8 dicas rápidas para gerar mais tráfego para o seu site 

Está buscando por mais formas de atrair mais público para o seu site? Confira 8 dicas rápidas para gerar mais tráfego para o seu site agora mesmo!

Marketing Digital

Atualizado em 04/10/2023

O seu site WordPress ou loja virtual WooCommerce é a sua vitrine virtual. Quando você sai de casa para passear no shopping, você fica atento a cada vitrine, em busca de um produto ou preço que chame a sua atenção e faça você entrar na loja para comprar.

E a mesma coisa acontece na internet, a web é uma verdadeiro shopping e cada site ou e-commerce é uma vitrine, onde cada página web tem a função de mostrar aos usuários os seus produtos e serviços. 

Assim como no shopping, onde os produtos e preços diferenciados chamam a atenção de quem passa por ali, você precisa ter uma série de estratégias para atrair os clientes para o seu WordPress.

Pensando nisso, nós preparamos uma série de dicas rápidas para gerar mais tráfego para o seu site e assim aumentar a conversão.

São dicas práticas que ajudarão você a se destacar no meio de tantos sites e e-commerces. Afinal, na web, você pode ir muito além de ter apenas um bom preço para atrair público.

Capriche no conteúdo 

Na hora de atrair mais visitantes para a sua página web, o conteúdo pode ser seu melhor amigo. 

Mas na hora de produzir seu conteúdo, é importante que você pense nas necessidades dos seus clientes, só assim, é que seu conteúdo cumprirá o objetivo que é ser lido por alguém. Por isso, é essencial que você pense nas pautas com carinho.

Com os temas definidos, é hora de pensar num título atraente. O título será o primeiro contato do público com o seu conteúdo ou produto, portanto ele precisa ser chamativo.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Mas isso não significa que ele deve contar mentiras. Para garantir que seu público tenha uma boa experiência ao passar pelo seu texto, você precisa entregar exatamente o que ele está buscando.

Imagine que você está em casa no fim de semana e decida fazer um strogonoff no almoço de domingo, mas não sabe a receita. Você utilizará o seu navegador preferido para buscar uma bela receita, mas caso o site escolhido não tenha a relação de ingredientes completa ou o modo de preparo não contenha uma explicação detalhada, você fechará e irá para outro site em busca de um conteúdo mais completo e informativo.

No entanto, você não quer que o seu cliente faça o mesmo ao navegar pelo seu site, não é mesmo? Por isso, você precisa cumprir com o que promete para agradar e atrair o público.

Otimize o SEO do seu site

seo

Assim como planejar a criação e distribuição do seu conteúdo, otimizar o SEO do seu site é fundamental para que suas páginas possam ser indexadas.

E como você já sabe, o WordPress é a plataforma ideal para quem deseja criar sites otimizados para SEO, uma vez que a URL, um dos pontos fundamentais quando se trata de SEO, já é amigável. Além disso, a ferramenta permite que você instale plugins de SEO para facilitar o trabalho de entender quando o seu conteúdo segue as diretrizes padrões ou ainda necessita de melhorias.

Mas quando se trata de SEO, tem algumas coisas que você pode fazer para que se texto tenha mais relevância. Vamos à elas.

  • Escolha boas palavras-chaves: Na hora de escolher o melhor termo pense em como seu público irá buscar pelo seu produto. Se você tem uma empresa que vende e realiza manutenção de ar condicionado, eles podem pesquisar: em quanto tempo precisa fazer a manutenção do ar condicionado?
  • Separe seu texto por tópicos: Você percebeu que este artigo está repleto de tópicos? Eles melhoram a legibilidade do texto e permitem que o usuário encontre mais facilmente a resposta desejada para a pergunta realizada.
  • Escreva parágrafos curtos: Assim como a dica anterior, distribuir o conteúdo em parágrafos curtos deixa a leitura mais leve e dinâmica.
  • Utilize imagens e vídeos: Conteúdos dinâmicos deixam seu texto mais atrativo, mas não esqueça de otimizar as imagens para não sobrecarregar a velocidade do seu site e incluir o atributo alt.
  • Não esqueça de links internos: Você criou um conteúdo que tem relação com outros artigos já publicados ou produtos comercializados em sua empresa? Utilize estes links internos para estimular seu público a passar mais tempo pela sua página web.
  • Não escreva para robôs: É isso mesmo, apesar da importância de levar todas as técnicas de SEO em consideração, o bom senso é fundamental para você escrever para quem realmente importa: o seu público-alvo. 

Essas são apenas algumas das muitas dicas de SEO que vão te ajudar a levar o seu site para o lugar mais caro da internet: a primeira página do Google. Quer saber mais sobre este tema? Confira: Checklist de SEO para um conteúdo perfeito para os mecanismos de busca

Invista em tráfego pago

É claro que todo o todo conteúdo é pago, afinal, quando não envolve o pagamento para ampliar o alcance ou patrocinar anúncios, mesmo assim você dispõe do seu tempo para produzir seu conteúdo ou ainda paga para um profissional criar os conteúdos. 

Mas, é claro que você pode separar parte da sua verba para investir em tráfego pago, seja patrocinando posts nas redes sociais ou ainda criando campanhas específicas utilizando ferramentas, como o Google Ads, por exemplo.

Ao patrocinar conteúdos ou anúncios de ofertas e serviços que estão disponíveis em seu site, você com certeza vai alcançar um público maior.

Use as redes sociais como seu aliado

dicas rápidas de como gerar mais tráfego para o seu site - redes sociais

As redes sociais são sem dúvida seu melhor aliado na hora de gerar mais tráfego para seu site. E para que isso aconteça, você pode utilizar as redes sociais para replicar os conteúdos que fazem sucesso em seu website.

E para chamar a atenção do seu público nas mídias, é preciso reciclar o seu conteúdo, e talvez você deva estar se perguntando: como eu faço isso? A reciclagem de um conteúdo consiste em criar vídeos, carrosséis, artes e muito mais usando o texto que você já havia publicado no seu blog ou até mesmo em suas landing pages.

Quer saber mais sobre como você pode usar as redes sociais para atrair mais visitantes, leia o artigo: 3 formas de integrar seu site nas redes sociais.

Invista em e-mail marketing

Se o seu site é repleto de bons conteúdos, você precisa distribuí-los! Você pode fazer isso de diversas formas, como divulgar nas redes sociais e investir em tráfego pago, que já falamos anteriormente neste post, mas não podíamos deixar de mencionar o e-mail marketing. 

E saiba que você não precisa usar o e-mail marketing apenas para divulgar seus produtos com objetivo de aumentar seu faturamento. Você pode usar essa ferramenta para envio de comunicados e também newsletters. 

No formato de newsletter, você pode enviar um verdadeiro resumo das novidades que são divulgadas todos os dias em seu site. Cada conteúdo produzido e distribuído no formato de e-mail gera valor para o seu público-alvo e credibilidade para a sua marca. 

Valor agregado e credibilidade vendem, é assim que o seu usuário vai lembrar de você em um momento de necessidade e aliado a uma boa experiência de compra, ele pode se tornar seu cliente fiel.

Para te ajudar a colocar esta estratégia de marketing, é claro que existem plugins, como o MailPoet que é uma ferramenta de envio de e-mails que pode ser totalmente gerenciada diretamente em seu painel do WordPress. 

Extra: dicas rápidas para gerar mais tráfego para o seu site

Todas as dicas rápidas para gerar mais tráfego para o seu site relacionadas neste post até este momento compõe uma boa estratégia de marketing. Mas é claro que para que tudo isso seja possível, o seu site precisa estar preparado para receber os acessos. Afinal, um bom conteúdo e anúncio não farão milagres se o seu site não carrega e não tem um layout agradável.

Para que você possa deixar tudo em ordem para receber seus visitantes, nós selecionamos mais três dicas rápidas para gerar mais tráfego para o seu site.

Fique atento ao layout do site

O primeiro passo para atrair pessoas para o seu site é investir em um bom layout, afinal a primeira impressão é a que fica. E neste momento, o layout precisa expressar os objetivos da marca e proporcionar uma boa experiência de navegação. 

E caso você não tenha dinheiro para investir na contratação de um desenvolvedor e um designer para dar vida ao layout do seu site, fique calma (o). O WordPress é uma plataforma gratuita que foi feita para todos os níveis de usuários. Além disso, ele disponibiliza uma série de funcionalidades através de temas e plugins gratuitos que você pode utilizar para customizar o seu site do jeito que sempre sonhou.

Inclusive na Yogh, você encontra um curso gratuito com duração de 120 minutos que vai te ensinar a criar um site em WordPress do zero sem precisar de programação. Tudo isso, utilizando o Gutenberg, o editor de blocos do WordPress e um tema padrão. Incrível, não é mesmo? Clique aqui e faça o curso agora mesmo!

Escolha uma boa hospedagem

Com um layout bem estruturado, é hora de escolher bem a sua hospedagem. E saiba que ela é fundamental, pois é a hospedagem que faz seu site funcionar e é ela que garante que o seu site tenha uma boa velocidade ao carregar seus posts e páginas.

Afinal, ninguém merece estar no meio de uma pesquisa, seja pelo desktop ou pelo celular e o site não carregar ou cair no meio de uma compra, não é mesmo?

E para que isso não aconteça, é essencial que você tenha um bom plano de hospedagem com suporte levado à sério.

Se você está em busca de um plano de hospedagem otimizado para WordPress, com suporte de qualidade e migração gratuita, saiba que você pode contar com o Yogh Cloud Host, que possui vários planos de hospedagem para você que quer performance e tranquilidade. 

Não esqueça do mobile

Essa dica vale ouro! Quando criamos um site ou vendemos na web optamos por notebooks, computadores ou tablets para ajustarmos as funcionalidades e criarmos os conteúdos, mas é aí é que pode estar o grande erro, você pode esquecer de testar todos os recursos no formato mobile! É fundamental que neste momento, você também priorize o usuário que irá navegar pelo seu site utilizando o smartphone, isso mesmo aquele aparelhinho que fica com a gente do momento em que acordamos até a hora de dormir.

Por isso, todo o site, desde os textos, até imagens e tabela de preço devem estar adequadas ao mobile. Assim, o seu cliente ou leitor terá mais agilidade na hora de acessar o seu website e você tem mais chances de aparecer na primeira página do Google, pois o maior buscador do mundo leva este fator em consideração na hora de exibir os resultados de uma busca.

Conclusão

E aí, já segue uma destas dicas rápidas de como gerar mais tráfego para o seu site? Com elas, você não vai apenas ter mais usuários navegando em seu site, mas também terá mais chances de aumentar a sua base de clientes satisfeitos!

Te vejo no próximo artigo!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

  1. Samuel

    Excelentes dicas e bem atuais em relação ao SEO dos dias de hoje… O google está cada vez mais exigente e sofisticado, o que depende de nós se torna a obrigação (conteúdo+hospedagem+seo in-page), mas o que o Google está pesando mais na balança é a resposta do público à todo seu trabalho, principalmente Tempo de Permanência na Página Interagindo (clicando, rolando a barra da janela, lendo etc) e quantidade total de visitas reais.

Deixe uma resposta