O que é Hospedagem Cloud para WordPress e como ela funciona

Venha esclarecer todas as suas dúvidas sobre computação em nuvem com hospedagem cloud e entender porque esse serviço é tão importante para WordPress.

Hospedagem

Atualizado em 27/06/2023

Hospedagem cloud

Se você chegou até aqui é porque busca saber mais sobre hospedagem cloud, certo? Então neste texto vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre computação em nuvem e te explicar porque esse serviço é tão importante para WordPress.

O que é Hospedagem Cloud?

Os sistemas de computação em nuvem (cloud computing) mudaram para melhor o dia a dia de quem depende da internet para trabalhar. Um bom exemplo dessa revolução, são os famosos Google Drive e o Dropbox, softwares de armazenamento e compartilhamento de arquivos que fazem parte da rotina de milhares de pessoas mundo afora. Através do cloud computing você consegue guardar vídeos, áudios, planilhas, imagens e textos na internet, tendo a oportunidade de acessar tais arquivos quando e onde quiser.

O mais interessante é que a Cloud Computing não se limita apenas à possibilidade de você ter um lugar para armazenar as suas fotos, músicas e documentos de trabalho, suas funções vão muito além e é sobre isso que falaremos neste texto.

Hospedagem cloud

Esse tipo de tecnologia não se restringe somente ao armazenamento, mas também a algo fundamental para qualquer projeto web: a hospedagem de site. E é aí que entra a Hospedagem Cloud. Também chamada de hospedagem em nuvem, esse tipo de serviço é uma modalidade prática e ágil de hospedagem, possibilitando que o site tenha condições de exercer as suas funções com velocidade e bom desempenho.

Leia também: Servidor compartilhado, dedicado e cloud – Descubra a melhor opção para seu site WordPress

Como funciona a hospedagem cloud?

O bom funcionamento deste sistema de hospedagem cloud consiste em disponibilizar um ou mais servidores virtuais que trabalham em conjunto em várias localizações distintas, nenhuma delas física. Desta maneira, hospeda-se os arquivos online e conta com a garantia de proteção dos dados caso ocorra alguma falha técnica ou até mesmo de segurança.

Com certeza, uma das vantagens oferecidas pela cloud computing é a sua flexibilidade comparado à um servidor físico. A nuvem oferece espaço virtual de acordo com a demanda do negócio, suportando níveis altíssimos de memória, onde é possível aumentar ou diminuir de acordo com a necessidade atual da organização sem precisar gastar muito dinheiro.

Na nuvem, é possível pagar somente pelo que utiliza, uma ótima alternativa para negócios que tem um crescimento acelerado. Diferente do servidor físico, que oferecem recursos limitados, não dispõe dessa flexibilidade e para adicionar recursos é necessário um investimento mais alto.

Além do mais, outro ponto que mais chama atenção dos empreendedores no modelo de cloud computing é o acesso flexível. Ou seja, quando uma aplicação está na nuvem, como por exemplo um e-mail, os colaboradores têm a disponibilidade de acessar o seu e-mail corporativo de onde estiver e qualquer dispositivo, seja dentro ou fora da empresa.

Agora, você sabe porque a hospedagem cloud é tão importante para sites WordPress?

Uma das grandes mudanças que esse tipo de hospedagem de site trouxe para o dia a dia das empresas é o fato de que ela permite elaborar estratégias e solucionar problemas, tudo isso mantendo a alta performance.

Por trabalhar com espaços virtuais, a hospedagem em nuvem possibilita que cada máquina virtual tenha os seus recursos aumentados ou, caso necessário reduzidos, inclusive esse procedimento pode ser feito sem precisar desligar o servidor.

Ou seja, a hospedagem cloud traz para você o que outros tipos deste serviço não oferecem: a escalabilidade. Isso permite que você possa dar vida a grandes campanhas de marketing sem se preocupar se o seu site ficará fora do ar caso receba um grande volume de acessos.

E se você chegou até aqui porque quer tranquilidade, segurança e tecnologia de ponta em apenas um plano de hospedagem, você precisa conhecer os planos de hospedagem Yogh Cloud Host. São planos otimizados para WordPress escaláveis e mais: em caso de downgrade ou upgrade de pacote, você só paga pelo tempo e recursos utilizados.

Ou seja, é mais flexibilidade e escalabilidade até na hora de pagar pelo serviço de hospedagem!

Leia também: 03 motivos para você escolher uma hospedagem otimizada para WordPress.

Quando devo contratar o serviço de hospedagem cloud?

É importante sempre ter em mãos os dados de tráfego do site e analisar quais são as necessidades de hospedagem. Por exemplo: para manter o desempenho diante de um tráfego elevado, o serviço de hospedagem cloud é muito indicado.

Entre as vantagens que esse tipo de hospedagem vai trazer para o seu site estão a maior capacidade de processamento e também mais elasticidade, pois com ela será possível aumentar e reduzir conforme você achar necessário. Além disso, ela também é segura, já que os dados são protegidos por meio de criptografia.

Hospedagem cloud

Caso ainda reste dúvida, é bom lembrar que hospedagem cloud contém todos os requisitos necessários de privacidade e segurança. O provedor da nuvem é o total responsável em manter a integridade das informações armazenadas, que podem ser realizadas através da criptografia de dados, controle de acesso, rotina de backup, biometria e senhas, atualizações constantes para corrigir bugs e panes no sistema, etc. Tudo o que é indispensável para não comprometer a privacidade e proteção da infraestrutura.

No servidor físico interno, a própria empresa fica responsável pela segurança das informações, exigindo experiência que resulta na contratação de profissionais qualificados, investimento em estratégias e soluções de segurança, além do backup. Então, com todos esses pontos, fica fácil perceber que a hospedagem cloud sem dúvida é a opção mais vantajosa para quem deseja um método hospedagem mais confiável, seguro e de alta performance.

A hospedagem cloud tem desvantagens?

Até aqui, você pode conferir todas as vantagens de ter um servidor cloud em seu projeto virtual, mas é claro que não poderíamos deixar de falar das desvantagens. Afinal, você quer transparência na hora de escolher o melhor plano de hospedagem para seu WordPress.

A principal e única desvantagem deste tipo de hospedagem é o preço, que na grande maioria das vezes é maior do que os demais planos.

Por isso, você deve estar se perguntando: vale a pena pagar tão caro em um plano de hospedagem? Isso quem decide, é você!

Mas o que podemos dizer é que a hospedagem é como um coração que bombeia sangue e faz nosso corpo se manter funcionando. A hospedagem é quem mantém o site funcionando em alta performance.

Portanto se o seu site é a vitrine do seu site e traz lucros para o seu negócio, não deixe de investir em hospedagem para que o seu projeto virtual possa crescer ainda mais!

Conclusão

Ao longo deste post, você viu tudo o que você precisa saber sobre hospedagem cloud e como ela pode tornar o seu projeto virtual: mais seguro, performático e escalável.

Você ainda tem dúvidas sobre como a hospedagem cloud pode fazer a diferença no seu negócio? Deixe um comentário e ajudaremos você!

Aproveite também para conhecer o canal da Yogh no YouTube, por lá, você vai encontrar diversos vídeos sobre hospedagem, como este que explica por que escolher escolher uma hospedagem de alta performance para WordPress é fundamental.

Com esta dica, eu me despeço. Até o próximo post!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta