Plugin Editor Clássico: suporte será mantido até o fim de 2022

Você tem arrepios só de pensar em usar o Gutenberg? Neste post, você conhecerá o plugin Editor Clássico que terá o serviço de suporte mantido até o fim de 2022

Plugins WordPress

Atualizado em 26/08/2021

Editor Clássico - Plugin para WordPress

Você utiliza o plugin Editor Clássico em seu site em WordPress? Se a sua resposta é sim! Nós temos uma boa notícia para você! No dia 25 de agosto de 2021, a diretora executiva do WordPress, Josepha Haden Chomposy anunciou que o suporte para o plugin Editor Clássico vai permanecer até o fim de 2022.

Segundo ela, a decisão foi tomada em conjunto com Matt Mullenweg, um dos criadores do WordPress. “Fica claro que continuar a oferecer suporte ao plugin até 2022 é a decisão certa para o projeto, bem como para a comunidade”, destacou.

Antes deste anúncio, que foi feito através de nota oficial no site do WordPress, a promessa era de que o suporte para o plugin de Editor Clássico se manteria até o fim de 2021, mas que esta decisão poderia mudar antes de concluir este prazo inicial. O que de fato ocorreu, ou seja, você poderá usar o editor clássico por mais um ano, sem se preocupar com problemas relacionados à atualização, por exemplo.

Como usar o editor clássico em um site WordPress?

Se o seu WordPress está atualizado, você já possui o Gutenberg instalado como editor padrão do seu site. Mas se você precisa manter o editor clássico para produzir conteúdo ou para outras situações específicas. Saiba que isso é possível, pois pessoas que contribuem voluntariamente para o WordPress desenvolveram um plugin chamado Editor Clássico.

Com este plugin, você pode manter com facilidade, os dois editores funcionando em seu site em WordPress.

Conheça o plugin editor clássico

Você sente arrepios só de pensar em utilizar o Gutenberg para criar seus posts e páginas? Então o plugin de editor clássico pode ser a ferramenta ideal para você 

O Editor Clássico está disponível para download no repositório oficial do WordPress e possui mais de 5 milhões de instalações ativas e classificação de 5 estrelas, inclusive, este plugin está entre os 10 plugins gratuitos mais populares para WordPress.

Ao utilizar este plugin, os administradores podem selecionar qual será o editor padrão para todos os usuários.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Se preferir, o administrador do site também pode permitir que cada usuário modifique o seu editor padrão. Com esta permissão, os usuários podem selecionar qual editor usar para cada post.

No entanto, cada post é sempre aberto utilizando o último editor que foi selecionado, independente do usuário que abriu o último post, o que garante que todos os usuários possam ter uma boa experiência de navegação enquanto criam o seu conteúdo.

Como instalar o plugin Editor Clássico?

Para instalar o plugin Editor Clássico, o processo é bem simples e pode ser feito diretamente através do seu painel WordPress:

  • Abra o painel do WordPress.
  • Clique em plugins.
  • Assim que carregar a página de plugins, clique em Adicionar Novo 
  • Na barra de pesquisa, digite Editor Clássico
  • Em seguida, clique em instalar.
  • Após concluir a instalação clique em ativar.
  • Assim que ativar a instalação, vá em configurações de escrita, e escolha entre o Editor Clássico e o Gutenberg.

Ao clicar em Classic Editor, você terá acesso a todos os recursos do editor clássico.

Já ao clicar em Block Editor, você passará a utilizar o Gutenberg. Nesta página, você também pode definir se os usuários podem ou não alternar entre os editores enquanto produzem seu conteúdo. 

Editor Clássico: até quando deve-se utilizar?

Ainda em nota oficial, a diretora executiva do WordPress, Josepha recomenda a todos que utilizam o Editor Clássico a tentarem utilizar o Gutenberg novamente. De acordo com ela, este é um excelente momento para testar o novo editor, já que todos sabem que o plugin de Editor Clássico deve parar de receber suporte em 2022. “ Desde que apareceu pela primeira vez em 2018, centenas de colaboradores do WordPress fizeram muitas atualizações com base nos comentários dos usuários. Você ficará agradavelmente surpreso com o quão longe o Gutenberg chegou!”, afirmou.

Josepha também agradeceu a todas as pessoas que trabalham incansavelmente em prol do crescimento do WordPress e desenvolvimento de plugins como Gutenberg e Editor Clássico, bem como aos usuários que através dos comentários contribuem para melhorias na plataforma.

E se você ainda não conhece o novo editor do WordPress, leia este post: Editor Gutenberg do WordPress: o que é o que tem de novo. Neste artigo, você vai entender melhor quais os recursos estão disponíveis no novo editor.

Conclusão

Ao longo do post, você pôde ficar por dentro de todas as novidades relacionadas ao suporte do plugin Editor Clássico que será mantido até o fim de 2022. Antes de encerrar este post, nós queremos saber: você já utiliza o Gutenberg? Como tem sido sua experiência com o novo editor? Conta para a gente nos comentários!

Se este post te ajudou, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais, assim mais pessoas poderão acompanhar esta grande novidade.

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá!
Fale com um especialista agora e veja como podemos ajudar sua operação com WordPress.
Vamos conversar?