Checklist de SEO para um conteúdo perfeito para os mecanismos de busca

Você quer ver o seu site nos primeiros resultados do Google e outros mecanismos de busca? Neste post, você terá acesso a um checklist de SEO para criar conteúdos perfeitos

SEO para WordPress

Atualizado em 14/03/2022

Checklist de SEO para mecanismos de busca

Quem produz conteúdo para a web sabe que ver seu conteúdo na primeira página do Google e outros mecanismos de busca é de encher os olhos e acelerar o coração, não é mesmo?

E para que este conteúdo agrade os mecanismos de busca, há muito trabalho por trás de cada palavra, citação, artigo ou conteúdo em geral. São os detalhes que fazem toda a diferença.

O conteúdo precisa ser conciso, atrativo para que o leitor possa ser fisgado da primeira letra ao último ponto e isso é ainda mais importante quando o conteúdo produzido será utilizado em uma página de venda, também conhecida como landing page. 

Isso acontece porque o conteúdo destas páginas precisa levar o usuário a executar uma ação, que muitas vezes passa pela solicitação de orçamento ou até mesmo pelo tão desejado clique no botão de comprar. 

E para que isso realmente aconteça, você pode se utilizar das valiosas técnicas de SEO. Com elas, o seu conteúdo será ainda mais atrativo e efetivo.

Por isso neste post, além de entender o que é SEO, você vai ter acesso a um verdadeiro checklist de SEO e assim obter um conteúdo perfeito para o Google e outros mecanismos de busca.

Então separa sua bebida favorita, sente-se em um local confortável e boa leitura!

O que é SEO?

Checklist de SEO

Para começar este post, nós vamos explicar para você o que é SEO. SEO nada mais é do que a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, em português significa Otimização para os Motores de Busca. 

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De forma prática, SEO é a habilidade de realizar mudanças no design e conteúdo do seu site, tornando-o mais atraente para mecanismos de busca, como o Google. As otimizações são realizadas para alcançar melhores posições nos resultados das páginas de busca de maneira não paga, ou seja, orgânica.

E como isso acontece? Todos os dias, os mecanismos de busca possuem robôs que varrem bilhões de páginas todos os dias. Essa varredura é feita para fornecer aos usuários os melhores resultados que correspondem às buscas que são feitas a partir de palavras ou frases-chaves. 

É durante essas varreduras que os mecanismos de busca podem encontrar sua página. Se diagnosticada com boa navegabilidade e bom conteúdo, o seu site é recompensado e exibido nos primeiros resultados do Google e outros mecanismos.

Ou seja, ao aplicar o conjunto de técnicas de SEO, muito são os benefícios para o seu site. Além de aumentar a sua visibilidade, estas técnicas fazem com o que o seu texto tenha mais legibilidade e possa atrair mais leitores e clientes. 

Então agora que você já sabe o que é SEO, é hora de conferir um verdadeiro checklist de SEO para obter um conteúdo perfeito para os mecanismos de busca. 

Defina o tema do seu conteúdo

O primeiro passo em busca de um conteúdo perfeito para os mecanismos de busca, é ter bem claro sobre o que você deve escrever. Por exemplo, se você tem um site com foco em confeitaria, você pode investir em conteúdos sobre temas relacionados à sua área, como:

  • Quais utensílios são utilizados na confeitaria
  • Como preparar o bolo perfeito
  • Como evitar que o bolo fique solado
  • Como preparar brigadeiro cremoso
  • Tipos de recheio ideal para bolo de festa

Estes são alguns dos infinitos assuntos que podem ser abordados em um portal de conteúdo sobre confeitaria. E essa regra vale para todos os portais de conteúdo. É preciso que você pare e pense no que o seu público precisa saber sobre o seu serviço.

E você pode oferecer este conteúdo para o leitor de formas variadas, entre elas estão:

  • Postagens em blog
  • Conteúdos em mídias sociais
  • E-books
  • Guias e tutoriais
  • Vídeos
  • Cursos online 

E lembre-se, este conteúdo deve ser relevante e atrativo para os seus leitores e clientes. 

Palavra-chave

Palavra-chave
É a palavra-chave que vai pautar todas as ações que fazem parte da construção do seu conteúdo

Depois de saber qual é o conteúdo ideal e qual será o seu formato, é hora de arrasar na escolha da palavra-chave. A palavra-chave ou frase-chave de foco é fundamental, pois é ela que vai determinar todas as demais ações que fazem parte da construção do seu conteúdo.

Por exemplo, em um site que possui uma página exclusiva para vender utensílios de confeitaria, é essencial que essas duas palavras façam parte da palavra-chave ou frase. Pois assim, quando o seu público-alvo buscar por utensílios de confeitaria, há mais chances de o seu site ser exibido e conquistar novos clientes.

Além disso, é também importante estar atento a estas questões na hora de utilizar a palavra-chave em seu conteúdo:

  • A palavra-chave deve aparecer ao longo do conteúdo de forma equilibrada. Se utilizada de maneira excessiva, o conteúdo pode causar desconfiança nos motores de busca.
  • A palavra-chave também deve aparecer no título da página, em títulos ao longo do conteúdo, na meta-descrição, no atributo alt das imagens e na URL.

Título da página

Depois de escolher o conteúdo e a palavra chave, é hora de escolher um título impactante! O título é o primeiro contato que o seu usuário terá com o seu conteúdo ou página. E convenhamos que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? 

Além de ser atrativo, o seu título precisa seguir algumas técnicas para estar de acordo com as regras de SEO: 

  • Ter até 60 caracteres;
  • Citar a palavra-chave;
  • Palavra-chave posicionada do lado esquerdo;
  • Estar formatado em tag H1.

Fique atento à hierarquia de títulos

Como você pode ver anteriormente, o título de uma página deve estar sempre formatado com a tag H1. Para que um conteúdo fique bem organizado, ele precisa do apoio das headings tags, que em português significa marcações de cabeçalho. 

Além de organizar o seu conteúdo, elas permitem que os mecanismos de busca entendam com mais facilidade o tema que está sendo abordado em seu conteúdo. 

A headings tags variam de H1 a H6. Sendo que a H1 sempre representa o título da sua página. Já a tag H2 é utilizada para incluir subtítulos. As tags H3 até a H6 também devem ser usadas apenas em subtítulos. 

Deu para entender? Que tal um exemplo para ajudar a entender melhor esse processo?

Para exemplificar podemos utilizar este artigo, onde o título inicial e heading tag H1 é: checklist de SEO para um conteúdo perfeito para os mecanismos de busca. 

Os demais subtítulos como: defina o tema do seu conteúdo, palavra-chave e título da página são subtítulos e portanto devem ser definidos como H2.

Neste artigo também temos um H3: fique atento à hierarquia de títulos. Neste caso, o H3 foi utilizado porque o tema hierarquia de títulos tem relação com o tema do título H2 que é título de página. Muito fácil, não é mesmo?

Agora que você já sabe como organizar seus títulos é hora de aprender como escrever uma boa meta-descrição.

Meta-descrição

Mecanismo de pesquisa
A meta-descrição deve conter a palavra-chave para auxiliar no ranqueamento

Quando um usuário pesquisa por uma palavra-chave em mecanismo de pesquisa, o navegador exibe uma série de conteúdos que são formados por um título e uma descrição. A descrição que traz um breve resumo do que vai ser mencionado na página, caso ele decida clicar no link é a tão famosa meta-descrição. 

Para que a meta-descrição seja capaz de conquistar o seu leitor, é preciso estar atento a estes detalhes:

  • Ela não deve ter mais do que 160 caracteres ou não será exibida por completo nos mecanismos de busca.
  • Ela precisa ser concisa e atrativa. Lembre-se que o objetivo da meta-descrição é instigar o leitor para que ele clique no site.
  • A meta-descrição deve conter a palavra-chave.

Palavras de transição

Sabe aquele livro ou texto que você leu e nem percebeu que, de fato, era um texto bem extenso? As palavras de transição podem tornar o seu texto mais leve, permitindo que seus usuários compreendam o texto com mais facilidade. São elas que dão sentido a uma frase, oração ou parágrafo.

Para te ajudar a compreender melhor o que são as famosas palavras de transição, segue alguns exemplos: além disso, no entanto, contudo, assim, de acordo, da mesma forma, bem como.

Invista em imagens

Com o conteúdo pronto, é chegado o momento de investir em imagens. Elas deixarão seu texto ainda mais atrativo e de fácil legibilidade. E para que as imagens estejam de acordo com as técnicas de SEO, é importante que elas estejam otimizadas.

A otimização permite que as imagens não atrapalhem o carregamento do seu site em WordPress. Afinal, ninguém merece realizar uma busca para um determinado assunto no Google e outros mecanismos de busca e o site escolhido leva um longo tempo para carregar, não é mesmo?

E você pode fazer isso de diversas formas: através de plugins de otimização de imagens ou ainda reduzir o tamanho das suas imagens de forma manual utilizando plataformas online ou aplicativos, como o site TinyJPG.

Atributo alt

Além de estar no tamanho ideal, é preciso renomear corretamente na hora de salvar cada imagem, veja o exemplo: receita-de-frango-com-quiabo Isso mesmo, todas as letras minúsculas, sem acento e espaço e com hífens entre as palavras.

Após renomear e inserir em seu conteúdo, é hora de atribuir um texto alternativo ou alt text para a sua imagem. Este texto é lido pelo Google, auxilia na indexação do seu conteúdo e também funciona como uma descrição do conteúdo de uma imagem. Neste campo, é essencial que você tente incluir a palavra-chave de forma leve e intuitiva. 

Links internos e links externos

O trabalho que envolve a criação de um conteúdo é mesmo cheia de detalhes. Mas calma, estamos quase chegando ao fim desta aventura rumo a um conteúdo perfeito para o Google e mecanismos de busca. 

Um dos itens fundamentais para que o seu leitor ou usuário permaneça navegando em seu site por mais tempo é a utilização de links internos e externos. 

Os links internos aumentam o tempo em que usuário fica navegando pelo seu WordPress, o que auxilia na melhora do rankeamento e também na diminuição da taxa de rejeição.

Já os links externos mostram para o seu leitor que você tem utilizado sites confiáveis para produzir o seu conteúdo. Além disso, ele auxilia os mecanismos de busca a entenderem de forma prática o que está sendo citado em seu conteúdo.

URL amigável

O último item deste checklist de SEO, mas não menos importante é: invista em URLs amigáveis. Se você já usa o WordPress, pode ficar tranquilo que a ferramenta já conta com esse recurso.

Mas ainda temos mais duas dicas para tornar a sua URL ainda mais amigável e atrativa:

  • Use a palavra-chave para aumentar suas chances de ter seu conteúdo exibido na primeira página do Google.
  • Lembre-se que a URL não deve ultrapassar os 75 caracteres e deve conter apenas letras minúsculas separadas por hífens. 

Escreva para humanos, não para robôs 

Pessoa escrevendo

Ao longo deste post, você pôde conferir inúmeras dicas para criar um conteúdo perfeito para os mecanismos de busca. Mas lembre-se que apesar de ser fundamental seguir essas regras, pois elas aumentam significativamente as chances do seu conteúdo ser exibido nos primeiros resultados do Google, é imprescindível que você leve em consideração o seu público-alvo na hora de produzir seu conteúdo.

Por isso, busque produzir conteúdos que façam a diferença no dia a dia dos seus leitores e interaja com eles para se certificar de que você está trilhando o caminho do sucesso. 

Para interagir com seus leitores e entender quais conteúdos dão mais resultado, você pode usar seu site, e-mail marketing e claro, as mídias sociais.

E aí, você já sabia de todas essas dicas? Costuma levar esses itens em consideração na hora de preparar seu conteúdo? Conta para a gente nos comentários.

Lembre-se que você pode contar com o auxílio de plugins de SEO para te ajudar a não esquecer de nenhum dos itens essenciais que foram citados neste checklist de SEO. Entre os plugins mais populares, quando o assunto é SEO, estão o Yoast e o Rank Math.

E se este post te ajudou, compartilhe com os seus amigos em suas redes sociais e até breve.

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