Site em WordPress muito lento – Saiba como resolver

Descubra quais as causas que podem deixar seu site WordPress lento. Neste guia prático, você encontrará o conteúdo necessário para identificar qual o problema que pode estar afetando seu site WordPress.

Tutoriais

Atualizado em 13/02/2024

Site em WordPress muito lento? Ou com algum problema que você não tem ideia da onde vem e assim, não sabe como resolver?

Pois mande a preocupação embora porque hoje vamos trazer o guia prático de artigos para você identificar problemas específicos que podem acontecer e o que você deve fazer para resolvê-los.

Talvez você não tenha problema algum mas sempre é bom uma leitura para prevenção, não é mesmo? Ou talvez o que você leia por aqui seja exatamente a solução que você tem buscado para resolver seu problema WordPress.

Problemas com site em WordPress muito lento – O que fazer?

Se o seu site começou a dar problema (seja ele qual for), claramente, alguma coisa não está certa. Mas antes de você brigar com o WordPress, lembre-se que o core do WordPress é seguro e otimizado. Nós constantemente falamos sobre isso e sempre é bom reforçar este fato.

Quando seu site começa a agir de forma inesperada existem fatores que são causadores do comportamento irregular. E na maioria das vezes estes fatores não tem a ver diretamente com o WordPress. Não com o core, ao menos.

O WordPress é uma plataforma extremamente flexível. As funcionalidades e recursos que estão no core do WordPress podem ser estendidos e expandidos por meio de plugins e temas. Esta é uma vantagem e está entre as características mais atraentes do CMS.

Porém, isto também pode se transformar em uma desvantagem se mal utilizado. Os três fatores mais comuns que podem dar problemas em seu site WordPress são:

  • Plugins mal codificados e incompatíveis;
  • Temas mal codificados e incompatíveis;
  • Não utilizar um bom provedor de hospedagem.

Para deixar mais claro quais situações podem deixar seu site WordPress ineficiente, separamos 5 itens para você prestar mais atenção:

01. Atualização WordPress

wordpress-logo
Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Seu site WordPress pode dar problema se você atualizar seu WordPress.

Soa sem sentido esta afirmação, mas ela tem muito sentido se você não prestar atenção em alguns itens de verificação antes de apertar o tentador botão Atualizar WordPress.

Para você saber exatamente o que precisa fazer antes de atualizar o WordPress, confira:

Uma atualização mal feita pode gerar diversas incompatibilidades em seu site. Então, atualize com consciência e siga as recomendações dadas no texto indicado acima e assim tudo ficará bem.

02. Performance WordPress

performance

Se o seu site estiver lento ou parecendo que não está lá muito eficiente, talvez você precise checar como anda a performance dele (mais sobre como fazer isso a frente). Graças as mentes tecnológicas que existem no universo WordPress, foram criadas algumas maneiras para que você otimize a performance do seu site WordPress.

Então, se você percebe que a performance de seu site WordPress merece uma turbinada, você pode ler estes artigos que te indicarão o caminho certo para isto:

A aplicação destas práticas com certeza otimizarão seu WordPress, melhorando a velocidade de seu site.

03. Segurança WordPress

Homem vestindo capuz preto enquanto segura um notebook

Apostar na segurança do seu WordPress sempre é uma boa pedida.

Manter a segurança de seu WordPress sob controle pode evitar muitas dores de cabeça. Inclusive prevenir que seu site fique lento ou qualquer outro tipo de problema que possa afetar o desempenho por falta de segurança.

Para você saber mais sobre quais medidas são necessárias para que seu WordPress continue seguro, dê uma conferida:

Deixar a segurança em dia do seu site é fundamental para que nada dê errado!

04. Medir performance

performance - site em wordpress muito lento

Agora se você deseja monitorar como está a performance do seu site, você pode facilmente fazer isto com algumas ferramentas úteis, como o Page Speed Insights.

Por meio delas você poderá, entre muitas outras coisas:

  • Verificar precisamente as páginas de seu site;
  • Testar velocidade de carregamento em diferentes localidades;
  • Analisar performance de site na versão mobile.

Verificar a performance por meio das ferramentas sugeridas acima é uma ótima escolha para evitar que seu WordPress fique lento. Afinal, monitorando a performance você saberá de forma rápida como anda a velocidade de seu site.

05. Fatores que afetam a performance de seu site WordPress

Para terminar nosso guia prático você pode conferir nosso artigo específico sobre fatores que afetam a performance de seu site WordPress e assim, conseguir identificar o que pode estar afetando seu site:

Conclusão

Com todas essas dicas, você terá um pouco mais de conhecimento sobre o assunto e poderá se prevenir ou rapidamente identificar se algo de errado estiver acontecendo em seu site.

Se este guia rápido te ajudou e evitou que você tenha um site em WordPress muito lento, nos deixe um comentário.

Se você leu todo este conteúdo, mas ainda não descobriu o que pode estar acontecendo com seu site WordPress, entre contato conosco. A Yogh tem a solução certa para você!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

2 comentários

Deixe uma resposta