Status do pedido e notificações de e-mail do WooCommerce

Pagamento pendente, processando, aguardando, concluído. Entenda quais são os status de pedido do WooCommerce e o que cada um deles significa.

Plugins WordPress

Atualizado em 14/04/2023

Status do pedido - WooCommerce

Conforto, praticidade e alcance são alguns dos motivos que o comércio eletrônico tem expandido. Cada vez mais lojas tem integrado o serviço online a suas estratégias de venda e, muitas empresas tem optado somente pelo espaço virtual à uma loja física. Como já falamos por aqui o WooCommerce é um plugin desenvolvido especificamente para e-commerce. Este plugin tem vários recursos para facilitar o gerenciamento da loja virtual e suas funcionalidades em relação a compra online.

Seja no virtual ou no físico, toda compra tem um processo de pagamento. No comércio virtual, o pedido passa por alguns níveis até que o produto chegue a mão do comprador. Essas etapas têm uma nomenclatura para guiar o consumidor. Chamamos de status do pedido. A intenção é deixar o cliente ciente de todo o processo, informando em qual estágio está o pedido feito por ele. Ter conhecimento destas etapas é fundamental para que tudo vá bem e não haja nenhuma confusão.

Entendendo os processos

Todo o pedido que é recebido pela loja virtual só será encaminhado (produto retirado do estoque, embalado, enviado) após a confirmação de pagamento. De uma forma geral e simplificada, o percurso de uma compra eletrônica se dá assim:

  • Você faz seu pedido (escolhendo o produto e a forma de pagamento);
  • Seu pedido é recebido;
  • Pagamento é aprovado;
  • O produto é faturado e processado (ou seja: retirado do estoque e embalado e enviado);
  • Pedido é concluído.

Durante este percurso, muitas coisas podem acontecer. O cliente pode cancelar a compra, mudar de ideia ou até mesmo pode ocorrer algum problema com o pagamento. Para ter o máximo de transparência, enquanto o pedido e o pagamento são verificados, o comprador é informado etapa por etapa do que está acontecendo. Dessa forma, é mais fácil identificar e resolver erros que possam vir a acontecer. O sistema envia alertas por e-mail para toda a ação efetuada pelo cliente na loja virtual.

Status do pedido do WooCommerce

Problemas no envio de e-mails no WordPress? Conheça o plugin WP Mail SMTP

Saber o que cada status de pedido está indicando é essencial tanto para o comprador, como para a loja que está oferecendo o recurso. Porém, a nomenclatura dos status podem gerar algumas confusões. Por isso, é necessário a total atenção a cada um deles. Por mais que possam ser similares, cada status se enquadra em situações específicas e distinguir entre um e outro é fundamental. Abaixo separamos os status do pedido do WooCommerce e ao que se referem:

Pagamento Pendente:

Aqui o mais importante é saber que o pagamento não foi iniciado, porém o pedido foi recebido com sucesso. Ou seja: a loja está ciente da sua encomenda, mas o pagamento ainda não foi efetuado.

Processando:

Nesta etapa a parte do cliente já está feita e agora é com a loja. Isto quer dizer que o pagamento foi aprovado e o pedido está sendo finalizado. É neste momento que o produto é processado, faturado e encaminhado para expedição.

Concluído:

Pedido finalizado e concluído. Não requer nenhuma ação adicional.

Aguardando:

Quando este status aparece quer dizer que o pagamento está sendo aguardado. Ou seja: o pedido foi recebido, porém, o pagamento está na espera, ainda não foi feito. Um aspecto interessante é que quando isso acontece o produto já fica reservado no estoque para o cliente até a realização do pagamento.

Falhado:

Neste caso, o pagamento não foi efetuado ou foi recusado. Vale ressaltar que muitas vezes este status pode não aparecer de imediato e sim, como pendente esperando ser verificado.

Cancelado:

O pedido foi cancelado ou pelo cliente ou pelo administrador da loja. Quando isso acontece não há necessidade de qualquer ação adicional.

Reembolsado:

Significa que o reembolso foi feito pelo administrador.

Alertas de e-mail

Agora que cada status do pedido está claro, será mais fácil entender os alertas de e-mail que o sistema envia para cada ação efetuada pelo cliente. Vale reforçar que este é um recurso do WooCommerce para deixar o cliente ciente de todas as etapas que seu pedido passa, e também, de qualquer ação que ele execute dentro da loja virtual. Os e-mails estão configurados para as seguintes situações:

  • Novo pedido: quando o pedido é gerado na loja virtual;
  • Pedido cancelado: quando o status do pedido é alterado para cancelado;
  • Processando pedido: assim que o pedido teve o pagamento aprovado, o status é alterado para processando e o cliente é informado;
  • Pedido concluído: o pedido completo é enviado para o cliente. Neste caso, o pedido já é marcado pela loja como concluído, e geralmente indica que o pedido foi enviado;
  • Pedido reembolso: quando existe alguma situação de reembolso, o alerta por e-mail informa quando a loja fez o depósito;
  • Fatura do cliente: é enviado para o cliente contendo as informações do pedido e links para pagamento;
  • Nota do Cliente: assim que o administrador da loja adicionar uma nota ao pedido, o e-mail é emitido alertando o cliente;
  • Redefinir senha: enviado ao cliente para redefinir sua senha de uso;
  • Nova conta: é enviado para o cliente quando ele se cadastra na finalização do pedido ou na página da conta;
  • Código de Rastreamento: quando configurado um código de rastreamento dentro de um pedido.

Preciso personalizar o Status do Pedido e agora?

A gente sabe que às vezes, é preciso personalizar o status do pedido para facilitar a experiência do usuário, não é mesmo? E você pode fazer isso de duas formas: utilizando plugins ou ainda contratando um desenvolvedor para realizar as customizações específicas para o seu projeto.

Erro no envio do e-mail do Status do Pedido

Saiba como resolver problemas no envio e recebimento de e-mails no WordPress

Algumas pessoas que utilizam o WooCommerce já relataram ter problemas no envio de e-mails do Status do Pedido. E para te ajudar a resolver este problema e ainda te ensinar como revisar as configurações de e-mail no WooCommerce, nós preparamos um post com tudo o que você precisa saber sobre como resolver problemas no envio e recebimento de e-mails no WordPress, então não perca mais tempo e clique aqui para conferir a solução dos seus problemas.

Conclusão

O WooCommerce é um plugin desenvolvido para gerenciar lojas virtuais de forma prática e intuitiva. Seus recursos são feitos para facilitar a navegação do usuário. Por ter uma nomenclatura similar, os status dos pedidos são muitas vezes confundidos, dando dor de cabeça tanto para a loja como também para o consumidor. Por isso a necessidade destes termos estarem bem claros.

Um dos erros mais frequentes é confundir o status “processando” e “aguardando”. Nunca é demais reforçar: quando seu pedido está como processando significa que o pagamento já foi efetuado e que seu produto está sendo encaminhado. Seu pedido está quase concluído.

Já se estiver como aguardando significa que seu pedido foi recebido, porém, o pagamento dele ainda está na espera. Neste caso, o produto já fica reservado para cliente e será liberado assim que o pagamento for confirmado.

Ficou mais fácil de entender? Então se este post te ajudou, compartilhe com seus amigos em suas mídias sociais e ajude outras pessoas a manterem o seu WooCommerce bem organizado.

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39 comentários

  1. Everton douglas

    olá eu tenho um site feito em woocommerce http://www.snbotons.com.br não tenho tanta experiencia , porém ultimamente reparei que não estava recebendo notificações por email de pedidos, fucei fucei fucei ^^ achei o problema e ajustei agora recebe, mas os clientes não estão recebendo essa notificações quando realiza o cadastro ou fazem seus pedidos , baixei plugin de smtp e mesmo assim não recebe, sabe me dizer o que possa ser ? desde já agradeço pode me chamar no meu email sn.botons@gmail.com

  2. Ruben

    Olá Cristiane. Eu estou exactamente com o mesmo problema. Não recebo emails de compra e sei que o cliente também não. Os novos registos vão para uma caixa spam e com o email wordpress@ ???

    Porque não entendo. Tenho tudo configurado

  3. Danielle

    Ola! Não recebo em mail e-mail as notificações de compra dos clientes.
    Informei o email de contato no campo Configurações/ E-mail e mesmo assim não funciona.
    Pode me ajudar por favor?
    Muito obrigada!

    • cristiane

      Olá Danielle, tudo bem?
      Seu site envia algum outro e-mail que não seja notificação de pedido?
      Se não, o problema provavelmente está relacionado a configuração de envio de e-mails do seu WordPress e/ou servidor de hospedagem.
      Uma alternativa seria utilizar soluções específicas para envio de e-mails como o Mailgun: https://www.mailgun.com/

    • cristiane

      Olá Claudia,

      O status é independente do campo de código de rastreamento, ou seja, após inserir o código você precisará alterar o status manualmente do pedido. Ele NÃO muda ao incluir o código de rastreamento.

  4. Lucas Marx

    Bom dia, estou com o mesmo problema que os demais. Não recebo e-mail de pedido recebido (status = aguardando), nem o cliente. Poderia me mandar sugestões de como proceder no e-mail ?

    Obs.: Todos os outros status estão enviando corretamente, somente esse de aguardando pagamento que não envia.

    Obrigado.

    • cristiane

      Bom dia Lucas, isso acontece por que por padrão o WooCommerce não possui e-mail para o status de aguardando. É preciso customizar, criando especificamente esse e-mail para o status aguardando. Enviaremos por e-mail mais informações.

    • cristiane

      Boa tarde Jessica,

      Depende do retorno do método de pagamento que está sendo utilizado. O mais comum é fazer essa alteração para o status “processando”.

    • cristiane

      Boa tarde Pedro, tudo bem?
      Essa atualização do status do pedido no WooCommerce depende do método de pagamento utilizado e também a forma como foi integrado.
      Ex: para pagamento por transferência bancária você precisará fazer a conferência do pagamento manualmente em sua conta e então atualizar o status do pedido também.
      Já se sua loja estiver integrada com o intermediador do Pagseguro e o cliente comprou por cartão, a atualização do status do pedido já será feita automaticamente.

    • Lucas Carvalho

      Olá Helison,
      Nativamente no WooCommerce isso não existe. Mas você pode construir isso implementando alterações no template da Minha Conta -> Meus Pedidos no frontend do WooCommerce. Você chegou a procurar algum plugin no repositório oficial ou ainda em algum marketplace?

  5. Vinicius Speicher

    Olá, estou com problema na parte de envio de pedidos, quando alguém compra algo para iniciar o envio de e-mail preciso ir nos pedidos – visualizar e mudar o status ex: aguardando, obs: o e-mail funciona normalmente pelo contact 7 e já tentei o smtp, porém ele envia apenas quando mudo esse status, gostaria de receber as notificações dos pedidos diretamente

    • Lucas Carvalho

      Olá Vinicius,
      Isso depende de 2 configurações no WooCommerce:
      1) Configuração das Notificações por e-mail do WooCommerce: no Painel em WooCommerce -> Configurações -> Emails, você precisa verificar quais emails estão ativados e checar se as configurações estão de acordo com o resultado esperado.
      2) Gateway de Pagamento utilizado: geralmente os gateways controlam a mudança de status automaticamente, e isso fará com que as Notificações por e-mail sejam disparadas, conforme a configuração feita no item 1 acima citado.

      Veja mais detalhes na documentação oficial: https://docs.woocommerce.com/document/email-faq/

  6. Felipe Rodrigues

    Olá, estou com um problema, no woocommerce ou outros.. tenho os produtos e o carrinho de minha loja, eu recebo todos os pedidos solicitados em meu E-mail okay.. porem a lista do que o cliente escolheu não chega em meu e-mail, não o nome do produto nem a foto, como posso proceder ?

    • Ana Carolina

      Olá Felipe, tudo bem?
      Agradeço pelo seu contato.

      Enviei um e-mail para você com informações para resolvermos o seu problema.

      Fico a disposição.

    • Lucas Carvalho

      Denis,
      Nativamente pelo Painel do WooCommerce não.
      Para criar novos status de pedido você vai precisar modificar seu WooCommerce fazendo customizações no código-fonte ou através de algum plugin Addon que tenha esse recurso.

    • Lucas Carvalho

      Júlio,
      Depende da forma de pagamento utlizada. O Pagar.me por exemplo tem uma função para o usuário final tentar pagar novamente o mesmo pedido.
      Qual sistema de pagamento você está usando na sua loja WooCommerce?

  7. Renan Bessa

    Boa noite!

    “Já se estiver como aguardando significa que seu pedido foi recebido, porém, o pagamento dele ainda está na espera. Neste caso, o produto já fica reservado para cliente e será liberado assim que o pagamento for confirmado.”

    Certo, mas o produto fica reservado para esse cliente durante quanto tempo? Em até quanto tempo os produtos desse pedido voltarão para o estoque caso o cliente não tiver realizado o pagamento.

  8. Reginaldo

    Boa tarde Cristiane,

    Provavelmente esta é a discussão mais próxima do problema que me encontro.
    O site de um cliente meu deixou de enviar os emails de “Nova encomenda”, que eram enviados para ele até então. Todos os outros estados funcionam. Os clientes recebem as confirmações, as alterações de status por pagamento, etc. Mas o envio de emails no pedido do usuário não.
    Já mudei o sistema de envio para smtp, já testei, conferi cada campo de envio para garantir que usavam o endereço correto, pelo wordpress os emails são enviados normalmente a cada teste, outros plugins enviam os emails necessários pelo smtp. Enfim, só o status “Nova encomenda” não é envidada pelo Woocommerce.
    Porém, pelo plugin que gerencia os emails smtp, todos esses emails são criados e enviados! Posso visualizar cada um deles…
    Enfim, penso que talvez não seja o Woocommerce o problema, mas não sei o que pode ser… A conta de email usada é uma conta profissional do Google.
    Se tiverem alguma ideia, agradeço.
    Obrigado.

  9. Luiz

    Bao tarde, tudo bem?

    Estou com um problema, o cliente finaliza a compra e direcionado para o pagseguro, o cliente paga com cartão de credito, e aprovado ele recebe o pedido da loja e o email do pagseguro, já eu não recebo o pedido mais recebo o email do pagseguro que foi aprovado, só que o pedido da minha loja o status ao invés de mudar para processando muda para cancelado o que pode está acontecendo, uso o plugin do “Claudio Sanches – PagSeguro for WooCommerce” agradeço desde de já!

  10. Carlos Roberto

    Bom dia. Esse post foi o único que me deu detalhes dos processos do woocomerce. Gostaria da ajuda de vocês no seguinte sentido: Tenho um ecommerce de supermercado e acontece que pode ocorrer de um produto acabar durante o processo de separação por isso o administrador do sistema liga pro cliente e altera o pedido e só após essa alteração segue com o pagamento. Isso é possível? ou seja, o pagamento só ser autorizado depois que o estoquista mudar o status do pedido no sistema? Obrigado!

    • Lucas Carvalho

      Olá Carlos,
      Esse fluxo pode ser implementado mediante customizações no WooCommerce, ou seja, nativamente você não conseguirá implantar esse fluxo. Para qualquer customização deste tipo sugerimos a criação de plugins addons, de maneira a evitar alterações no Core do WooCommerce ou de algum plugin de terceiros utilizado.
      Espero ter ajudado!

  11. Vanessa Oliveira

    Olá, gostaria de saber se o status muda sozinho confirme a confirmação de pagamento.

    Instalei o plugin “QR Code PicPay para WooCommerce” e faço a compra pelo site, recebo no PicPay o valor, mas o status não muda no site, passando 30 minutos o status fica como cancelado.

    Queria entender se é problema no plugin ou no woocommercer

  12. Cintia F Almeida

    Estou com o mesmo problema de algumas pessoas aqui, o cliente compra na loja e eu não recebo o email do pedido. Os clientes estão recebendo normal.

  13. Felipe

    Olá! Ao concluir o pedido, o cliente não está recebendo nenhum email com o resumo do pedido. É assim mesmo? Dei uma olhada nos templates de email e não encontrei nenhum, só o “novo pedido” que é enviado para administradores. Geralmente quando compramos algo na Amazon, Magalu, etc.. recebemos um email com o resumo do pedido.

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