WooCommerce x Magento x OpenCart

Para ter uma loja virtual bem sucedida é necessário escolher bem o recurso de gerenciamento deste espaço. Entre os mais populares estão o WooCommerce, Magento e OpenCart. Para escolher bem é preciso ter em mente qual a necessidade da loja. Veja o que cada plataforma oferece:

WooCommerce

Atualizado em 22/03/2016

A praticidade na hora de comprar é fundamental para que qualquer loja online seja bem-sucedida. Para isso, é necessário um bom recurso de gerenciamento e desenvolvimento deste espaço virtual. No momento, existem 3 ferramentas open source que dominam o E-Commerce no mundo: WooCommerce, Magento e OpenCart.

WooCommerce logo

Magento logo

OpenCart logo

Nos últimos anos, de acordo com o site de estatísticas Built With, WooCommerce, Magento e OpenCart estão disputando as três primeiras colocações quando o assunto é comércio eletrônico. Isto demonstra que todas as três oferecem benefícios ao cliente. Então, entre elas, qual é a melhor escolha? Vamos conhecer um pouco destas plataformas e o que elas oferecem:

WooCommerce

Criado em 2011, é um plugin gratuito do WordPress, tendo como uma de suas características mais marcantes: a facilidade de uso. Como é um plugin que só pode ser usado dentro do WordPress, a mesma praticidade que os usuários encontram ao navegar na plataforma, também encontrarão ao gerenciar a loja. O WooCommerce fornece documentação detalhada e tem participação massiva da comunidade na criação de extensões, se tornando extremamente atrativo para desenvolvedores. Além de conter os elementos mais comuns ao E-Commerce como: carrinhos de compra e gerenciamento de estoques, vejamos outras vantagens:

  • Não possui limites de produtos, visitas ou vendas;
  • Não tem custos de licença ou assinatura mensal;
  • Tem liberdade para incluir novos recursos e funcionalidades;
  • Roda em qualquer servidor PHP e MySQL;
  • Possibilita a criação de tipos diferentes de páginas e post customizados para pedidos;
  • Criação de lojas para produtos virtuais: venda de livros, áudio, vídeos e outros produtos digitais e de download;
  • Integração com Google Analytics e gráficos de estatísticas de compra.

O cliente pode acompanhar o andamento de sua compra por meio do status de pedido e notificações enviadas pelo emailUm dos diferenciais do WooCommerce é que permite a integração de toda a estratégia de blog e conteúdo junto com a loja virtual.

Extensões WooCommerce

O plugin oferece diversas extensões para personalizar e melhorar a loja virtual. Ao total são 362 extensões (pagas e gratuitas). Com esta ampla variedade o usuário pode escolher qual a extensão que melhor se encaixa a necessidade da loja. Confira as 3 extensões mais recomendadas no WooCommerce:

Product Add-On

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

Muito similar ao Gravity Forms Add-On, esta extensão permite adicionar opções ao seu produto. Uma das diferenças é que a Gravity Forms Add-On possui recursos mais sofisticados, como lógica condicional. Então, se a necessidade é uma extensão para adicionar opções ao produto – upload de um arquivo ou opção de texto personalizado – Product Add-On é a escolha certa. Simples e prática.

Dynamic Pricing

Possibilita ofertas de desconto para clientes. Por exemplo: 2 produtos a preço de 1; 20% de desconto para clientes afiliados ou até mesmo 10% de desconto para produto específico, são algumas das opções para desconto que a extensão viabiliza.

Table Rate Shipping

Se você quiser criar suas próprias taxas de envio, esta extensão é a solução. Ela permite regras de envio baseada em tamanho/peso do produto, localização e classe de expedição.

WooCommerce no Brasil

Atualmente, no Brasil, o WooCommerce é a tecnologia mais utilizada para E-Commerce. Veja o gráfico abaixo:

Gráfico WooCommerce no Brasil

Magento

Conhecida por ser uma das ferramentas mais completas para E-Commerce, é também uma das mais antigas, tendo início em 2007. Ela fornece recursos tecnológicos e soluções avançadas para comércio eletrônico. Porém, um dos seus pontos mais fortes, acaba se tornando uma desvantagem. Por ter um código sofisticado, a curva de aprendizagem é de grau de dificuldade elevado, sendo fácil apenas para aqueles que possuem conhecimentos sólidos de programação.

Por ser uma plataforma robusta, é de extrema importância possuir um bom provedor de hospedagem. Se não, a loja virtual corre risco de ter um desempenho ruim para carregar as páginas e gerenciar o Painel. Um dos destaques da Magento são as centenas de templates oferecidas para customização da loja virtual que possibilitam toques exclusivos conforme o projeto.

Extensões Magento

Certamente as extensões gratuitas e pagas Magento (podem ser encontradas no diretório de plugin) são outro destaque. As extensões são desenvolvidas por empresas ou programadores independentes, resultando numa variedade de opções. Vamos conferir as mais populares no Brasil:

Gateway de pagamento

As formas de pagamento são fundamentais para que qualquer negócio online dê certo. Algumas extensões disponibilizadas pela Magento são:

  • Cielo: A extensão permite a conexão à toda rede do sistema Cielo, incluindo todos os cartões de crédito cadastrados;
  • Boleto bancário: Modo fácil para emitir títulos de pagamento, é uma das extensões mais utilizadas;
  • PagSeguro: integra a loja ao sistema de pagamentos PagSeguro, da Uol. As vantagens são o retorno automático de dados, notificações via API e consultas de seus pedidos por meio do painel de venda.

Cálculo dos correios

Com esta extensão você pode calcular o frete de entrega dos produtos de forma rápida e simples. Entre os serviços de entrega estão Sedex, PAC e E-Sedex com contrato.

Extensão Google AdWords

É possível analisar o tráfego da loja, páginas mais acessadas e que tipo de produto o cliente procura. É uma ótima ferramenta para pesquisa de mercado, facilitando no marketing digital da loja virtual.

Na lista “Top 10 mil” sites de E-Commerce, 13% do todo utiliza Magento:

Gráfico de plataformas de e-commerce na internet

OpenCart

Não muito diferente do WooCommerce, o OpenCart também possui uma boa quantidade de recursos e funcionalidades. Uma das vantagens do OpenCart são as extensões e temas gratuitos ou a um preço acessível. Ele também possui diversos sistemas para facilitar o gerenciamento da loja virtual como: sistema de busca de produto na loja, comparação de produtos para clientes, sistema de cupons de desconto ou frete grátis, sistema de vale presentes, sistema de pontos e sistema de créditos (caso necessite a devolução de valor para cliente).

Também suporta diversos idiomas, moedas, venda de produtos para download, promoção de produtos entre períodos específicos, avaliação e resenhas de clientes sobre produtos e uso de certificado de segurança SSL (Secure Socket Layer). É interessante enfatizar que toda tecnologia E-Commerce possui uma variedade de extensões com objetivo de modificar, expandir ou adaptar novos recursos à ferramenta. Infelizmente, uma das desvantagens do OpenCart é a demora na chegada de novidades em relação as extensões. Principalmente para os usuários do Brasil já que muitas destas novidades não se aplicam ao mercado brasileiro.

Outras vantagens do OpenCart são:

  • Oferece cadastro ilimitado de produtos e fabricantes;
  • Diversas formas de pagamento e envio;
  • Sistema de devolução de produtos;
  • Ferramenta de backup e restauração;
  • Bom processamento de pedidos;
  • Fácil instalação e gerenciamento.

Extensões OpenCart

Gateway de Pagamento

O OpenCart oferece uma variedade de formas de pagamento. Alguns exemplos são PayPal, bCash, PagSeguro, depósito ou transferência bancária.

Forma de Envio

A maioria das formas de envio se aplicam mais para fora do território brasileiro como Fedex, UPS, United States Postal Office, Australia Post. Porém, os Correios tem extensão para OpenCart, facilitando assim a entrega de produtos no Brasil.

Apesar de fácil instalação e gerenciamento, o desempenho do banco de dados é problemático, não tendo sido bem desenvolvido. É mais recomendado para uma loja virtual básica.

Conclusão

Cada ferramenta tem sua funcionalidade e praticidade. A questão é entender de forma clara o que a loja virtual precisa e qual ferramenta possui mais opções para suprir estas necessidades. De uma maneira geral, o WooCommerce tem sido o mais utilizado devido a sua facilidade de uso e variedade de recursos oferecidos.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

1 comentário

  1. Luis Claudio

    A plataforma wordpress cresce absurdamente por ser uma ferramenta poderosa dando ao usuário de fazer dela praticamente tudo e nesse universo do wordpress existe plugin poderoso para e-commerce creio que o WooCommerce vai dominar esse mercado principalmente entre os pequenos e médios.

Deixe uma resposta