis no WordPress?

Agora que você já sabe o que deve levar em consideração na hora de escolher o seu tema ideal, você verá um passo a passo para instalar um novo tema gratuito em seu WordPress:

  • Abra o painel do seu WordPress.
  • Encontre o item “Aparência” na aba lateral do seu painel do WordPress.
  • Em seguida clique em “Temas”.
  • Depois, clique em adicionar novo.
  • Após carregar a página, você poderá filtrar os temas por destaque, mais populares e mais recentes.
  • Se preferir, você pode clicar em “filtro de características” para que a busca se torne ainda mais específica.
  • Se você já sabe qual tema deseja baixar e ele está disponível no repositório do WordPress, você pode colocar o nome do tema escolhido no campo “pesquisar temas”.
  • Após encontrar o tema desejado, clique em instalar para que o tema possa ser instalado em seu WordPress.
  • Depois de instalar, clique em ativar para adicioná-lo ao seu site.
  • Pronto, você já poderá utilizar o tema em seu site.

Como instalar um tema pago no WordPress?

Se você optou por um tema pago, siga este passo a passo para realizar a instalação do seu tema no WordPress.

  • Abra o painel do seu WordPress.
  • Encontre o item “Aparência” na aba lateral do seu painel do WordPress.
  • Em seguida clique em “Temas”.
  • Depois, clique em adicionar novo.
  • Em seguida, clique em “enviar tema” para que você possa fazer o upload do arquivo zip do seu tema em seu WordPress.
  • Clique em escolher arquivo e vá até o ambiente do seu computador em que o tema foi armazenado.
  • Em seguida, o WordPress fará a instalação do seu tema em seu site.
  • Depois de instalar, clique em ativar para adicioná-lo ao seu site.
  • Pronto, você já poderá utilizar o tema em seu site.

Conclusão

Ao longo deste artigo, você descobriu o que é um tema para WordPress. Além disso, você teve acesso a uma série de dicas para te ajudar na busca de um tema ideal.

Se você chegou até este artigo, pois busca criar um site, nós temos uma boa notícia para você! A Yogh lançou recentemente o curso gratuito “Criando seu site em WordPress sem programar”. Neste curso, você aprenderá como criar um site simples e bonito para divulgar o seu negócio utilizando um tema padrão do WordPress.

Além de assistir o curso online, você também poderá fazer o download de um e-book “Criando seu site sem programar” gratuitamente. Ele será o seu guia para que você possa fazer consultas sempre que precisar.

Ficou interessado? Clique aqui e inscreva-se agora!

E se você que está lendo este artigo já tem uma longa experiência com o WordPress, que tal deixar nos comentários uma dica que ajudará outras pessoas a encontrarem um bom tema para WordPress?

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta