Tipos de produtos e variações permitidas no WooCommerce

Que tipo de produto uma loja WooCommerce pode oferecer? Quais são as variações que o WooCommerce permite? Saiba no artigo de hoje:

WooCommerce

Atualizado em 30/11/2016

Quais são os tipos de produtos e variações permitidas no WooCommerce? Se você já se perguntou alguma vez isto, você está no lugar certo.

Nosso artigo de hoje existe para trazer clareza e resposta para estas duas perguntas!

Aqui você vai conferir sobre os produtos que o WooCommerce aceita e as variações que são permitidas pelo plugin.

Vamos lá?

Tipos de produtos permitidos no WooCommerce

e-commerce-venda-celular-compras

Não pense que você só pode vender produtos físicos em sua loja virtual WooCommerce. Você também pode disponibilizar para seus clientes produtos digitais.

Sim!

O WooCommerce deixa você vender produtos físicos e digitais! O produto físico, como o próprio nome já diz, são os produtos que você pode enviar aos seus clientes, seja uma peça de vestuário, eletrônico, artigo de decoração, etc. O digital é aquele que é reproduzido virtualmente ou que o cliente pode fazer download.

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

Dentro destes 2 tipos existem algumas classificações que você precisa saber. Vamos dar uma olhada:

Produto Simples no WooCommerce

O produto simples é aquele que não possui opções a serem escolhidas por seu cliente. Abrange a grande parte dos produtos que são comercializados e podem ser entregues.

Por exemplo: um disco.

produtos e variações permitidas no woocommerce - produto simples

Produto Agrupado

É basicamente uma coleção de produtos relacionados que podem ser comprados individualmente.

Por exemplo:

Você pode agrupar produtos individuais – digamos produtos de maquiagem – e vender como um kit.

produtos e variações permitidas no woocommerce - produto agrupado

Produto Externo ou Afiliado

O produto externo ou também conhecido como afiliado é o tipo de produto que você lista (apresenta) em seu site, mas vende em outro lugar.

Por exemplo:

Você pode listar um e-book. A compra não será feita em sua loja virtual, mas sim em um site externo, como o Hotmart.

produtos e variações permitidas no woocommerce - produto afiliado

Produto Variável

Já o produto variável é aquele que possui opções variadas do mesmo produto.

Como assim?

Exemplo:

Uma camiseta que esteja disponível na cor preta ou branca; ou um pôster que pode ser comprado em três dimensões diferentes (pequeno, médio ou grande).

produtos e variações permitidas no woocommerce - produto variável

Variações aceitas no WooCommerce

produtos e variações permitidas no woocommerce - variáveis

As variáveis de seu WooCommerce sempre tem relação com o atributo que você qualifica ao produto.

Por exemplo:

Você pode atribuir a uma camiseta os atributos de cor e tamanho – se você possuir este produto no estoque com essas variações.

O preto, branco e azul; e P, M e G são as variações dos dois atributos estabelecidos.

Ou seja: você tem um produto que tem 9 variações. Oferecer produtos variáveis é uma boa opção. Dessa forma você tem mais probabilidades de vender para aquele cliente que não compraria por causa do tamanho ou da cor disponível.

A variação que você deseja disponibilizar vai depender também do produto que você vende.

Por exemplo, se você vende livros, dificilmente, você terá uma variação já que o livro é um produto basicamente único. Ou seja, é um produto simples. Nesse caso, não há variação para ser aplicada.

Quantidade, tamanho, cor, tipo de material, medidas são alguns dos atributos que você pode aplicar aos seus produtos.

Conclusão

Como você pode ver o WooCommerce é bem flexível em relação aos tipos de produtos e variações que permite.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a compreender melhor tudo o que você pode atribuir ao seu produto e disponibilizar ao seu cliente!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Precisa de ajuda com a sua loja?

Você sabia que a Yogh conta com um time especializado para cuidar do seu WooCommerce?

12 comentários

  1. Izabella

    Sai do wix que eu tinha um limite de variacoes. Isto irá criar uma nova variação para cada possível combinação de atributos (máximo de 300 por vez). E fui para o WP e agora tenho um maximo de 50!!!!!! Maior meleca! Como faço para ter mais variacoes?

    • cristiane

      Olá Izabella,

      O limite é apenas no momento de criar as combinações. Mas se você continuar ainda na página e clicar para criar mais você poderá fazer quantas precisar, sem limites. Sempre considerando o limite de 50 por vez.
      Esse limite tem como objetivo prevenir sobrecarga no servidor.

  2. Marcel Dusek

    Boa noite!
    Estou configurando um site de um empório onde vende produtos simples e variáveis. Dentro do grupo de variáveis estão os grãos. Como exemplo cadastrei amêndoas. Nos atributos coloquei Embalagem com os valores 100g | 200g| 300g | 500g | 1000g ,. Em cada variação adicionei o preço desta variação considerando a fração do Kg. Por exemplo: 1000g – R$80,00 , 500g- R$40,00, e assim por diante. Se houver uma alteração de preço eu tenho que editar preço a preço dentro de cada variação ou existe um plugin ou forma diferente de ser feito este procedimento? Num universo de 100 produtos variáveis essa tarefa fica absurdamente trabalhosa , além de me sujeitar a uma margem de erro elevada. Desde já agradeço, Marcel

    • jaque

      Boa tarde Marcel, tudo bem?
      Por padrão do WooCommerce essa atualização de valores teria que ser manualmente para cada produto. (assim como atualizar o estoque).
      É possível customizar para facilitar essa atualização de uma forma ágil (em massa). Enviaremos por e-mail mais informações.

  3. Taiana Stofella

    Boa tarde, estou com um problema para conseguir configurar estoque na minha loja virtual tendo dois tipos de variacao lincadas, exemplo anel vários tamanhos lincado a varias cores.
    O que preciso fazer, inserir estoque na cor e no tamanho, porem se insiro na cor automaticamente esta indo para todos os tamanhos mas não necessariamente tenho estoque disso, eu tenho estoque do rosa 14, mas nao tenho 12.

    Consegue me ajudar?

    Obrigada

    • cristiane

      Bom dia Taiana,

      Será preciso escolher na configuração do produto se você deseja gerenciar estoque a nível de produto ou em cada variação. Acredito que segundo seu comentário a opção ideal seja de controlar o estoque por variação. Com isso, você conseguirá colocar quantidade diferentes de estoque para o anel rosa 14, e outra quantidade para o anel rosa 12.

Deixe uma resposta