Saiba como descobrir quantos sites rodam na mesma hospedagem

Você já se perguntou quantos sites usam o mesmo servidor? Aprenda como utilizar a ferramenta DomainTools para descobrir quantos sites rodam na mesma hospedagem

Hospedagem

Atualizado em 31/01/2024

Você sabe se mais sites utilizam o mesmo servidor que o seu site? Quando vários sites usam o mesmo servidor pode haver impacto na performance, ou seja, o seu site pode apresentar lentidão e até mesmo passa por instabilidades.

Por isso, neste artigo, você vai aprender como descobrir quantos sites rodam na mesma hospedagem que o seu site WordPress.

Mas antes para que você possa entender tudo tintin por tintin, vamos te explicar o que é um servidor de hospedagem e para que ele serve.

O que é um servidor de hospedagem e para que ele serve?

Todo site em WordPress precisa de uma hospedagem para estar disponível. E cada servidor de hospedagem armazena todos os dados relacionados ao seu site, como imagens, vídeos, arquivos de textos, código-fonte e banco de Dados do WordPress e muito mais. 

E quando se trata de servidor de hospedagem, há vários tipos, os mais comuns são os servidores compartilhados e dedicados.

Para simplificar, basta você comparar o serviço de hospedagem compartilhada com uma república para estudantes, onde todos residem na mesma casa e precisam dividir os ambientes e até mesmo os eletrodomésticos, como fogão, micro-ondas, geladeira e todos os itens que estão pela casa. 

É por isso que os custos para residir em uma república é menor do que quando você mora sozinho, seja em uma casa própria ou alugada. Se comparada a um serviço de hospedagem, é fácil entender porque os planos de hospedagens compartilhados possuem valores mais acessíveis. 

No entanto, você precisa entender que na hospedagem compartilhada, todos os recursos disponíveis no servidor serão divididos entre todos os sites que estão hospedados neste servidor.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Já a hospedagem dedicada pode ser comparada ao momento que você deixa a república para morar na sua casa, seja ela uma casa própria ou alugada. Ao morar na sua casa, diferente da república, todos os ambientes, eletrodomésticos e itens disponíveis são exclusivamente seus e você pode desfrutar de todos eles, sempre que sentir necessidade. 

Do mesmo modo ocorre com os sites que estão hospedados em uma hospedagem dedicada, onde todos os recursos disponíveis são dedicados exclusivamente para o seu site. Ou seja, em um servidor dedicado, o seu site terá ainda mais desempenho.

Saiba como verificar quantos sites usam o mesmo servidor que o seu site

Agora que você já sabe o que é um servidor de hospedagem e para que ele serve, é hora de saber como descobrir quantos sites rodam na mesma hospedagem que o seu site.

E para descobrir quantos sites usam o mesmo servidor que o seu WordPress, você pode utilizar uma ferramenta gratuita chamada Whois DomainTools. 

Como usar a ferramenta Whois DomainTools

Para usar a ferramenta é simples, basta acessar o site da DomainTools

No centro da tela, há uma barra de pesquisa, onde você deve inserir o domínio do seu site sem o https, como por exemplo: meusite.com.br ou ainda o IP do seu site.

Após inserir o domínio, você deve responder o recaptcha informando que você não é um robô e em seguida deve clicar no botão “go”, caso acesse o site em inglês. Se você não domina o ingles, pode utilizar o recurso de traduzir página disponível em seu navegador.

Após clicar no botão, ele carregará os resultados e você poderá verificar quantos sites estão hospedados em seu servidor.

ferramenta DomainsTools para verificar IPs e servidores
Você pode conferir o resultado na seção “IP Address”. Caso, você utilize um servidor dedicado, verifique se o seu site utiliza CDN, pois assim como informado na seção “Name Servers”, a ferramenta rastreou os dados da Cloudflare.

Caso você utilize um servidor dedicado e o resultado revelar que inúmeros sites utilizam o seu servidor, verifique se seu site utiliza CDN, como por exemplo CloudFlare. Se esse for o seu caso, a ferramenta pode ter rastreado o IP da Cloudflare, como é o caso da imagem acima.

Para evitar que isso ocorra durante a sua pesquisa, o recomendado é que você insira o IP do seu site na barra de pesquisa.

saiba como descobrir quantos sites rodam na mesma hospedagem
Já neste outro teste, você pode perceber que a seção “IP Address” revela que apenas um site está hospedado neste servidor.

“Eu não sei o IP do meu site e agora?”. Se esse é o caso, saiba que você pode verificar o IP do seu site através do suporte do seu serviço de hospedagem.

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde entender melhor as diferenças entre servidores e para que eles servem e ainda aprender a utilizar uma ferramenta que permite verificar quantos sites usam o mesmo servidor que o seu site.

Se você se interessou pela tema e quer entender melhor sobre como funcionam os servidores, confira este post que preparamos com muito carinho para você: Servidor compartilhado, dedicado e cloud – Descubra a melhor opção para seu site WordPress.

Lembre-se que a hospedagem é um item fundamental para que o seu WordPress possa estar disponível web, portanto é fundamental que você conheça detalhadamente o seu plano de hospedagem, desde os recursos disponíveis, tecnologias utilizadas e o serviço de suporte.

Afinal, é em um momento de instabilidade em sua hospedagem, que você necessitará de apoio para garantir que o seu site se mantenha no ar e não haja prejuízos financeiros e nem perda de dados.

E aí, você já conhecia esta ferramenta? Se este post te ajudou a verificar quantos sites usam o mesmo servidor que o seu site, compartilhe este post e ajude mais pessoas a realizarem esta consulta.

Até breve.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta