Como resolver os principais problemas com WooCommerce

O comércio eletrônico, mais conhecido como e-commerce, é uma modalidade de negócio que realiza suas transações financeiras e comerciais através de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Se você já fez a sua escolha e quer saber como resolver os problemas com WooCommerce, continue lendo. Mas caso ainda esteja em dúvida, também podemos […]

WooCommerce

Atualizado em 21/01/2019

O comércio eletrônico, mais conhecido como e-commerce, é uma modalidade de negócio que realiza suas transações financeiras e comerciais através de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Se você já fez a sua escolha e quer saber como resolver os problemas com WooCommerce, continue lendo. Mas caso ainda esteja em dúvida, também podemos te ajudar.

Logo no início, o e-commerce era utilizado basicamente para venda de bens com valores mais baixos, como livros e CD’s. Atualmente, a plataforma é a grande precursora em comercializar produtos que chegam a custar milhões de reais, como iates, mansões e carros de luxo. É incrível pensar que um negócio milionário pode ser estabelecido através da internet, por pessoas que moram em lugares opostos do globo, né? O e-commerce torna tudo isso possível.

Leia também: Loja virtual: 5 motivos que vão te convencer a usar o WooCommerce

Caso você esteja ingressando agora no mercado online, a etapa de escolher qual a plataforma de e-commerce usar talvez seja a mais desafiadora de todo o seu processo de criação de lojas virtuais. Mas, uma coisa é certa: mesmo o WooCommerce apresentando alguns problemas, ele é um dos mais requisitados e, a grande maioria, acaba optando por esta plataforma. É fundamental que a sua escolha seja embasada por um planejamento bem definido e uma estratégia bem alinhada com os seus objetivos. Se você já fez a sua escolha e quer saber como resolver os problemas com WooCommerce, continue com a gente.

Leia também: Como atrair mais clientes para sua loja WooCommerce

O que é o WooCommerce

Em resumo: O WooCommerce é um plugin para sites em WordPress que transforma o blog/site em uma loja virtual, com todas as funções necessárias para o seu bom funcionamento.

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

Como falamos anteriormente, o WooCommerce é a ferramenta de e-commerce mais popular do mundo, e é utilizada por mais de 2 milhões de sites. No Brasil, ele ganha espaço dia após dia, concorrendo com plataformas bem populares entre os usuários. Desenvolvida para atender lojas virtuais de todos os tamanhos, o WooCommerce faz sucesso pois sua instalação e customização é mais simples, comparando com as demais plataformas. Além de ser gratuito, a ferramenta oferece soluções muito interessantes como carrinho de compras, gerenciamento de estoque, opções de pagamento, entre outros.

Mas não se engane: o WooCommerce não é uma plataforma para loja virtual e sim um plugin desenvolvido para funcionar através do WordPress. Isso quer dizer que o plugin precisa da plataforma para funcionar e não existe possibilidade de usar o WooCommerce em outro lugar. Mesmo oferecendo uma instalação descomplicada, sua má utilização pode causar sérios problemas. Por isso, a partir de agora, vamos te ensinar a resolver os principais problemas com WooCommerce!

Leia também: WordPress – 30% dos sites da internet são feitos com WordPress

1 – Hospedagem

A má escolha de hospedagem para o seu e-commerce pode gerar problemas com WooCommerce. Antes de começar o seu negócio escolha com calma a hospedagem do seu site. É importante estar atento às medidas de segurança em caso de ataques, atualizações, monitoramento e prevenções.

Vale dizer também que a otimização do seu servidor para o WooCommerce está diretamente ligada a sua performance, já que ninguém quer ficar muito tempo esperando um site carregar. Além de perder vendas, suas posições nos buscadores também são prejudicadas, tendo em vista que o desempenho é um sinal de classificação para a maioria das plataformas de busca.

Lembre-se: É importante se certificar de que a sua hospedagem está pronta para receber a estrutura do seu negócio.

2- Mantenha o seu e-commerce atualizado

Atualizações regulares são realizadas pelo WordPress e geralmente são capazes de corrigir problemas com WooCommerce, além de buscar por novos recursos. Essas atualizações não são obrigatórias, porém, se você quer evitar problemas com WooCommerce, sugerimos que mantenha os plugins e temas sempre atualizados.

3- Senhas

Já que você dedicou tempo e investimento na escolha da sua hospedagem, agora chegou a hora de caprichar na senha. Ao configurar a sua loja com o WooCommerce escolha senhas fortes. Este “detalhe” vai otimizar ainda mais a segurança da sua loja, eliminando mais um dos problemas com WooCommerce.

As vantagens de manter uma senha segura são grandes quando se trata de um e-commerce, veja: manter as informações de clientes seguras, proteger seus arquivos e demais conteúdos e, o principal, evitar invasões.

4- Autenticação de 2 fatores (2FA)

A autenticação de 2 fatores é uma maneira bastante eficiente de combater problemas com WooCommerce quando se trata de proteção de dados. Essa autenticação faz uso de um outro dispositivo para verificar o acesso. Por exemplo, se alguém mal-intencionado obter sua senha, facilmente conseguirá fazer o login. Já utilizando o sistema de autenticação 2FA, ao tentar acessar seus dados será solicitado a autenticação, dificultando o acesso.

5- Certificado SSL

O certificado SSL garante que os dados sejam criptografados na transmissão que acontece entre o cliente e o servidor. O ideal é usar a criptografia em todas as páginas do seu e-commerce pois, além de passar credibilidade e segurança, você ainda garante algumas vantagens no SEO.

6- BackUp

Umas das maneiras mais eficientes de resolver problemas com  WooCommerce é manter um backup atualizado do seu site. O próprio WordPress oferece alguns plugins com esta finalidade, vale a pena conferir.

Leia também: Plugins de backup para WooCommerce

7- Site fora do ar

Um site pode ficar fora do ar por muitos motivos, por isso, vamos falar das situações mais prováveis:

– Excesso de uso do servidor: os servidores possuem determinados limites de utilização, principalmente se o plano de hospedagem for compartilhada. O uso extremo pode sobrecarregar o servidor e deixar o seu site temporariamente fora do ar.

– Erro de configuração do servidor: servidores possuem certos tipos de configuração que podem ser utilizados para determinar algumas funções, como redirecionamento de URLs. Por exemplo, se um arquivo de configuração do servidor apresenta algum erro de escrita, todo o site poderá ficar offline. Nestes casos, uma página de erro é exibida com o erro 500.

– Domínio expirado: A renovação de um domínio é anual, e é bastante comum este processo cair no esquecimento. Para evitar que o seu site fique fora do ar, os servidores tem como rotina enviar um e-mail informando o fim do prazo. Caso o e-mail esteja desativado, os domínios .br ficam congelados durante o período de 30 dias, possibilitando a regularização do mesmo.

8 – Transações fraudulentas

Existem alguns tipos de fraude categorizadas dentro do mundo dos e-commerces. São elas: a fraude efetiva, quando alguém clona um cartão de crédito ou rouba os dados para realização da compra, a auto-fraude, quando o próprio comprador contesta uma compra autorizada e recebe estorno do cartão de crédito e, por fim, a  fraude amiga, quando uma pessoa próxima realiza uma compra com os dados do titular do cartão sem comunicar.

Agora, como proteger o meu eCommerce destas transações? Bem, primeiro é preciso manter a calma e estar muito bem preparado para quando um chargeback (nome dado a reversão de venda por cartão) chegar. Uma dica importante é filtrar os pedidos mais caros ou identificar se existem muitos pedidos com o mesmo endereço de entrega.

Além disso, ter um sistema antifraude é obrigatório. Uma empresa especializada em antifraude fará uma análise completa, além de diversas validações com os dados enviados pelo cliente. Vale dizer que cada empresa tem o seu próprio sistema, por isso, o processo pode variar de acordo com cada instituição.

Concluindo

Você percebeu que a maioria das dicas sobre como evitar e resolver problemas com o WooCommerce tem a ver com segurança? Além de performance e desempenho, é muito importante que o seu consumidor se sinta seguro e confortável para consumir em sua loja virtual. Se você quer se concentrar apenas na parte de vendas e produtos, deixe o resto com a gente. Somos especializados no WooCommerce e podemos te ajudar com implementação e manutenção do seu e-commerce.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de divulgar em suas redes sociais. Até mais!

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

Deixe uma resposta

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá!
Fale com um especialista agora e veja como podemos ajudar sua operação com WordPress.
Vamos conversar?