Checkout: 7 dicas práticas para uma venda perfeita

Você quer aumentar suas vendas? Você já pensou que o checkout pode estar impactar os seus resultados? Então, veja as dicas e saiba como melhorar as vendas da sua loja virtual!

WooCommerce

Atualizado em 21/11/2022

Checkout Loja Virtual

O seu site está preparado para receber os clientes? Os clientes costumam ter uma boa experiência de compra em sua loja virtual WooCommerce? Um processo de checkout facilitado e transparente vai ajudar você a ter mais clientes e a fechar cada vez mais vendas.

Por isso, neste post, você terá acesso a dicas para garantir que todo o processo de compra saia perfeito. 

Mas antes de conferir, a nossa seleção de dicas práticas para uma venda perfeita, é hora de entender o que é a área do checkout. 

O que é área de checkout em um site e para que ele serve?

Quando você houve falar em checkout, provavelmente deve lembrar de uma viagem deliciosa, onde você se hospedou em um hotel com um café da manhã perfeito e quando os seus dias de folga terminaram, você precisou se dirigir à recepção para realizar o checkout. 

Em um hotel, o checkout é o momento em que você paga pela hospedagem, café da manhã e serviços de quarto diversos, como o consumo de itens do frigobar, por exemplo.

Já em uma loja virtual, você navega pelos produtos disponíveis, escolhe os itens favoritos e adiciona à sacola ou carrinho. Depois, você vai para a fase do pagamento.

É no momento do pagamento que se inicia o checkout, é onde a pessoa deixa de ser apenas um usuário que navega pelo seu e-commerce e passa a ser um cliente.

No checkout, o cliente confere os itens que vai levar, checa o preço, preenche o cupom se houver, deixa os seus dados pessoais, escolhe a modalidade de frete, efetua o pagamento, recebe a confirmação do pedido e aguarda a chegada do produto desejado em casa.

Checkout: 7 dicas práticas para uma venda perfeita

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No tópico anterior, você pode entender de forma fácil o que é o checkout e em que momento ele aparece para os usuários e como ele é importante para conquistar novos clientes ou ainda evitar que os produtos fiquem abandonados no carrinho. 

Para que você conquiste mais clientes e fidelize os clientes atuais, é essencial que você garanta que todo o processo desde que a pessoa abre seu e-commerce até o momento em que a campainha toca e o cliente receba o produto seja encantador.

E o seu site passa por esse processo, afinal ele é o local que o usuário passa a ser cliente. Lembre-se de quando você passeia pelo shopping. Durante o passeio, você fica encantada com os produtos expostos na vitrine, quer saber mais detalhes do produto e ter acesso aos preços e formas de pagamento de maneira transparente. 

O mesmo deve ocorrer em seu site, ele é a sua vitrine virtual e por isso, ele precisa estar organizado e pronto para receber os usuários que passeiam pelo Google e outros mecanismos de busca. 

Por isso, a partir de agora, você vai conferir uma série de dicas para deixar a área de checkout prontinha para receber seus clientes e usuários.

Ofereça um checkout transparente:

Em qualquer ambiente, transparência é essencial. E quando se trata de e-commerce, você pode ofertar aos seus usuários o checkout transparente que permite que seus usuários efetuem o pagamento das suas compras sem precisar sair da página do seu site. 

Essa ação permite que seus clientes comprem em seu WooCommerce com mais segurança, facilidade e praticidade.

E por falar em transparência, além do método de pagamento, busque deixar todas as informações, desde a descrição do produto até as formas de pagamento e custos relacionados a frete. Essa é mais uma forma de proporcionar segurança para os seus clientes.

Solicite apenas informações essenciais:

Quem compra online quer praticidade, não é mesmo? Por isso, solicite apenas as informações que são necessárias para que um cliente efetue sua compra e receba o produto em casa, como por exemplo nome completo, CPF e endereço.

Mas é claro que os dados essenciais variam conforme o seu nicho. O que você quer dizer com isso? Por exemplo, se você possui um clube de assinaturas de vinho, é essencial que você saiba quais tipos de vinho agradam o seu cliente para que ele possa ter a melhor experiência de compra ao receber as bebidas. 

Portanto, você precisará ter cautela na hora de analisar quais dados são essenciais, afinal, um processo de checkout extenso pode gerar desistência.

Ofereça diversas opções de pagamento:

Hoje, existem diversos métodos de pagamento no mercado, como PIX, boleto, cartão de crédito e muito mais.

Por isso, oferecer diversas opções de pagamento pode deixar a sua loja virtual ainda mais atrativa para seus clientes, uma vez que eles poderão escolher o método que mais se encaixa no seu orçamento. 

Mas lembre-se de deixar as informações bem claras, especialmente se o valor do produto sofrer alterações de acordo com o método de pagamento escolhido.

Invista em ações de segurança:

Ao longo deste post, você já percebeu que segurança e transparência são dois itens essenciais para garantir que seus clientes se sintam confortáveis ao navegar e comprar em sua loja virtual. 

Uma dessas formas é utilizando o Certificado SSL. Com SSL ativado, as informações entre um servidor e um navegador são criptografadas, desta forma todos os dados são mantidos em sigilo. 

Leia mais: Deixe seu WordPress seguro com certificado SSL.

E quem é cliente Yogh Cloud Host, a instalação do certificado SSL é grátis para garantir que o seu site fique mais muito mais seguro.

Não esqueça da página de confirmação:

Depois de coletar as informações essenciais, caprichar nos métodos de pagamento disponibilizados, lembre-se de garantir que ao fim de uma compra, o cliente possa ver a página de confirmação, onde o cliente receberá a informação que o seu pedido foi recebido com sucesso.

Nesta página, você também pode deixar uma breve mensagem de agradecimento ou ainda orientações relacionadas ao processo de compra.

Fique atento ao envio de e-mails 

Para finalizar todo o processo de compra e garantir que ele seja perfeito, fique atento aos envios de e-mail. Estes e-mails serão responsáveis por informar o seu cliente sobre a confirmação de pagamento, envios dos produtos e muito mais.

Em caso de problemas com o envios de e-mails em seu site, aproveite para conferir este post que preparamos com muito carinho para você: Saiba como resolver problemas no envio e recebimentos de e-mails no WordPress.

Este post vai te ajudar a entender quais problemas podem estar ocorrendo em seu WordPress e como você pode resolver esse impasse de forma fácil e descomplicada.

Teste todos os recursos, inclusive a sua hospedagem

A última dica deste post é: teste todas as funcionalidades. Simule uma compra em sua loja virtual para ter a visão do seu cliente no momento em que realiza a aquisição de um produto. Apenas desta forma, você saberá se tudo está funcionando de forma correta ou se ainda há ajustes que devem ser feitos.

Por isso, lembre-se de testar se todas funcionalidades existentes na área de checkout estão funcionando, como cálculo de frete, atualização do carrinho, cupom de desconto, processamento do pagamento, envio de notificações por e-mail e muito mais.

Inclusive, lembre-se de verificar também se há lentidão neste processo. Um site lento pode afastar o usuário e consequentemente, você poderá perder uma venda.

Se houver lentidão, verifique com a empresa que realiza o suporte do seu site para entender quais problemas podem estar ocorrendo. Em caso de necessidade, você também precisará entrar em contato com o seu serviço de hospedagem para que tudo passe a funcionar perfeitamente.

Conclusão

O Brasil e o mundo estão vivendo um período em que as pessoas estão sendo estimuladas a realizar compras diversas em virtude da Black Friday para aproveitar aquele tão sonhado desconto. Ainda há a Copa do Mundo, onde você pode estar desejando um novo sofá ou uma televisão gigante para assistir aos jogos de camarote e o Natal, a época mais mágica do ano que nos motiva a presentear quem amamos.

Portanto, se você tem uma loja virtual, garantir que todo o processo de checkout esteja funcionando é essencial. Só assim, os seus usuários se tornarão clientes fiéis. 

E aí, gostou das nossas dicas? Conta para a gente nos comentários e aproveita para compartilhar este post com aquele seu amigo que tem um e-commerce.

Até logo! 

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