Rank Math: um plugin de SEO para WordPress

Você já tem um plugin de SEO em seu WordPress? Neste post, você vai conhecer os principais recursos e funcionalidades do plugin de SEO gratuito, Rank Math

Plugins WordPress

Atualizado em 19/08/2021

Plugin de SEO - Rank Math

Você quer que o conteúdo que está disponível em seu site ou loja virtual alcance mais pessoas? Utilizar plugins de SEO pode ser a solução ideal para que o seu conteúdo possa ser indexado pelo Google e outros mecanismos de busca.

Um conteúdo bem posicionado no Google pode atrair novos usuários de forma orgânica para o seu site, é por esses e outros motivos que um plugin de SEO pode ser tão importante para o seu site em WordPress ou loja virtual WooCommerce.

Neste post, você vai poder conhecer as principais funcionalidades do plugin de SEO Rank Math. Além de ser gratuito, este plugin está entre os mais populares, quando o assunto é SEO.

Rank Math: um plugin de SEO para WordPress

Rank Math - Plugin de SEO

O Rank Math é um plugin que possui duas versões: gratuita e PRO. A versão gratuita está disponível para download no repositório oficial do WordPress. Já a versão PRO, pode ser adquirida no site oficial do Rank Math, que conta com planos a partir de $59.

Mas antes de você escolher qual plano é o ideal para o seu negócio, a partir de agora, você vai conhecer as principais funcionalidades deste plugin, que conta com mais de 900 mil instalações ativas e possui classificação de 5 estrelas!

Assistente de configuração

Uma das vantagens deste plugin é que após instalá-lo em seu site ou loja virtual, você contará com um assistente, que te ajudará a seguir o passo a passo de configuração de forma fácil e rápida. 

Interface intuitiva

Produzir um bom conteúdo deve ser algo leve e inspirador, e o processo de adequar o seu conteúdo às técnicas de SEO também deve ser algo simples e fácil de fazer. Por isso, o Rank Math conta com uma interface limpa, onde você pode fazer os ajustes enquanto acompanha sua pontuação mudar instantaneamente.

Além disso, o plugin permite que você possa visualizar como o seu post aparecerá nos mecanismos de busca e também nas redes sociais!

Integração com o Google Search Console

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Se você já utiliza o Google Search Console em seu site, saiba que você pode integrar o Rank Math e o Search Console, assim, é possível acompanhar informações valiosas direto no seu painel do WordPress, como classificação de palavras-chave, status do seu sitemap e problemas de indexação. Desta forma, você pode acompanhar todas métricas em um só lugar. Além do Google Search Console, o Rank Math também pode ser integrado ao Google Analitycs.

SEO para imagens

Além dos textos, as imagens também devem passar por um processo de otimização, com ele você pode incluir atributos alt e title, legendas e muito mais com apenas alguns cliques.

Schema

O plugin de SEO Rank Math também conta com o recurso Schema. Se você ainda não sabe, schema é um vocabulário que permite que os mecanismos de busca compreendam o significado dos assuntos que estão disponíveis na web. Por isso, com este plugin, você pode contar com os recursos de Schema de artigo, produto, receita, eventos, vídeo, negócio local e perguntas frequentes para posicionar melhor seu site no Google e outros mecanismos de busca.

Mapa de Site XML

Os sitemaps XML são responsáveis por auxiliar os mecanismos de pesquisa a indexar o seu conteúdo. Com o Rank Math é possível configurar e definir quais conteúdos devem ou não ser indexados. 

Integração com o WooCommerce

Se você tem uma loja virtual, você também pode utilizar o Rank Math como plugin de SEO para permitir que os seus produtos sejam facilmente encontrados pelos seus usuários e clientes.

Ferramenta de análise de SEO

A ferramenta de análise de SEO do Rank Math é poderosa. Assim que você disponibiliza o seu conteúdo, tanto em páginas como posts, por exemplo. O plugin se baseará em 40 fatores, que vão desde a quantidade de palavras disponíveis em seu texto até o atributo alt que deve citar a palavra-chave escolhida para o seu conteúdo.

Palavras-chave

Quanto mais eficiente for a sua palavra-chave, mais aumentam as suas chances de ver o seu conteúdo bem posicionado no Google e outros mecanismos. Uma vantagem deste plugin é que ele permite que você inclua mais de uma palavra-chave em seus posts e páginas. Este recurso está disponível na versão gratuita.

Sugestão de links internos

Os links internos fazem com que os seus usuários naveguem pelo seu site ou loja virtual por mais tempo, por isso, é essencial que você os inclua em seus conteúdos. Para facilitar este processo, o Rank Math sugere links internos que estão de acordo com o seu conteúdo.

Redirecionamento

O plugin conta com a função de redirecionamento. Com ele, você pode realizar todos os tipos de redirecionamento em larga escala. Além disso, ele também monitora erros 404. 

Como funciona a avaliação de conteúdos com o plugin Rank Math?

Até o momento, você pôde acompanhar as principais funcionalidades oferecidas por este plugin. Já deu para entender por que ele tem se tornado cada vez mais popular, não é mesmo? São muitos recursos disponíveis em apenas um plugin.

A partir de agora, você vai poder entender como o plugin Rank Math avalia a qualidade do seu conteúdo.

Após instalar e configurar o plugin, ele está pronto para uso. Assim, que você criar um novo post e inserir o conteúdo no editor, o Rank Math iniciará a avaliação do seu conteúdo.

Para que você receba uma nota que vai de 0 a 100, é preciso inserir uma palavra-chave. Assim que uma ou mais palavras-chave são incluídas, o seu conteúdo é avaliado. A nota e as observações relacionadas ao seu conteúdo aparecerão no bloco direito ao lado do editor de texto.

Além da nota, o Rank Math também usa três cores: vermelho, amarelo e verde. Semelhante a um semáforo, você deve entender que a cor vermelha significa que o seu conteúdo precisa de ajustes urgentemente ou ainda a palavra-chave escolhida pode não ser a ideal para o seu texto. 

Já a cor amarela, significa que você está no caminho certo, mas ainda precisa de ajustes para que o seu conteúdo e palavra-chave possam abrir o sinal verde. 

Se a sua nota e a sua palavra-chave já estão verdes, é um bom sinal, pois significa que o seu conteúdo está bem otimizado para os mecanismos de busca. Mas mesmo assim, é importante que você avalie todas as observações apontadas para se aproximar o máximo possível ou ainda alcançar a nota 100.

Não alcancei a nota 100, isso é um problema?

A resposta para esta pergunta é não! As notas servem para guiar você a obter um bom desempenho em relação às técnicas de SEO, mas lembre-se de que você não está escrevendo para robôs, mas sim para pessoas. O ideal é que seu conteúdo conquiste seu leitor já nas primeiras linhas! Ele que traga informações relevantes para os seus usuários e clientes. 

Por isso, é importante que você avalie o que vale a pena ser modificado no seu texto para alcançar boas notas após a avaliação do plugin de SEO.

Conclusão

Ao longo deste artigo, você pode conhecer mais a fundo as principais funcionalidades do plugin Rank Math e como seu conteúdo é avaliado quando você utiliza este plugin. 

Além do Rank Math também existem outros plugins de SEO, como o Yoast, que é atualmente o plugin mais popular, com cerca de 5 milhões de instalações ativas. E se você já utiliza o plugin Yoast SEO e está pensando em trocar ou ainda, não sabe qual plugin é o ideal para o seu negócio, leia este post: Vale a pena trocar o Yoast SEO pelo Rank Math? 

E se você gostou deste post sobre o Rank Math, aproveite e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais. 

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

Deixe uma resposta