Twenty Twenty One: conheça o novo tema do WordPress

O WordPress lançou um novo tema chamado Twenty Twenty One inspirado em Vincent Vang Gogh. Neste post, você confere as principais novidades deste tema padrão

Temas WordPress

Atualizado em 18/12/2020

A cada ano, o WordPress lança um novo tema cheio de recursos que prometem deixar o seu site mais rápido, seguro e funcional. Recentemente, a plataforma lançou o tema “Twenty Twenty One”, em comemoração a chegada do ano de 2021.

Desde que foi lançado, no dia 08 de dezembro, o novo tema já conta com mais de 50 mil instalações ativas. Este tema padrão é baseado em outro tema existente, o Seedlet, da Automattic.

Cheio de funcionalidades, o novo tema é considerado uma verdadeira tela branco para que você possa criar o seu site do jeito que sempre sonhou. Além disso, este tema possui padrões de blocos exclusivos para deixar o seu site com um visual diferente e um design atraente.

Inspirado em Van Gogh

O novo tema possui uma paleta de cores em tons pastéis. As cores foram inspiradas em um artista chamado Vincent Van Gogh. O artista nasceu na Holanda e foi considerado uma das figuras mais influentes da história da arte ocidental. Ele ficou mundialmente famoso, com quadros como “Quarto em Arles, de 1888” e “Vaso com Doze Girassóis, de 1888”.

Twenty Twenty One é inspirado em Van Gogh

O novo tema do WordPress é inspirado em Van Gogh

Acessibilidade 

Um dos pontos que ganhou notoriedade neste novo tema é a acessibilidade. O novo tema oferece uma paleta de cores em tons pastéis que são pré-definidos e todas elas estão atendendo aos padrões AAA de contraste. Assim, ao utilizar o novo tema, as cores do seu site já estarão cumprindo com alguns itens que fazem parte dos padrões de acessibilidade.

O novo tema possui uma paleta de cores em tons pastéis

O novo tema possui uma paleta de cores em tons pastéis

Apesar de ter uma paleta de cores em tons pastéis já pré-definidos, você também poderá escolher sua própria paleta, facilitando a adequação das cores à sua marca. O novo tema te ajudará escolher as cores do texto que combinarão com a sua cor de fundo escolhida, deixando assim o seu site dentro dos padrões de acessibilidade.

A relação entre Gutenberg e o novo tema

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

O Gutenberg é o novo editor do WordPress. Se você pretende utilizar o novo tema, este será o seu editor e que agora conta com novidades após o lançamento do Twenty Twenty One. Twenty Twenty-One foi projetado e desenvolvido para aproveitar ao máximo a liberdade criativa proporcionada pelo editor de blocos.

Ao utilizar o Gutenberg no WordPress 5.6, você pode criar páginas utilizando blocos de coluna única, ou criar novas páginas mesclando diferentes blocos de coluna. Se preferir, você pode criar cabeçalhos que ocuparão toda a largura da tela e ainda incluir vídeos no bloco de cobertura.

Além disso, o novo tema permite que você utilize imagens sobrepostas, ou ainda, combine imagens e conteúdos de texto em colunas. 

O novo editor permite que você combine textos com imagens em colunas

Outra novidade do novo editor e que traz ainda mais acessibilidade, é a possibilidade de você disponibilizar legendas para vídeos que estejam em suas páginas ou posts. Esta é mais uma forma de tornar os seus conteúdos mais acessíveis para quem precisa ou deseja ter acesso às legendas.

Redes sociais

As redes sociais são uma ótima forma de divulgar seus produtos e serviços. Com o tema Twenty Twenty One, você pode divulgar uma série de redes sociais por meio de ícones clicáveis, entre os mais populares, estão Spotify, Instagram, LinkedIn, Pinterest, YouTube, Twitter, Facebook, WhatsApp e muito mais. 

Modo escuro

Outra novidade do novo tema que tem chamado a atenção dos usuários é o dark mode ou modo escuro. Algumas redes sociais, como Instagram e Facebook já disponibilizam o  modo escuro para os seus usuários. Agora, o WordPress também passou a disponibilizar este recurso.

Twenty Twenty One possui o recurso modo escuro para o seu site

O novo recurso é opcional e tem suporte para a maioria dos sistemas operacionais, incluindo Android, IOS, Linux e Windows 10. 

Se você optar por ativar o modo escuro, um botão no canto inferior do lado direito do seu site aparecerá para os seus usuários. Desta forma, eles poderão optar em qual modo verão todo o conteúdo do seu site. 

Ficou curioso e deseja testar esta funcionalidade? Acesse a documentação do novo tema para conferir o passo a passo para habilitar o modo escuro em seu site. 

Saiba como baixar o novo tema Twenty Twenty One:

Depois de conhecer algumas das funcionalidades mais populares do novo tema, você deseja testar o Twenty Twenty One? A partir de agora, você aprenderá como fazer o download de duas formas:

Repositório oficial

Você pode fazer o download do novo tema através do repositório oficial do WordPress. 

  • Acesse o site do repositório oficial do WordPress.
  • Clique na aba “Temas”.
  • Assim que carregar a página de temas, digite “Twenty Twenty One” na barra de pesquisa.
  • Em seguida, você verá a página do novo tema com uma série de informações disponíveis, como o número de instalações ativas, avaliações, última atualização e muito mais.
  • Depois, clique em baixar para ter o tema o seu WordPress.
  • Após finalizar o download, abra o painel do seu WordPress, passe o mouse sobre a aba “Aparência” e clique em “Temas”.
  • Ative o seu novo tema e confira as novidades.

Painel

Através do painel, a instalação de um novo tema se tornar ainda mais fácil:

  • Acesse o painel do WordPress.
  • Passe o mouse na aba “Aparência”.
  • Clique em “Temas”
  • Depois, clique em “Adicionar Novo”
  • O tema Twenty Twenty One deve aparecer entre os destaques
  • Caso não apareça, digite Twenty Twenty One no campo “Buscar temas”.
  • Em seguida, você pode clicar em visualizar para ter uma prévia de como o seu site ficará com o novo tema ou clicar em Instalar.
  • Depois é só ativar e aproveitar todas as funcionalidades.

Antes de testar o Twenty Twenty One, faça backup

Se você já é um usuário do WordPress e possui um outro tema instalado, lembre-se de fazer o backup antes de trocar de tema. Vale salientar, que você também deve conferir se o seus plugins e a sua versão do WordPress é compatível com o tema Twenty Twenty One.

Novos usuários

Se você que está lendo este artigo ainda não é um usuário do WordPress, saiba que ao realizar o download do WordPress, o tema Twenty Twenty One já vem instalado.

Criar um site para divulgar seus produtos e serviços está nos seus planos para 2021? Nós temos um curso que vai te ajudar a tirar o seu sonho do papel. O Curso Grátis “Criando seu site em WordPress sem programar” desenvolvido pela Yogh será seu aliado na hora de criar um site atraente de forma fácil e rápida.

Ficou interessado (a)? Clique aqui e inscreva-se agora mesmo!

Conclusão

Neste artigo, você pôde conferir quais são as novidades do novo tema que foi lançado pelo WordPress neste mês de dezembro. 

Ainda neste mês também foi lançada a versão 5.6 do WordPress, quer conferir as novidades? Leia este artigo: WordPress 5.6 Simone: uma versão cheia de funcionalidades. 

Mas, agora nós queremos saber: o que você mais gostou neste novo tema? Deixe sua opinião nos comentários! 

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

1 comentário

Deixe uma resposta